Categories: Cuidados

Como automatizar o cultivo de maconha para “sair de férias”

Quem não faz o cultivo da cannabis pode tirar alguns dias para relaxar e conhecer lugares novos sem qualquer problema. Mas, se você é um cultivador, precisa saber como automatizar o cultivo de maconha antes de sair de férias.

Afinal de contas, você precisa ter certeza que as plantas vão continuar a crescer e se desenvolver mesmo enquanto você estiver no período de descanso.

E graças aos avanços tecnológicos, atualmente é possível automatizar vários processos que envolvem a produção da planta.

Veja nesse post algumas dicas sobre como automatizar seu cultivo para sair de férias sem se preocupar com o que vai encontrar quando retornar.

Dicas de como automatizar o cultivo de maconha

Existem diferentes formas de você automatizar os cuidados em relação ao cultivo da cannabis. E muitos são bem simples de serem implementados e fáceis de serem mantidos dentro da sua área de produção.

E para te ajudar, separamos abaixo algumas dicas práticas. Confira!

·       Autopots

Essa é uma ótima opção para manter os cuidados com o seu cultivo quando estiver “de férias”. Isso porque esse sistema de irrigação permite que a planta seja regada utilizando para isso a gravidade. Ou seja, ele possui dois reservatórios de 8,5 litros que abastecem a planta de agua e nutrientes sem necessitar de bombas ou eletricidade.

Por meio desse sistema, seu cultivo se desenvolve naturalmente e o melhor, sem haver desperdício de agua.

·       Temporizadores

Os temporizadores são excelentes alternativas para manter a plantação bem cuidado mesmo quando você estiver longe. Atualmente, os timers são amplamente utilizados para fazer o acionamento programado de luzes, garantindo assim que o fotoperíodo das plantas seja feito com sucesso.

Mas, saiba que eles também podem programar outras funções, como controle de temperatura.  

Um dos grandes diferenciais desse tipo de alternativa é que tem um excelente custo-benefício, sendo bem acessível para os produtores. Além disso, você pode instalar temporizadores nos mais diversos tipos de sistemas. Desde ventilação até controle de CO2.

·       Irrigação automática

A irrigação automática já é uma tecnológica amplamente utilizada, principalmente em segmentos como jardinagem e agricultura. E justamente por isso ela pode ser uma excelente alternativa para o cultivo de maconha.

Claro que no caso da cannabis precisamos levar em consideração que não há regras exatas de irrigação. Contudo, dependendo do tipo de semente que você cultiva e da fase desenvolvimento, é possível prever a necessidade hídrica das plantas e, assim, programar o sistema de irrigação para funcionar enquanto você estiver fora.

Uma das formas de como automatizar o cultivo de maconha através do sistema de irrigação é com o método de gotejamento. Ele é relativamente simples e pode ser feito em casa.

Basicamente o que você vai fazer é furar o cano de água com vários furinhos de tamanho pequeno e que fiquem posicionados exatamente nas raízes de cada planta. Lentamente a água irá gotejar, garantindo assim que as plantas fiquem sempre hidratas.

O grande diferencial desse tipo de alternativa é que você não correrá o risco de acabar afogando as suas plantas. Além disso, esse é um tipo de sistema muito fácil de ser montado em casa e que custa muito barato.

·       Sistemas de temperatura,  ventilação e umidade automatizados

Mais uma das dicas sobre como automatizar o cultivo de maconha é focar nos sistemas que mantêm o ambiente adequado para as plantas.

Sabemos que manter apenas as lâmpadas programadas não é o suficiente. Afinal de contas, outros fatores também irão influenciar o cultivo. Por exemplo, vamos supor que dê uma onda de calor na cidade e o local onde as plantas estão sendo cultivadas fique com mais de 30°C, com toda a certeza o crescimento será diretamente prejudicado.

Logo, vale à pena investir em um sistema de ar condicionado que identifique a temperatura do ambiente e regule ele automaticamente.

Mas além da temperatura, outro fator que precisa ser levado em consideração é a umidade. Isso porque as plantas precisam de um ambiente úmido na medida certa para crescerem corretamente.

·       Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas é uma das melhores formas para automatizar o cultivo de maconha. Isso porque, ela permite que você não apenas automatize os cuidados, mas também tenha tudo monitorado em tempo real no seu smartphone.

Atualmente já é possível encontrar uma série de equipamentos e sistemas que são totalmente conectados com a web. Desde ar condicionados até câmeras de vigilância.

O grande diferencial dessa alternativa é que você consegue fazer ajustes a distância, caso sejam necessários.

Timers, lâmpadas, sistemas de irrigação, climatizadores, há uma grande gama de itens que pode ser integrado ao seu smartphone.

Inclusive, a IoT é uma alternativa muito indicada para o monitoramento a distância para quando você estiver no trabalho ou até mesmo se você tiver mais de um cultivo ativo.

Há opções tão sofisticadas que até mesmo drones podem ser usados para o monitoramento da plantação. Essa é uma excelente alternativa para quem faz o cultivo outdoor.

E o bacana é que muitas dessas soluções já possuem valores relativamente acessíveis para cultivadores de pequeno e médio porte. Você não vai precisar gastar milhares de reais para garantir o seu cultivo.

Grandes cultivos exigem automações mais robustas

Todas as dicas acima são com base no cultivo em pequena e média escala. Contudo, se o seu cultivo é grande, será necessário investir em soluções de automação mais robustas.

Afinal de contas, a área a ser estabilizada é bem maior. Já existem disponíveis no mercado sistemas de monitoramento automatizados que trazem uma série de informações para a palma da sua mão.

Desde a umidade do ar até o pH do solo e o TDS. Claro que essas soluções exigem um investimento maior. No entanto, levando em consideração os prejuízos que elas podem evitar, vale à pena investir.

E o cultivo outdoor?

No caso de quem faz o cultivo outdoor de cannabis a automatização pode ser feita em menor escala. Afinal de contas, você não precisa se preocupar com lâmpadas e ventilação.

Talvez a maior preocupação aqui seja a hidratação das plantas. O ideal é não se basear apenas na previsão de chuvas. Afinal de contas, você nunca sabe quando uma onda de seca pode atingir a região.

Por isso o ideal aqui também é focar principalmente no aspecto hídrico, através de sistemas de irrigação. Assim, você poderá garantir que suas plantas recebam a quantidade de água adequada, e que a natureza faça o resto.

Agora que você sabe como automatizar o cultivo de maconha, não deixe de tomar os devidos cuidados e se planejar antes de sair de férias. Assim, você poderá viajar com tranquilidade, garantindo que sua plantação fique crescendo e se desenvolvendo mesmo com você longe.

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.