Como usar fertilizantes e substratos no cultivo
Você jardineiro experiente ou iniciante e está querendo aumentar o rendimento do seu jardim, e quer saber como usar fertilizantes e substratos no cultivo de maneira eficiente?
Vamos te ajudar abaixo com 5 dicas de como usar fertilizantes e substratos.
SUBSTRATOS
O substrato é o elemento importante no desenvolvimento da planta e ele é quem garante o sucesso da ação dos nutrientes. É importante no preparo e controle da umidade do solo. Ele influencia na forma que a planta vai absorver o oxigênio pela raiz. Sem oxigênio a planta morre.
Observe também a composição do substratos já que alguns vem com excelentes quantidades de nutrientes, isso fará com que sua planta cresça ainda mais forte.
1 – Antes de comprar pesquise as necessidades da sua planta, o equilíbrio é a palavra chave para ter sucesso no cultivo. Nada vai adiantar você colocar todos os fertilizantes e substratos sem saber a quantidade correta, aplicação e a fase e que a planta está. Cada planta exige uma proporção diferente.
2 – As quantidades de substratos e fertilizantes serão determinadas de acordo com a área que você pretende cultivar. Geralmente os produtos vem com uma indicação dessas proporções. Use o bom senso na hora da aplicação.
3 – Enquanto suas sementes estão se preparando para germinar, você pode providenciar o substrato onde elas serão colocadas após esse processo.
A mistura mais indicada é de vermiculita, perlita, fibra de coco e turfa. As proporções são:
- 35% de perlita expandida (oxigenação das raízes, controle da irrigação e maior equilíbrio de água e nutrientes).
- 20% de fibra de coco – (também auxilia na retenção da umidade, evitando estresse hídrico da planta).
- 25% de vermiculita (protege da variação térmica, perda de umidade, ela é indispensável na germinação).
- 20% de turfa ou terra vegetal (aumenta a produtividade, mantém a capacidade produtiva do solo por mais tempo, é o material mais rico em matéria orgânica).
Fertilizantes
4 – Os fertilizantes são vendidos em sacos ou nos casos de fertilizantes líquidos em diferentes tamanhos de embalagens, compre apenas a quantidade necessária com o tempo eles se tornam menos eficazes. Um fertilizante equilibrado pode ser a melhor escolha para o seu cultivo.
Além disso você deve analisar alguns fatores no fertilizante escolhido:
Nutrientes secundários – ajudam a manter a qualidade do solo e plantas mais saudáveis. Nutrientes secundários são: Cálcio, enxofre e magnésio.
Micronutrientes – também são essenciais para uma planta sadia e podem ou não serem incluídos em sua escolha de fertilizante.
5 – Aplicação do Fertilizante
Existem diversas formas de aplicação sejam elas aplicação manual, incorporada, diluída e o uso de dispositivos mecânicos para fertilização.
Para evitar um possível envenenamento das plantas, em especial as mais jovens, procure diluir o fertilizante em regadores com água. Você poderá utilizar essa solução para molhar/regar as plantas, esse método irá promover uma absorção mais fácil da planta.
Após regar com fertilizantes, faça uma segunda rega para remover resíduos dos fertilizantes que podem ter caído nas folhas e caules da planta. Caso não seja removido, os fertilizantes podem causar corrosão nas folhas ou danos nos caules.
Utilizar menores quantidades de fertilizantes mas com intervalos frequentes é mais benéfico do que aplicar uma grande quantidade em uma única vez.
Lembrete: mantenha sempre limpo os equipamentos após as aplicações dos fertilizantes para evitar corrosões em partes metálicas.
Até a próxima..