Categories: Cultivo Indoor

PC Grow ou Micro cultivo de Cannabis: Existe um limite de espaço para a floração?

Você sabia que não é necessário um espaço enorme ou um grande investimento para fazer um micro cultivo de Cannabis decente?

Praticamente todo mundo que tem algum interesse no cultivo dessa planta sabe que a maneira como você lida com o seu cultivo interfere diretamente na qualidade da colheita. No micro cultivo é possível diminuir a dedicação e os recursos e ainda assim ter uma colheita perfeita. Comece sempre pela escolha do tamanho do micro clima a ser criado, seja pela escolha de pequenas estufas, gabinetes usados de PC ou até mesmo vasos de bonsai.

Portanto, se você quiser investir em uma produção própria, saiba que isso é possível. E nesse post mostraremos tudo o que você precisa saber para criar uma planta saudável e robusta, da semente até a erva. Continue lendo e descubra!

Como fazer o micro cultivo de Cannabis – Considere todos os elementos para criar uma boa planta

Se você pretende começar a produzir a sua própria planta Cannabis é importante lembrar que o objetivo é criar um microclima onde ela possa crescer. Para isso é essencial considerar todos os elementos. Para te ajudar, trouxemos algumas recomendações para cada um deles:

Terra

A primeira coisa a considerar é o espaço disponível e a qualidade do solo. A planta Cannabis tem duas espécies mais populares: a Indica e a Sativa. A primeira é mais indicada para o micro cultivo de Cannabis, pois precisa de menos espaço.

De modo geral, existe a ideia de que elas produzem raízes quase que na mesma proporção em que elas produzem folhas, então é importante que, se você quer uma colheita robusta, considere o tamanho da planta e o volume do pote. 

Saiba que colocar uma planta grande em um vaso pequeno pode fazer com que as raízes ocupem todo o espeço e não deixem nada para o solo, nutrientes e água, o ocasionará colheitas ruins e, por fim, a morte da sua planta.

Outro ponto bastante importante é o fertilizante. Em um micro cultivo de Cannabis, eles têm extrema importância, bem como são responsáveis por manter o solo viável, evitando que ele se torne um tijolo de barro ao secar.

Uma boa opção é utilizar uma mistura composta por solo de boa qualidade, juntamente com perlita, compostagem e esterco. Esses componentes irão garantir que o solo fique repleto de nutrientes.

Caso queira dar mais atenção a parte técnica, vale aprender um pouco sobre equilíbrio de pH do solo e também sobre fertilizantes líquidos comerciais que oferecem melhor drenagem e nutrientes mais específicos, garantindo ainda mais qualidade para as suas plantas.

Ar

Tenha em mente que a sua planta precisará de muito CO2. Portanto, é importante que o microclima criado tenha o ar carregado de CO2 constantemente e que nele haja uma brisa livre.

O mais comum para criar os dois é instalar sistema de ventiladores de computador configurado, já que ele é barato e fácil de se obter. Nele, são colocadas 2 ventoinhas logo na entrada do espaço, uma na altura das plantas e outra abaixo do solo. Essa ultima, sopra um ar rico em CO2, a segunda suga o ar pobre em CO2 além de ajudar a dissipar o calor.

Esse sistema pode acabar causando um cheiro desagradável. Caso se preocupe com isso, você pode contornar esse problema colocando um filtro ao lado da entrada do ventilador que recolhe o ar sem CO2. No entanto, repare que para colocar Filtros de Ar, você irá precisar de exaustores mais potentes – como os da linha Profan Extrator.

Fogo

Também é preciso considerar a iluminação e o calor quando se trata do micro cultivo de Cannabis. As plantas precisam de luz constante e, por conta do espaço pequeno, o calor pode se acumular causando danos às plantas. 

Tenha em mente que o valor gasto com a iluminação por variar entre alguns e milhares de reais, contudo é preciso que as lâmpadas possuam algumas características.

De modo geral, qualquer lâmpada que escolher utilizar deve, necessariamente, produzir no mínimo 40W de energia luminosa. Se puder gastar é interessante comprar alguns tipos de lâmpadas diferentes e troca-las durante o crescimento das plantas.

Alguns tipos de iluminação mais comuns são:

  • Tubos fluorescentes /CFL: esse tipo de iluminação não gera muito calor, assim como proporciona uma boa saída de luz. Como essa iluminação costuma não ser de amplo espectro, será preciso uma quantidade adequada de luz azul e vermelha no cultivo para garantir o bom crescimento da planta.
  • HPS/HPI: iluminação desse tipo tem um valor mais acessível, além de ser mais leve e carrega muita luz. No entanto, também geram muito calor e por isso, podem secar as plantas caso usadas em pequenos ambientes.
  • LED: são compactas, não fornecem calor e tem um amplo espectro de luz o que as tornam adequadas para a sua planta durante todo o ciclo de crescimento. Contudo, tem um preço elevado quando comparada as demais opções.

Água

O último elemento é a água. De modo geral, recomenda-se no micro cultivo de Cannabis regar as a partir do fundo, pois assim o solo absorve a quantidade adequada e evita que bactérias e fungos caiam sobre a terra e causem danos às ervas.

Rega-las de cima para baixo pode obrigar as plantas a absorverem tudo que está no solo, inclusive aquilo que é indesejável, como ferrugem, cloro, dentre outros elementos.

É importante manter o solo sempre hidratado e ter cuidado para não o afogar. Para isso os sistemas hidropônicos podem ser uma excelente solução, caso você tenha mais espaço e dinheiro para investir.

No micro cultivo de Cannabis você não vai conseguir grandes rendimentos, mas isso não quer dizer que não se possa ter o suficiente para uma ou duas pessoas. Para isso é importante ter em mente que manter sua planta saudável e feliz é segredo para fazê-la produzir Cannabis de alta qualidade.

Conclusão

Seguir essas dicas certamente te ajudará a conseguir boas plantas mesmo que seu espaço seja reduzido, mas é claro que existem inúmeras outras técnicas que podem te ajudar a ter plantas ainda maiores e mais imponentes, desde que você tenha mais espaço e recursos.

De qualquer forma, recomendamos que você comece aos poucos e aprenda o básico sobre o micro cultivo de Cannabis antes de apostar em escalas maiores de produção. Se tudo der certo, você em breve se sentirá mais confiante para plantar coisas maiores e com qualidade superior.

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.