Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos últimos anos. Contudo, é comum encontrar produtores, especialmente os iniciantes, que não sabem o que é ou para que serve a maturação da cerveja. 

Se este também é o seu caso, nesse artigo vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre essa etapa tão importante da produção de cerveja caseira. Desde o que é maturação, até os seus benefícios, variáveis que deve considerar e dicas para não se perder durante a maturação. Confira!

Afinal, o que é o processo de maturação?

A maturação nada mais é do que o processo onde a cerveja é armazenada e passa por uma segunda fermentação com adição de açúcar ou mosto fresco com fermento. 

Esse processo ocorre em baixa temperatura e por um determinado período de tempo. Durante a maturação, os açúcares fermentáveis presentes na cerveja serão convertidos em álcool. Além disso, também ocorre a clarificação da cerveja, que se dá a partir da precipitação de leveduras, bem como proteínas e sólidos solúveis.

Embora esta não seja uma etapa obrigatória, fazer a maturação da cerveja sem dúvida proporciona um resultado muito melhor, além de gerar outros benefícios.

Benefícios

O processo de maturação ajuda na melhoria do aroma e sabor da cerveja. Além disso, essa etapa também garante outros benefícios:

Menor risco de acidentes

Quando se pula a etapa de maturação, normalmente a densidade da cerveja se eleva. Com isso, no processo de envase, pode ocorrer uma explosão da garrafa, aumentando o risco de acidentes.

Clarifica a cerveja

Na parte final da fermentação primária, ocorre a decantação das leveduras, que se armazenam no fundo do fermentador. E a temperatura baixa associada a ausência de alimento, faz com que o resto de fermento acabe floculando. 

A maturação, por sua vez, ajuda no processo de clarificação, fazendo com que, ao final da fermentação secundaria, a cerveja esteja devidamente clarificada e pronta para consumo.

Corrobora para o amadurecimento

Assim como o vinho, as cervejas possuem a tendência de melhorar ao amadurecer, porque no processo de maturação as características sensoriais são aprimoradas.

Camufla Off-flavors

Off-flavors são os resíduos que a levedura elimina ao final da fermentação secundaria e que conferem a bebida um sabor desagradável. A maturação ajuda a eliminá-los.

Como pode perceber, os benefícios de fazer a maturação da cerveja são vários. Mas, para um bom processo de maturação é importante analisar o estilo da cerveja que você está produzindo.

Variáveis a se considerar no processo de maturação da cerveja

Pilsen, Vienna Lager, Bock, English Pale Alek, Imperial IPA, Weiss entre outras são estilos de cerveja e cada uma possui suas próprias características. Ao realizar a maturação da cerveja você precisa se atentar ao estilo que você pretende produzir e quais são as características do estilo.

O processo de maturação não é um modelo padronizado. Ou seja, o tempo do processo, assim como a temperatura são variáveis que serão estabelecidas de acordo com o estilo de cerveja produzido.  

De forma geral, quanto mais o tempo maior será o teor alcóolico e o sabor será mais intensificado. Existem cervejas que levam anos na maturação e outras semanas.

Uma cerveja no estilo Bock necessita apenas de 10 dias no processo de maturação, pois o seu teor alcoólico não é alto. Diferentemente de estilos como o Vienna Lager, onde sua maturação deve ocorrer em torno de 3 meses, por apresenta um sabor mais apurado.

Embora a maioria das fermentações de cerveja esteja tecnicamente completa em 2 a 3 dias, as cervejas artesanais em sua maioria ainda não estão pronta para beber quando a levedura termina seu trabalho primário de metabolizar os açúcares. 

Isso ocorre porque as fermentações tendem a produzir sabores considerados indesejáveis na cerveja finalizada. Por esse motivo, a cerveja deve passar por alguma forma de maturação para se tornar agradável ao paladar.

Agora que você conheceu um pouco mais do processo de maturação é importante você aprender de fato mais sobre o processo para não se perder durante a confecção da sua cerveja. 

Dicas para não se perder na maturação da cerveja

Uma das melhores formas de observar se a cerveja está saindo conforme o esperado é provando-a. Se você for iniciante isso pode parecer uma ideia não muito legal. Afinal, seu paladar ainda não está muito treinado.  

Para lhe ajudar, separamos abaixo algumas dicas de tempo e temperatura para alcançar diferentes características por meio do processo de maturação. 

Clarificação

A clarificação é responsável pela cor da bebida, assim como pela cremosidade da espuma. Para alcançar uma maior clarificação, deve-se reduzir a temperatura na casa dos 0°C a -4°C. Já o tempo dependerá do estilo da cerveja produzida Grande parte das cervejas levam em torno de 2 semanas, já as cervejas de APAs, IPAs ou cervejas de trigo uma semana é o suficiente. Se você quer produzir uma cerveja estilo Lambic a maturação ocorrerá em cerca de 2 a 3 anos.

Envelhecimento da cerveja

Para cervejas mais antigas a faixa de temperatura é de 13 graus e o tempo varia em média de 7 meses a 2 anos.

Vale ressaltar, que independente do estilo e característica a maturação da cerveja deve ocorrer longe da luz. E definitivamente não se deve ignorar a etapa de maturação da cerveja.

Afinal de contas, esse processo traz diversos benefícios. Por isso, você deve pensar assim como planejar todo o processo de acordo com o gosto e a as características que você pretende alcançar.

Se você for iniciante a grande dica é iniciar pelas cervejas mais simples e com o menor tempo de maturação, para você ir se aprimorando e ganhando confiança no processo.

Se você conhece alguém que produz cerveja, mas acredita que a maturação é totalmente indispensável, compartilhe esse conteúdo para ele e faça o teste de como a qualidade da sua cerveja aumentará aplicando esse processo.

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

Quero Fazer Cerveja em Casa!

Eu vejo tanta gente fazendo cerveja em casa... mas afinal, o que eu preciso? quais…

2 anos ago

This website uses cookies.