Prazeres da Casa Distribuidora

A Importância do Cálcio

O cálcio é um nutriente macro secundário assim como o Magnésio. Ele é absorvido em sua forma de íons Ca2+ por interceptação radicular e fluxo de massa. Os íons de Cálcio são de suma importância quando se fala de nutrientes NPK, o qual é a base de nutrientes no cultivo da cannabis, sendo de grande importância no crescimento e desenvolvimento da planta desde sua germinação.

Saiba quais são as diferenças entre Macro e Micronutrientes.

O cálcio tem origem através minerais do solo e da matéria orgânica do solo (MOS) bem como dos seus corretivos e fertilizantes utilizados. No entanto, sua disponibilidade pode ser influenciada por:

  • Concentração total de cálcio (que varia conforme a região/solo);
  • Mineralogia do solo.
  • Relação de cálcio em solução com outros cátions;
  • Valor de pH do solo;
  • Capacidade de troca catiônica (CTC) do solo;

Está precisando de soluções de Cálcio? Saiba Mais.

Cálcio x Solo

A principal fonte de cálcio (Ca) é a calagem, isto é, a aplicação de calcário no solo. O calcário contém carbonato de Ca e de magnésio que reagem com ácidos do solo liberando OH- e equilibrando o PH. Portanto, a calagem ao mesmo tempo corrige a acides do solo e fornece Ca e Mg para as plantas. Ao elevar o pH do solo para mais próximo da neutralidade (em torno de 6,5), a calagem aumenta a disponibilidade de nutrientes para as plantas em especial o fósforo – que é um elemento muito importante na floração.

Muitos fatores influenciam a disponibilidade de cálcio no solo. No entanto, os solos brasileiros em geral não apresentam problemas de deficiência. Isso se deve ao fato de que em solos calcários a concentração de cálcio no solo é elevada. Além disso, em solos mais ácidos podem fornecer cálcio após a dissolução de corretivos e fertilizantes.
No entanto, ainda que em menor proporção, há também solos com o predomínio de minerais 2:1. Estes solos requerem maior saturação de cálcio do que quando comparados aos solos com minerais 1:1, os quais estão presentes na maior parte dos tipos de solos brasileiros.

Sabia os 12 principais cuidados até a Germinação.

Cálcio x Plantas

Entendendo que o Cálcio deve ser levado do solo para as plantas, precisamos entender quais as funções e quais as importâncias do cálcio para elas.

As principais funções do cálcio são:

  • Translocação de carboidratos e nutrientes.
  • Permeabilidade e estrutura da parede celular das plantas;
  • Elongação e divisão celular;

Uma planta bem nutrida com cálcio terá uma parede celular bem estruturada e isso fará com que a planta tenha maior resistência a pragas e doenças. No entanto, a deficiência de Cálcio leva é a morte de gemas apicais, pois age na elongação e divisão celular. Outro problema é a perda de eficiência da fixação biológica de nitrogênio.

Saiba como conter pragas e diminuir a proliferação de doenças na sua plantação.

O Cálcio se move na planta apenas através da transpiração (xilema). Assim, quando há deficiência no sistema radicular, a planta não consegue translocar (floema) o cálcio das folhas para as raízes. Por isso, é importante o constante monitoramento e suprimento de cálcio no solo.

Um outro fato que aumenta a absorção de cálcio é o PH do solo. A medida que ha a diminuição do PH do solo, há o aumento da absorção de cálcio para manutenção do sistema radicular. Assim, a acidez do solo em si pode ser mais limitante para o desenvolvimento das plantas do que o cálcio. Portanto, há a necessidade do controle e monitoramento da acidez do solo.

Gostou da matéria? Se inscreva em nosso Newsletter e fique por dentro de todos nossos conteúdos e sobre o mundo cannabico e suas particularidades.

Rolar para cima