Tipos de cerveja – Lambic e sub-estilos

Lambic: Origem e características

A cerveja Lambic é fabricada tradicionalmente na região de Pajottenland – Bélgica. Seu nome deriva de Leembek, uma cidadezinha localizada no vale do Senne (região de Bruxelas) que possui uma mircroflora ideal para esse tipo de cerveja.

A fermentação da cerveja Lambic é espontânea, feitas em tanques abertos e em sua maioria maturadas em barris de madeira onde podem descansar de um a três anos.

lambic

Além do tradicional malte de cevada sua receita possui uma porcentagem de trigo não maltado. Durante a sua composição pode ser adicionado frutas mas isso não é regra geral das Lambic “tradicionais”.

Tudo isso confere em um sabor vigoroso e refrescante.

Sub-estilos de Lambic

As lambic’s contam com sub-estlios, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:

Fruit Lambic

  • Ela é maturada por um ano após esse prazo são adicionadas frutas maceradas(morangos, framboesas, cerejas, pêssegos e outras variedades) iniciando uma nova maturação. Uma de suas principais características é a coloração. A cor reflete a fruta utilizada.

 

Faro

  • São lambics que recebem adição de açúcar durante a fermentação selvagem, trata-se de uma cerveja com graduação perto dos 5%Vol. Na maioria das vezes de cor âmbar. Neste tipo de cerveja o gosto doce do açúcar contrapõe à acidez da fermentação espontânea. A Faro apresenta características distintas pelo comumente tempero com pimenta, casca de laranja e coentros.

lambic

Geuze

  • A cerveja geuze é resultado da mistura de uma lambic jovem (um ano de maturação) e uma lambic velha (entre dois a três anos de maturação) que posteriormente é engarrafada para uma segunda fermentação. A Geuze ou gueuze desfruta de um sabor único que a distingue de qualquer outra cerveja.

lambic

Straight Lambics

  • São lambics puras que ao completarem um ano de maturação são vendidas na pressão em cafés e restaurantes belgas(essas não são engarrafadas ou exportadas). Sua característica é ausente de carbonatação, seca e muito ácidas.

lambic

Outras sub-estilos

  • Existem alguns sub-estilos híbridos, esses envolvem a mistura de diferentes processos de produção.

Fontes: Wikipédia/Que não falte malte

Nos conte e deixe qual o se estilo favorito.