BJCP 24a: Witbier

Impressão Geral:Uma ale à base de trigo, refrescante, elegante, saborosa, de moderada intensidade.

Aroma:Moderado maltado doce (muitas vezes com leves notas de mel e/ou baunilha), com aromáticos de trigo suaves, condimentados e de grãos, geralmente com um pouco de acidez. Moderado perfume de coentro, na maioria das vezes com uma complexa nota herbal, picante, ou apimentada ao fundo. Moderado frutado com vivaz cítrico de laranja. Um baixo aroma de lúpulo condimentado-herbal é opcional, mas não deve nunca se sobrepor as outras características. Aroma vegetal, como de aipo, ou aromas como de presunto são inapropriados. As especiarias devem se misturar com os aromas frutados, florais e doces e não devem ser excessivamente fortes.

Aparência:Cor amarelo palha muito pálido ao dourado muito claro. A cerveja é muito turva em razão do amido dos grãos e/ou leveduras, o que lhe dá uma aparência leitosa, esbranquiçada-amarelado. Espuma denso, branca, como de mousse. A retenção de espuma deve ser muito boa.

Sabor:Agradável sabor de grãos maltados doces (muitas vezes com um caráter de mel e/ou baunilha) e um frutado vivaz cítrico de laranja. Refrescante e borbulhante (crisp) com um seco e, muitas vezes final ácido. Pode ter um baixo sabor de pão de trigo. Opcionalmente tem um muito leve gosto de acidez láctica. Os sabores de herbais e condimentados, que podem incluir coentro e outras especiarias, são comuns, mas devem ser sutis e balanceados, e não pungentes. Um sabor de lúpulo condimentado-terroso é baixo a nenhum, e se perceptível, nunca fica no caminho das especiarias. O amargor do lúpulo é baixo a médio-baixo, e não interfere com os refrescantes sabores de frutas e especiarias, nem persistir até o final. O amargor da casca da laranja não deve estar presente. Sabores vegetais como aipo, ou como de presunto, ou sabão são inadequados.

Sensação de Boca:Corpo médio-baixo a médio, muitas vezes tendo uma suavidade e leve cremosidade do trigo não maltado e, ocasionalmente, da aveia. Apesar do corpo e cremosidade, o final é seco e muitas vezes um pouco acre. Caráter efervescente da alta carbonatação. Refrescante, pela carbonatação, leve acidez e falta de amargor no final. Sem aspereza ou adstringência de casca de laranja. Não deve ser excessivamente seca e fina, nem deve ser espessa e pesada.

Comentários:A presença, o caráter e o grau de condimentação e acidez láctica variam. As cervejas excessivamente condimentadas e/ou acres não são bons exemplos do estilo. Coentro de certas origens podem dar um inapropriado caráter de presunto ou aipo. A cerveja tende a ser frágil e não envelhece bem, pelo que os exemplares mais jovens, frescos, adequadamente manejados são os mais desejáveis. A maioria dos exemplares parecem ser de aproximadamente 5% ABV.

História:Um estilo de cerveja belga de 400 anos de idade, que morreu em 1950; que mais tarde foi revivido por Pierre Celis em Hoegaarden, e tem crescido em popularidade ao longo do tempo, tanto com os cervejeiros artesanais modernos como pelos produtores do mercado de massa que a vêem como uma cerveja sazonal de verão um pouco frutada.

Ingredientes Característicos:Cerca de 50% de trigo não maltado e 50% de malte de cevada claro (geralmente malte Pils) constituem a moagem. Em algumas versões, até 5-10% pode ser usado aveia crua. Especiarias de semente de coentro recém moído e Curaçao ou, às vezes, casca de laranja doce complementam o aroma doce e são muito característicos. Outras especiarias (por exemplo, camomila, cominho, canela, pimenta-da-guiné) podem ser utilizados para dar complexidade, mas são muito menos proeminentes. A levedura Ale propensa à produção de sabores condimentados suaves são muito característicos. Em alguns casos, é realizada uma fermentação láctica muito limitada, ou a adição real de ácidos lácticos.

Comparação de Estilos:Baixo nível de amargor com um balanço similar a uma Weissbier, mas com as especiarias e o carácter cítrico provenientes de adições, ao invés da levedura.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.044 –1.052
FG: 1.008 –1.012
IBUs: 8 –20
SRM: 2 –4
ABV: 4.5 –5.5%

Exemplos Comerciais:Allagash White, Blanche de Bruxelles, Celis White, Hoegaarden Wit, Ommegang Witte, St. Bernardus Witbier, Wittekerke

Etiquetas:Intensidade Standard, Cor clara, Fermentação Alta, Europa Ocidental, Estilo Tradicional, família-wheat-beer, Condimentada