O que é Ocimeno?
O ocimeno é um terpeno responsável por alguns dos sabores doces e herbáceos de certas variedades de cannabis, e também pode adicionar tons cítricos e amadeirados. Ele também pode oferecer uma ampla variedade de propriedades medicinais, embora ainda haja muito a aprender sobre o que esta linhagem faz ou não.
O aroma de uma variedade específica de cannabis é como uma impressão digital, revelando um complexo conjunto de compostos chamados terpenos. Uma ligeira modificação de um terpeno, mesmo que muito pequena, pode influenciar a forma como sentimos o sabor, o aroma e até os efeitos dessa linhagem.
Cepas que contém Ocimeno
Embora as concentrações de ocimeno variem muito entre as espécies, algumas cepas tendem a produzir quantidades acima da média, são elas:
- White Fire OG
- Chocolope
- Dutch Treat
- Super Lemon Haze
- Amnesia.
Perfil distinto de Ocimeno
O ocimeno é um monoterpeno e pode ser encontrado em uma grande variedade de plantas. Lúpulos, laranja kinkan, mangas, manjericão, bergamota, lavanda, orquídeas, pimenta, hortelã e uma série de outras plantas contêm ocimeno em determinadas quantidades.
Na indústria de perfumes, o ocimeno é comumente usado por seu perfil aromático doce, floral e herbáceo.
Acredita-se também que o ocimeno seja um agente protetor ou parte do mecanismo de defesa de uma planta contra elementos nocivos. Pragas como pulgões, que podem ser altamente prejudiciais para as plantações de cannabis, passam longe deste terpeno da mesma forma que os mosquitos não gostam de óleos cítricos em certas variedades de gerânios.
Benefícios do Ocimeno na saúde
Estudos realizados pelo NCBI (Centro Nacional de Informação Biotecnológica) em 2014 mostram que o ocimeno derivado de flores da planta Mikan (uma espécie de tangerina sem sementes) tinha propriedades anti-inflamatórias altamente eficazes. Para o estudo, foi realizada uma análise da composição química dos óleos essenciais das flores por meio de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas.
O estudo revelou que o ocimeno continha 5,6% do constituinte químico do petróleo. O estudo também encontrou evidência de que esses óleos têm o potencial de suprimir a produção de várias substâncias inflamatórias diferentes emitidas pelo sistema imunológico.
Outras pesquisas indicam que o ocimeno pode ajudar a tratar os sintomas da diabetes, inibindo a proliferação de enzimas-chave. Em um outro estudo realizado em 2013 pela NCBI, a análise por GC-MS dos óleos essenciais de sementes de pimenta preta revelou o ocimeno como um dos principais constituintes. Este óleos mostrou ter propriedades anti-oxidastes, bem como a capacidade de inibir enzimas-chave ligadas à diabetes tipo 2 e à hipertensão.
Fonte: Leafly