Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos últimos anos. Contudo, é comum encontrar produtores, especialmente os iniciantes, que não sabem o que é ou para que serve a maturação da cerveja. 

Se este também é o seu caso, nesse artigo vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre essa etapa tão importante da produção de cerveja caseira. Desde o que é maturação, até os seus benefícios, variáveis que deve considerar e dicas para não se perder durante a maturação. Confira!

Afinal, o que é o processo de maturação?

A maturação nada mais é do que o processo onde a cerveja é armazenada e passa por uma segunda fermentação com adição de açúcar ou mosto fresco com fermento. 

Esse processo ocorre em baixa temperatura e por um determinado período de tempo. Durante a maturação, os açúcares fermentáveis presentes na cerveja serão convertidos em álcool. Além disso, também ocorre a clarificação da cerveja, que se dá a partir da precipitação de leveduras, bem como proteínas e sólidos solúveis.

Embora esta não seja uma etapa obrigatória, fazer a maturação da cerveja sem dúvida proporciona um resultado muito melhor, além de gerar outros benefícios.

Benefícios

CLARIFICAÇÃO NA CERVEJA | Carbobiach Homebrew

O processo de maturação ajuda na melhoria do aroma e sabor da cerveja. Além disso, essa etapa também garante outros benefícios:

Menor risco de acidentes

Quando se pula a etapa de maturação, normalmente a densidade da cerveja se eleva. Com isso, no processo de envase, pode ocorrer uma explosão da garrafa, aumentando o risco de acidentes.

Clarifica a cerveja

Na parte final da fermentação primária, ocorre a decantação das leveduras, que se armazenam no fundo do fermentador. E a temperatura baixa associada a ausência de alimento, faz com que o resto de fermento acabe floculando. 

A maturação, por sua vez, ajuda no processo de clarificação, fazendo com que, ao final da fermentação secundaria, a cerveja esteja devidamente clarificada e pronta para consumo.

Corrobora para o amadurecimento

Assim como o vinho, as cervejas possuem a tendência de melhorar ao amadurecer, porque no processo de maturação as características sensoriais são aprimoradas.

Camufla Off-flavors

Off-flavors são os resíduos que a levedura elimina ao final da fermentação secundaria e que conferem a bebida um sabor desagradável. A maturação ajuda a eliminá-los.

Como pode perceber, os benefícios de fazer a maturação da cerveja são vários. Mas, para um bom processo de maturação é importante analisar o estilo da cerveja que você está produzindo.

Variáveis a se considerar no processo de maturação da cerveja

Pilsen, Vienna Lager, Bock, English Pale Alek, Imperial IPA, Weiss entre outras são estilos de cerveja e cada uma possui suas próprias características. Ao realizar a maturação da cerveja você precisa se atentar ao estilo que você pretende produzir e quais são as características do estilo.

O processo de maturação não é um modelo padronizado. Ou seja, o tempo do processo, assim como a temperatura são variáveis que serão estabelecidas de acordo com o estilo de cerveja produzido.  

De forma geral, quanto mais o tempo maior será o teor alcóolico e o sabor será mais intensificado. Existem cervejas que levam anos na maturação e outras semanas.

Uma cerveja no estilo Bock necessita apenas de 10 dias no processo de maturação, pois o seu teor alcoólico não é alto. Diferentemente de estilos como o Vienna Lager, onde sua maturação deve ocorrer em torno de 3 meses, por apresenta um sabor mais apurado.

Embora a maioria das fermentações de cerveja esteja tecnicamente completa em 2 a 3 dias, as cervejas artesanais em sua maioria ainda não estão pronta para beber quando a levedura termina seu trabalho primário de metabolizar os açúcares. 

Isso ocorre porque as fermentações tendem a produzir sabores considerados indesejáveis na cerveja finalizada. Por esse motivo, a cerveja deve passar por alguma forma de maturação para se tornar agradável ao paladar.

Agora que você conheceu um pouco mais do processo de maturação é importante você aprender de fato mais sobre o processo para não se perder durante a confecção da sua cerveja. 

Dicas para não se perder na maturação da cerveja

Cinco dicas para criar uma microcervejaria - Pequenas Empresas Grandes  Negócios | Alimentação

Uma das melhores formas de observar se a cerveja está saindo conforme o esperado é provando-a. Se você for iniciante isso pode parecer uma ideia não muito legal. Afinal, seu paladar ainda não está muito treinado.  

Para lhe ajudar, separamos abaixo algumas dicas de tempo e temperatura para alcançar diferentes características por meio do processo de maturação. 

Clarificação

A clarificação é responsável pela cor da bebida, assim como pela cremosidade da espuma. Para alcançar uma maior clarificação, deve-se reduzir a temperatura na casa dos 0°C a -4°C. Já o tempo dependerá do estilo da cerveja produzida Grande parte das cervejas levam em torno de 2 semanas, já as cervejas de APAs, IPAs ou cervejas de trigo uma semana é o suficiente. Se você quer produzir uma cerveja estilo Lambic a maturação ocorrerá em cerca de 2 a 3 anos.

Envelhecimento da cerveja

Para cervejas mais antigas a faixa de temperatura é de 13 graus e o tempo varia em média de 7 meses a 2 anos.

Vale ressaltar, que independente do estilo e característica a maturação da cerveja deve ocorrer longe da luz. E definitivamente não se deve ignorar a etapa de maturação da cerveja.

Afinal de contas, esse processo traz diversos benefícios. Por isso, você deve pensar assim como planejar todo o processo de acordo com o gosto e a as características que você pretende alcançar.

Se você for iniciante a grande dica é iniciar pelas cervejas mais simples e com o menor tempo de maturação, para você ir se aprimorando e ganhando confiança no processo.

Se você conhece alguém que produz cerveja, mas acredita que a maturação é totalmente indispensável, compartilhe esse conteúdo para ele e faça o teste de como a qualidade da sua cerveja aumentará aplicando esse processo.