BJCP 26b: Belgian Dubbel

Impressão Geral:Uma ale Trapista de profunda cor vermelha-acobreada, moderadamente forte, maltada, complexa, com ricos sabores de malte, ésteres de frutas escuras ou secas e leve álcool, mesclados juntos em uma apresentação que, embora maltado, tem um final bastante seco.

Aroma:Aromas complexos e ricamente doces de malte, possivelmente, com notas de chocolate, caramelo e/ou tostado (mas nunca sabores torrados ou queimado). Ésteres frutadosmoderados(geralmente incluindo passas e ameixas, cerejas, por vezes, também cerejas secas). Os ésteres, por vezes, também incluem banana ou maçã. Os fenóis picantes e os álcoois superiores são comuns (podemincluir leve cravo eoutrasespeciarias, como pimenta, alémde notas como de rosas e perfume). As qualidades picantes podemser moderadasa muito baixas. O álcool, se presente, é macio e nunca quente ou solvente. Baixo a nenhumaroma de lúpulo condimentado, herbalou floral, normalmente ausentes. O malte é mais proeminente no balanço que osésteres e há um toque de álcool no apoioque se misturacom o malte e os ésterespara uma apresentação harmoniosa.

Aparência:Cor âmbar escuro a cobre, com uma atraente profundidade avermelhada.Geralmente clara. Espuma bege, grande, densa e cremosa, de longa duração.

Sabor:Qualidades semelhantes ao aroma. Complexo sabor de malte médio a médio-alto que, embora ricamente doce no palato, termina moderadamente seco. Complexa interação de malte, ésteres, álcool e fenóis (sabores de passas são comuns; sabores de frutas secas são bem-vindos; cravo ou pimenta picante são opcionais). O balanço é sempre em direção ao malte. O amargor médio-baixo que não é persistente no retrogosto. Baixo sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal é opcional e não está geralmente presente.

Sensação de Boca:corpo médio a elevado. Carbonatação média-alta, que pode influenciar a percepção do corpo. Baixo calor alcoólico, suave, nunca quente ou solvente.

Comentários:A maioria dos exemplos comerciais estão na faixa de 6,5-7% ABV. Tradicionalmente acondicionada em garrafa (ou refermentada na garrafa)

História:Originado em mosteiros na Idade Média, foi retomada a produção em meados dos anos 1800, após a era napoleônica.

Ingredientes Característicos:São utilizadas geralmente cepas de levedura belga propensas à produção de álcoois superiores, ésteres e compostos fenólicos. Uma impressão de moagem complexa em grãos, embora as versões tradicionais usam malte Pils belga com xarope de açúcar caramelizado ou outros açúcares não refinados que fornecem a maior parte do caráter. Lúpulos dos varietais Saaz, tipo inglês ou Styrian Goldings são comumente usados. Tradicionalmente não se usam especiarias, embora o uso restrito é permitido (apenas para reforçar a intensidade de fundo).

Comparação deEstilos:Não deve ser tão maltadacomo uma Bock e não deve ter nenhum dulçor de malte tipo Cristal. Semelhante em intensidade e equilíbrio a uma BelgianBlond Ale, mascomperfil de maltese ésteres mais ricos. Menos forte e intensa que umaBelgianStrong Dark Ale.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.062 –1.075
FG: 1.008 –1.018
IBUs: 15 –25
SRM: 10 –17
ABV: 6.0 –7.6%

Exemplos Comerciais:Affligem Dubbel, Chimay Première, Corsendonk Pater, Grimbergen Double, La Trappe Dubbel, St. Bernardus Pater 6, Trappistes Rochefort 6, Westmalle Dubbel.

Etiquetas:Intensidade Alta, Cor Âmbar, Fermentação Alta, Europa Occidental, Estilo Tradicional, Maltada.

Fique por dentro das novidades cervejeiras

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

This website uses cookies.