Folhas da cannabis – Aprenda como identificar deficiências no seu cultivo

Uma das partes mais importante da planta são as suas folhas, pois através delas que ocorre a absorção da luz solar e do gás carbono para o processo de fotossíntese. Também, é por meio das folhas que conseguimos identificar algumas deficiências em nossas plantas. Com as folhas de Cannabis não é diferente.

Para ter uma boa colheita é necessário observar como está a saúde das suas folhas. Nesse artigo vamos te ensinar a identificar qual é o tipo de folha que sua erva possui, como identificar deficiências na planta pelas folhas e como solucionar esses problemas. Confira!

Quais são os tipos de folha de maconha?

Muitos cultivadores de Cannabis não sabem que existe diferença entre o tipo de folhagem na planta. De acordo com o tipo de folha há diferentes efeitos causados pela planta. Basicamente, a Cannabis possui tres tipos de folhas:

  • Sativa

A folha de cannabis sativas são mais cumpridas e finas, possuem um tom de verde mais claro e normalmente não são tão arredondadas. As plantas de folhagem do tipo sativa possuem um efeito mais anestésico, sendo indicada para o uso medicinal.

  • Indica

As folhagens Indica são mais arredondada e não tão longas e afinadas como as Sativas. O seu efeito é energizantes, como mais estimulo a alucinação e são ótimas para despertar a sua criatividade. 

  • Ruderalis

Este é um tipo de folha bem fina e que apresenta de 3 a 5 folículos. Vários growers tem o costume de confundir esse tipo com as versões mais jovens da Satira. Contudo, as Ruderalis são plantas de auto-floração, ou seja, seu desenvolvimento não depende das estações.

Assim podemos notar que não só as folhas de Cannabis possuem diferenças físicas, mas também em seus efeitos.

Como identificar deficiências na planta pelas folhas

A folhagem indica não só o tipo de planta e seus efeitos, mas é pelas folhas de cannabis que você pode identificar suas deficiências e assim resolver de acordo com a necessidade delas.

Precisa de uma ajuda para identificar possíveis problemas com as suas plantas? Entra em nosso Canal do Youtube ou em nossos grupos do Whatsapp, ou Telegram! Lá agente tem muita informação com muita gente especializada pra ajudar!

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS NOSSOS CANAIS DE ATENDIMENTO

Mas de antemão, já posso te ajudar dando algumas dicas sobre as deficiências. E entre os tipos de deficiência que seu cultivo de cannabis pode sofrer e que geralmente são identificáveis a partir das folhas dessa planta, são:

Nitrogênio (N)

O nitrogênio é fundamental para o crescimento e qualidade da erva. Quando as plantas apresentam um déficit de nitrogênio alguns dos sinais possíveis de ser notado pela folhagem são: 

  • Amarelamento nas folhas inferiores;
  • As folhas começam a mochar e morrer e outro sinal;
  • Diminuição da folhagem.

Uma das formas mais simples e eficaz é a utilização de fertilizando, pois eles contêm um alto nível de nitrogênio que fará suprir as necessidades da sua folha de cannabis.

Fósforo (P)

A falta do fósforo nas folhas causa uma baixo rendimento e baixas resina em plantas maduras. Os seus sinais são:

  • A parte que liga a folha ao caule fica com uma tonalidade mais roxa;
  • As folhas ganham uma tonalidade mais roxeada também, caso não tratada as folhas ficam roxas e morrem.

Vale ressaltar, que dependendo do nível de deficiência as folhas também podem apresentar coloração metálica.

Para solucionar o problema você deverá aumentar o pH da terra. Além disso, observe o nível de água ao regá-la, pois esse problema geralmente é um sinal de que a planta está com muita água e, por esse motivo, não consegue absorber o fósforo.

Potássio (K)

O potássio é um dos nutrientes responsável por auxiliar no processo das fotossínteses e regular o nível de CO² da planta. A falta desse nutriente causa: 

  • Pontas amarronzadas;
  • Sinais de desidratação;
  • Presença de mofo nas folhas e flores com tamanho reduzido.

Você pode solucionar esse tipo de deficiência aplicando adubo rico em potássio. Por ser um nutriente de fácil absorção você notará uma melhora nas folhas da cannabis em menos de 15 dias. Mas, cuidado para não exagerar na medida no adubo. 

Cálcio (C)

A falta de Cálcio na planta faz com que sua folhagem comece a se contorcer e morrer, além de manchas marrons e amarelas que começam a surgir nas folhas mais velhas e as raízes começam a se contorcer, isso gera um grave problema para a absorção de água.

Para solucionar esse tipo de deficiência na folha de Cannabis, você deve ajustar o pH do solo para 6,2, bem como utilizar fertilizando ricos em Cálcio. Além disso, você poderá ainda  diluir em 4L d’agua uma colher de lima e regar as plantas.

Enxofre (S)

O enxofre é responsável pala respiração da planta e é um dos auxiliadores na produção de óleos e terpenos da planta de Cannabis. A deficiência desse nutriente causa efeitos na folhagem como: 

  • As folhagens novas ganham uma coloração mais clara e depois ficam bem amareladas, ficam secas e bem quebradiças e pouco rendimento de flores.

Você pode solucionar o problema aplicando o sulfato de magnésio, pois ele é rico em enxofre e atenderá os seus problemas. É importante que você consiga solucionar o problema cedo, pois assim não causará a morte da sua planta, fique de olho nos sinais que sua folhagem apresenta.

Se por acaso você detectou alguma deficiência, não deixe de procurar um fertilizante adequado para tratar delas. Normalmente os fertilizantes demoram de 10 a 15 dias até fazer efeito nas novas folhas. Não deixe de procurar os melhores fertilizantes para cannabis nas lojas da CULTIVANDO SUSTENTO

Problemas com a luz

Outro problema muito comum que as folhas de cannabis podem apresentar são os problemas com a luz. Ela pode apresentar dois tipos de sinais específicos:

  1. Buds branqueados

Quando as folhas estão passando pelo processo de queimadura pela luz solar um dos problemas mais visíveis é a tonalidade bem clara nos buds, isso indica que a flores estão muito próximas da luz. 

  1. Folhas amarelas

Como já abordamos anteriormente o déficit em nitrogênio faz com que as folhas apresentem uma cor amarelado, no entanto quando as plantas estão com problemas de luz elas também apresentam uma cor amarelada. 

Uma excelente forma de distinguir qual problema está causando essa mudança de coloração é perceber a fragilidade da folha de canabis, caso ela saia com facilidade o problema é cm a falta de nitrogênio. 

Para solucionar os problemas coma luz a única opção e tentando trocá-las de lugar ou evitando com contato direto com a luz seja artificial ou solar.

Com essas dicas acredito que você poderá desenvolver melhor sua cannabis e assim fazer melhor proveito delas, pois todos os problemas citados afetam diretamente da colheita, fazendo com que a produção caia de forma assustadora. Atente-se aos sinais apresentados pela folhagem e cuide para um melhor resultado.

    O Jardineiro

    Share
    Published by
    O Jardineiro

    Recent Posts

    Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

    Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

    3 anos ago

    Dicas incríveis de Black Friday

    Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

    3 anos ago

    Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

    Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

    3 anos ago

    Tricomas: Você sabe o que são?

    Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

    3 anos ago

    CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

    c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

    3 anos ago

    BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

    Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

    3 anos ago

    This website uses cookies.