Fui aceito na melhor escola de mestres cervejeiros do mundo!

Diário de um Cervejeiro na VLB-Berlin

Olá pessoal… tudo bem?

Alguns de vocês me conhecem profundamente… Outros nem tanto… Foi com a vontade de me aproximar de ambos os públicos que resolvi compartilhar minhas experiências vivendo em Berlim… Daí veio a idéia de criar um blog contando um pouco da minha vida cervejeira aqui na Alemanha.

Vou começar pelo começo…

o que eu vim fazer aqui??? Vim atrás da minha grande paixão… lóoooooogico!!! A grande força motriz do ser humano!!! Depois de mais de 20 anos trabalhando no mercado de multinacionais, resolvi empreender no mercado de cervejas artesanais. Abrindo uma Brew Shop em São Paulo – a Prazeres da Casa – em 2014. Hoje é uma importante protagonista deste segmento… Graças a muita dedicação de todo o time que trabalha conosco e dos meus sócios/amigos engajados no negócio!!! Já inserido neste mercado, recém separado, eu descobri minha grande paixão: a Márcia Duarte – minha atual esposa – quem me convidou para morar com ela em 2015.

Daí eu pensei… porque não? Não foi uma decisão fácil… me afastar dos meus filhos que tanto amo, da minha familia que neste momento especial precisava de mim, e da minha empresa que já começava a galgar novos patamares. Mas no fim do dia, ir para a terra das cervejas e aprender um outro idioma me pareceu uma oportunidade de ouro que eu não poderia perder! Vim de mala e cuia em Setembro de 2015! Aguentei um terrível inverno… comecei a entender o idioma após alguns meses e aprendi algumas coisas sobre os alemães: eles adoram beber cerveja! Bebem cerveja dia e noite! Bebem cerveja quente ou fria! No entanto fiquei bastante decepcionado em encontrar SEMPRE a mesma cerveja!!! Por incrível que pareça, o mercado Berlinense de cerveja é um tanto quanto deficitário se comparado aos inúmeros bares de cervejas artesanais que eu estava acostumado a ir em São Paulo.

A Berlin que eu encontrei…

Ninguém acreditava quando eu falei que não havia sequer uma Brew Shop em Berlin… e é verdade! Não existe mesmo! Para o alemão tradicional que só quer beber uma boa e tradicional Weissbier, ir ao mercado e comprar uma Franciscaner por e$0,60 é mais do que o suficiente. Para eles Reiheisgebot não é uma lei… é a simples tradução da sua cultura. Demorou uns 4 meses para eu começar a entender um pouco do idioma e rapidamente encontrei o caminho da roça… descobri a rota das verdadeiras cervejas artesanais! Foi fácil achar a suntuosa fábrica da Stone… tive o prazer também a sofisticada Pfefferbrau que fica em um restaurante anexo a um teatro no famoso bairro de PrenzlauerBerg… conheci também uma cervejaria tradicional em um castelo de Charlotemburg chamada Lemke…  mas as pérolas escondidas da Alemanha realmente existem escondidas e não nas rotas comerciais. Perfeito exemplo disso é uma cervejaria chamada Heiden Peters que fica localizada nos porões de um mercado de produtos naturais… Foi através do Johaner, dono e cervejeiro de lá, que eu conheci importantes dicas de maltarias regionais de altíssima qualidade no sul da Alemanha que estamos importando e muito em breve estarão no mercado Brasileiro.

Um grande projeto…

Foi Johanes quem me recomendou o mais conceituado curso de mestre cervejeiro da Alemanha e um dos melhores do mundo: Versuchs- und Lehranstalt für Brauerei in Berlin (VLB) Logo decidi: Eureka! Será lá a minha especialização! Estou na Alemanha, trabalhando com o mercado de cerveja no Brasil… uma oportunidade na vida. Foi então em Fevereiro de 2016 que começou a saga: apliquei para o curso de mestre cervejeiro que irá começar em Janeiro de 2017. Mas imediatamente recebi a decepcionante resposta que todas as vagas já haviam sido preenchida no mesmo dia que abriram as vagas. 🙁 Menos mal que eu já tinha visto, moradia e plano de saúde… a sra Flohr que me atendera me deu uma esperança: Se houvesse alguma desistência, eu teria uma grande chance de ser chamado pois já tinha tudo o que precisava para começar o curso.

Foram nove meses de espera… eis que recebi nesta semana a resposta que por tanto tempo eu esperava!

Fui aceito na VLB-Berlin para o curso de Mestre Cervejeiro de 2017!!!

Foi aí que nasceu a idéia em compartilhar com vocês todos os ensinamentos, descobertas, cervejarias, maltarias, educação e tudo o que há de mais interessante no país da cerveja!!!

Quer acompanhar esta saga? Venha comigo… assine nosso blog… compartilhe com amigos… passe seu feedback!

img_20161029_125731898