BJCP 26b: Belgian Dubbel

Impressão Geral:Uma ale Trapista de profunda cor vermelha-acobreada, moderadamente forte, maltada, complexa, com ricos sabores de malte, ésteres de frutas escuras ou secas e leve álcool, mesclados juntos em uma apresentação que, embora maltado, tem um final bastante seco.

Aroma:Aromas complexos e ricamente doces de malte, possivelmente, com notas de chocolate, caramelo e/ou tostado (mas nunca sabores torrados ou queimado). Ésteres frutadosmoderados(geralmente incluindo passas e ameixas, cerejas, por vezes, também cerejas secas). Os ésteres, por vezes, também incluem banana ou maçã. Os fenóis picantes e os álcoois superiores são comuns (podemincluir leve cravo eoutrasespeciarias, como pimenta, alémde notas como de rosas e perfume). As qualidades picantes podemser moderadasa muito baixas. O álcool, se presente, é macio e nunca quente ou solvente. Baixo a nenhumaroma de lúpulo condimentado, herbalou floral, normalmente ausentes. O malte é mais proeminente no balanço que osésteres e há um toque de álcool no apoioque se misturacom o malte e os ésterespara uma apresentação harmoniosa.

Aparência:Cor âmbar escuro a cobre, com uma atraente profundidade avermelhada.Geralmente clara. Espuma bege, grande, densa e cremosa, de longa duração.

Sabor:Qualidades semelhantes ao aroma. Complexo sabor de malte médio a médio-alto que, embora ricamente doce no palato, termina moderadamente seco. Complexa interação de malte, ésteres, álcool e fenóis (sabores de passas são comuns; sabores de frutas secas são bem-vindos; cravo ou pimenta picante são opcionais). O balanço é sempre em direção ao malte. O amargor médio-baixo que não é persistente no retrogosto. Baixo sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal é opcional e não está geralmente presente.

Sensação de Boca:corpo médio a elevado. Carbonatação média-alta, que pode influenciar a percepção do corpo. Baixo calor alcoólico, suave, nunca quente ou solvente.

Comentários:A maioria dos exemplos comerciais estão na faixa de 6,5-7% ABV. Tradicionalmente acondicionada em garrafa (ou refermentada na garrafa)

História:Originado em mosteiros na Idade Média, foi retomada a produção em meados dos anos 1800, após a era napoleônica.

Ingredientes Característicos:São utilizadas geralmente cepas de levedura belga propensas à produção de álcoois superiores, ésteres e compostos fenólicos. Uma impressão de moagem complexa em grãos, embora as versões tradicionais usam malte Pils belga com xarope de açúcar caramelizado ou outros açúcares não refinados que fornecem a maior parte do caráter. Lúpulos dos varietais Saaz, tipo inglês ou Styrian Goldings são comumente usados. Tradicionalmente não se usam especiarias, embora o uso restrito é permitido (apenas para reforçar a intensidade de fundo).

Comparação deEstilos:Não deve ser tão maltadacomo uma Bock e não deve ter nenhum dulçor de malte tipo Cristal. Semelhante em intensidade e equilíbrio a uma BelgianBlond Ale, mascomperfil de maltese ésteres mais ricos. Menos forte e intensa que umaBelgianStrong Dark Ale.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.062 –1.075
FG: 1.008 –1.018
IBUs: 15 –25
SRM: 10 –17
ABV: 6.0 –7.6%

Exemplos Comerciais:Affligem Dubbel, Chimay Première, Corsendonk Pater, Grimbergen Double, La Trappe Dubbel, St. Bernardus Pater 6, Trappistes Rochefort 6, Westmalle Dubbel.

Etiquetas:Intensidade Alta, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Europa Occidental, Estilo Tradicional, Maltada.

Fique por dentro das novidades cervejeiras

Processando…
Sucesso! Você está na lista.