Como e quando realizar transplante da maconha?
Transplantar suas plantas de maconha pode ser uma das partes mais delicadas em todo o processo de cultivo. Mas se bem pesquisado e estudado esse é um procedimento pode ser realizado por qualquer pessoa.
Por que transplantar a maconha?
O cultivo da planta em recipiente relativamente pequeno, faz com que a planta cresça mais rápido do que se você plantasse as mudas (ou clones) em recipientes grandes. Isto acontece porque é mais fácil para as raízes obterem a quantidade exata de água, ar e nutrientes quando não estão encharcadas em um vaso grande por exemplo.
E devido a isso você vai precisar transplantar suas plantas a medida em que elas cresçam para garantir que as raízes tenham espaço para se expandir. Quando as raízes não têm espaço suficiente, elas eventualmente formarão uma “parede”ao redor das bordas do recipiente. E isso pode causar uma série de problemas na raiz.
Alguns cultivadores cultivam em potes ou vasos menores com a intenção de cultivar plantas grandes, mas se esse não é o seu objetivo você deve fazer o transplante na hora certa para não prejudicar o crescimento, desenvolvimento e claro o rendimento da planta.
Escolha cuidadosamente onde você vai colocar suas plantas e faça o transplante corretamente, um pequeno erro nessa hora pode levar a planta ter problemas como: folhas amareladas; folhas murchas e pode acontecer da planta morrer devido ao trauma.
Embora pareça assustador e arriscado a prática, o transplante tem mais pontos positivos do que negativos (quando realizado de maneira responsável).
Quando realizar o transplante da maconha?
A ideia básica por trás do transplante em um determinado momento é fazê-lo quando as raízes de suas plantas chegarem até onde elas possam crescer dentro das restrições do vaso (pote). As raízes na verdade tendem a crescer mais rapidamente quando colocadas em espaços maiores.
Vasos pequenos não são a única coisa que pode causar problemas na planta. Plugs de turfa podem fazer a mesma coisa, seu perímetro de malha geralmente atua como um obstáculo, e elas param de crescer como se estivesse contidos em um pote de plásticos.
Uma vez que suas plantas de cannabis tenham brotado, duas folhas de forma oblonga começaram a ser visíveis. São os chamados cotilédones e saem do caule minúsculo que surgira do solo.
Não se parecem com as folhas de maconha facilmente reconhecidas, mas depois de alguns dias elas caem e as folhas normais de maconha vão emergir. Isso mostra que suas plantas estão começando sua fase de vida de mudas.
As plantas nesta fase ainda são relativamente pequenas em tamanhos, mas suas raízes começaram a crescer e se desenvolver em um sistema radicular apropriado. Este sistema, embora bem desenvolvido, ainda é bastante frágil.
Não faça o transplante nessa fase, assegura-se de que elas tenham bastante luz e água (solo umido).
Verifique se o crescimento das folhas está rápido e o caule mais firme. Você pode testar a firmeza do caule agarrando-o com a mão (suavemente) sem danifica-lo. Se estiver tudo certo no teste, a planta está oficialmente no estágio de crescimento vegetativo e está pronta para ser transplantada com segurança.
Se você estiver utilizando plugs de turfa certifique-se se estar sempre ciente dos perímetros da malha e se os fios da raíz estão surgindo por baixo deles. Assim que você verificar isso, poderá fazer o transplante.
Procure manter as plantas no solo que elas já estão cultivando, uma vez que isso reduz o risco de choque da planta durante o transplante. Outro fator importante é manter o solo úmido, não molhado, e não seco o suficiente para desmoronar. O necessário é que o solo fique grudado durante o transplante, mantendo a forma do recipiente original.
Prepare o lugar em que a planta será transplantada.
O processo é simples. Coloque a palma da mão no solo no pote original, mantendo o caule da planta entre os dois dedos do meio. Sua outra mão deve estar debaixo da planta. Usando as duas mãos, vire o pote suavemente de cabeça para baixo, colocando todo o conteúdo e peso da planta e do solo na mão que está segurando o talo da planta.
Caso caia alguns pedaços de terra da raiz não se preocupe. Sua prioridade é recuperar as raízes da planta e cobri-la completamente com o solo.
Depois de ter empurrado todo a terra para as raízes da planta, certifique-se de colocar uma boa quantidade de água.
O ultimo passo é cobrir o solo que foi exposto a detritos naturais. Isso irá diminuir a evaporação da água que você acabou jogar.
Dicas de transplante
Quando for realizar um transplante você deve evitar algumas coisas para que o transplante seja realizado com sucesso:
- Evite molhar suas plantas por um dia ou dois antes do transplante programado. Assim a planta sairá com maior facilidade pote.
- Cuide sempre das raízes. Em outras palavras, não toque neles. Quanto menos as raízes forem perturbadas durante o processo de transplante maior a probabilidade de sucesso.
- Use nutrientes mais leves na água e regue a planta imediatamente após o seu transplante.
- Evite luz intensa na planta nos primeiros dias após o transplante.
- É melhor transferir cedo demais do que tarde demais.
- Se você perceber que as plantas pareçam estar sofrendo choque de transplante, use algum fertilizante de algas marinhas para ajudar-la a se recuperar rapidamente.
Mais dicas para o transplante da maconha
Se está buscando mais dicas e métodos, através de produtos de qualidade, para realizar o transplante saudável de sua Cannabis, clique aqui!
Fonte: I Love Growing Marijuana/ Grow Weed Easy
Bons Cultivos!!!