Categories: Tipos de Cervejas

Tipos de cerveja – Lambic e sub-estilos

Lambic: Origem e características

A cerveja Lambic é fabricada tradicionalmente na região de Pajottenland – Bélgica. Seu nome deriva de Leembek, uma cidadezinha localizada no vale do Senne (região de Bruxelas) que possui uma mircroflora ideal para esse tipo de cerveja.

A fermentação da cerveja Lambic é espontânea, feitas em tanques abertos e em sua maioria maturadas em barris de madeira onde podem descansar de um a três anos.

Além do tradicional malte de cevada sua receita possui uma porcentagem de trigo não maltado. Durante a sua composição pode ser adicionado frutas mas isso não é regra geral das Lambic “tradicionais”.

Tudo isso confere em um sabor vigoroso e refrescante.

Sub-estilos de Lambic

As lambic’s contam com sub-estlios, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:

Fruit Lambic

  • Ela é maturada por um ano após esse prazo são adicionadas frutas maceradas(morangos, framboesas, cerejas, pêssegos e outras variedades) iniciando uma nova maturação. Uma de suas principais características é a coloração. A cor reflete a fruta utilizada.

 

Faro

  • São lambics que recebem adição de açúcar durante a fermentação selvagem, trata-se de uma cerveja com graduação perto dos 5%Vol. Na maioria das vezes de cor âmbar. Neste tipo de cerveja o gosto doce do açúcar contrapõe à acidez da fermentação espontânea. A Faro apresenta características distintas pelo comumente tempero com pimenta, casca de laranja e coentros.

Geuze

  • A cerveja geuze é resultado da mistura de uma lambic jovem (um ano de maturação) e uma lambic velha (entre dois a três anos de maturação) que posteriormente é engarrafada para uma segunda fermentação. A Geuze ou gueuze desfruta de um sabor único que a distingue de qualquer outra cerveja.

Straight Lambics

  • São lambics puras que ao completarem um ano de maturação são vendidas na pressão em cafés e restaurantes belgas(essas não são engarrafadas ou exportadas). Sua característica é ausente de carbonatação, seca e muito ácidas.

Outras sub-estilos

  • Existem alguns sub-estilos híbridos, esses envolvem a mistura de diferentes processos de produção.

Fontes: Wikipédia/Que não falte malte

Nos conte e deixe qual o se estilo favorito.

 

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

This website uses cookies.