Como controlar minha produção cervejeira

Neste artigo, eu gostaria de abordar e dar algumas dicas de quais são os principais indicadores que um bom cervejeiro que está levando a sério sua produção deve sempre ter em mãos:

  • Sinais vitais planejados: OG, FG, ABV, IBU, Volume, Eficiencia. Estes são referencias básicas de um bom planejamento de brassagem. Se quiser saber mais sobre o desenvolvimento de receita pode ver a nossa aula AQUI.
  • Sinais vitais executados: tão importante quanto um bom planejamento está a execução do mesmo e o aperfeiçoamento para que, cada vez mais, você consiga executar as receitas planejadas. Comparar planejamento e execução dos indicadores acima é de suma importância.
  • Rampas de temperatura: ela tem impacto direto e sensível na sua ativação enzimática e, consequentemente, na sua capacidade em alcançar FG e ABV. Como notas de brassagem, pode também identificar quantas vezes teve que ligar o fogo e remar sua panela para manter a temperatura homogênea.
  • Temperatura, volume de água e PH de brassagem e Sparge: Além da temperatura e PH de mostura, a lavagem do mosto feita a uma temperatura adequada é de suma importância para você alcançar a sua eficiência de brassagem (OG e volume). Portanto, registre muito bem a relação de Malte e Agua na sua brassagem assim como a temperatura durante a recirculação e lavagem.
  • Ingredientes: Anote com detalhe os insumos utilizados. Procure informação de modificação dos maltes e safra. Busque confirmação das informações de alfa ácido dos lúpulos. Quando usar fermento líquido, lembre-se de registrar a data de fabricação do mesmo assim como se fez starter ou propagação.
  • Fermentação: anote cuidadosamente o controle da temperatura de fermentação ; se não tiver temperatura controlada, busque pelo menos tirar amostras diárias de pequenos volumes para registrar a temperatura da cerveja durante este período. Durante este período, a tomada de gravidade e curva de atenuação é essencial.
  • Maturação: registre a quantidade de tempo e temperatura pela qual a cerveja ficou em maturação.
  • Envase: por ultimo, registre a quantidade efetivamente engarrafada assim como técnicas utilizadas na carbonatação.

Este é um pequeno exemplo do que considero os principais indicadores de controle em uma cervejaria… evidentemente cada um deve adequar ao seu próprio padrão de ação e sua capacidade de controlar sua produção.

Se quiserem, podem baixar AQUI um exemplo de nosso Brew Log que utilizamos em minha cervejaria aqui na Alemanha.

Qualquer dúvida, fico a disposição de vocês

PROST!!!

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

This website uses cookies.