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Reinheitsgebot: a lei da pureza alemã

Você já ouviu falar de Reinheitsgebot: a lei de pureza Alemã?

A Reinheitsgebot, lei da pureza da cerveja, foi promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera Alemã, em 23 de Abril de 1516.

A Lei obrigava que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes

Naquele tempo, não conheciam a levedura de cerveja pois não haviam microscópios (somente com Lui Pasteur) e as cervejarias eram usualmente instaladas nas proximidades de padarias pois aproveitavam da cultura microbiótica do lugar.

Uma coisa você pode ter certeza: não se faz mais cerveja como antigamente!

Na Alemanha em 1516, não existiam fermentadores fechados, conhecimento técnico dos processos e da microbiologia envolvida na arte de fazer cerveja.

Foi com o intuito de prevenir contaminações e uso indevido de insumos que nasceu a lei da pureza: Reinheitsgebot.

Hoje em dia a cerveja é produzida em modernas fábricas com altos padrões sanitários.

A tecnologia da cerveja foi aprofundada na Alemanha e em todo mundo no decorrer de décadas.

Cresceu também o entendimento de todo o processo e de todos os ingredientes de se fazer cerveja.

Por esta razão muitos pensam que a lei da pureza Reinheitsgebot é coisa do passado. Ledo engano.

A tradicional Cerveja Alemão que foi inicialmente moldada pela lei da pureza continua ainda hoje na Alemanha para garantir um produto puramente natural.

O princípio continua sendo o mesmo. Diferente dos mestres cervejeiros de outros países, os mestres cervejeiros alemães não fazem uso de qualquer corante, flavorizante, enzima ou estabilizantes na cerveja.

Na essência, a cerveja continua se limitando somente aos seus quatro ingredientes naturais: malte, lúpulo, água e fermento.

Qualquer um que pense que Reinheitsgebot serve como um limite á criatividade e para limitar o consumo a único tipo de cerveja não tem ideia da quantidade de diferentes tipos de cerveja originárias daquele país.

Os mestres cervejeiros alemães estão constantemente inovando e desenvolvendo novos estilos dentro da lei de pureza.

Isso é uma grande verdade inclusive na crescente indústria das chamadas Craft Breweries em cuja grande maioria trabalha basicamente com os mesmos quatro insumos, provando que o potencial de uso destes está longe de ter se esgotado.

O que também não significa que existe sempre um mercado de bebidas criados para sabores frutados e apimentados.

A lei da pureza acaba sendo na verdade bem mais liberal do que a maioria pensa.

Ainda assim, para as pessoas na Alemanha, a Reinheitsgebot continua tendo uma aceitação muito grande.

Em pesquisa feita pela Forsa Institute, 85% das pessoas entrevistadas falam que a Reinheitsgebot  deve ser mantida.

Interessantemente, a lei da pureza continua a ser defendida inclusive pelos mais jovem – com uma impressionante aprovação de 89% dos entrevistados.

Deve-se levar em conta que, na Alemanha, existem mais de 2500 cervejarias.

Muitas delas são cervejarias de bairro e que a lei serve como um selo de pureza e qualidade: uma espécie de ISO 9000.

Eu estudo em uma das mais tradicionais e importantes centros de estudos de cerveja no mundo: VLB-Berlin (Versurchs and Lehrenstalt fur Brauerei).

Como todo centro de desenvolvimento, está á frente no desenvolvimento e quebra de paradigmas questionando toda e qualquer verdade.

A lei da pureza alemã, é muito mais do que uma verdade ou uma lei. É a pura expressão da maneira de viver na Alemanha.

Então, não existe qualquer motivo para que os alemães deixem de usar a lei da pureza após 501 anos.

Muito pelo contrário.

É com esta elegante simplicidade que tem perpetuado o ímpeto pelo renascimento da cultura cervejeira alemã.

Por si só já é um grande motivo para celebrarmos!

Prost!

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

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