Solo para cannabis: qual é o melhor para o cultivo

O cultivo da cannabis, seja para fins medicinais ou recreativos, está estritamente ligado à qualidade do solo, de onde a planta irá retirar todos os seus nutrientes. Por isso, se você é adepto do cultivo indoor e deseja ter um plantio de qualidade, então precisa se atentar às características do solo para cannabis

Continue lendo esse post e saiba mais sobre a importância do solo ideal no cultivo da cannabis. E como escolher a melhor terra e substrato para um plantio de qualidade. Confira!

A importância do solo para cannabis

Seja para o cultivo da cannabis ou de qualquer outra planta, o solo é de grande importância, uma vez que ele exerce duas funções essenciais: 

  • Garante a estrutura da planta, através das raízes, protegendo-a contra o vento;
  • Possibilita o transporte de nutrientes até a planta.

O solo para cannabis fornece água, nitrogênio, fósforo e potássio. Esses são os nutrientes que principalmente atuam no crescimento da planta e não podem ser esquecidos na hora de preparar o seu cultivo. 

O nitrogênio atua na produção de aminoácidos, já que é um dos componentes da clorofila. O fósforo é necessário para a produção de ATP e fosfolipídios, o que fortalece as membranas celulares da planta. Por fim, o potássio favorece a fotossíntese, auxilia na absorção de gás carbônico e fortalece as paredes celulares. 

Especificamente para cannabis o solo deve ser preparado levando em conta que a planta precisa mais de alguns nutrientes a depender da fase de seu desenvolvimento. Na fase vegetativa é necessário mais nitrogênio, ao passo que na fase reprodutiva a planta requer mais fósforo. 

Características da terra para cultivo da maconha

Sabendo da importância do solo para cannabis, confira abaixo quais são as características que devem ser observadas ao cultivar essa erva:

Textura

O solo deve ser aerado, já que a raiz da planta é fina. Portanto, um solo pesado e compacto não é o indicado para o cultivo da cannabis. Procure um solo com fibra de coco ou vermiculita, que contribuem à leveza do solo.

Drenagem

Outra característica é a drenagem do solo. Dê preferência a solos mais aerados, pois estes tendem a ser mais drenados. Isso vai garantir que a água não se acumule na superfície.

Retenção

Deve existir um equilíbrio entre a retenção de água e a drenagem, já que um solo muito arenoso é prejudicial para a planta. Por isso mesmo que um solo para cannabis médio é o ideal.

pH

A escala de acidez, que é o pH, deve respeitar um limite para que o cultivo da maconha seja possível. Sendo assim, o solo ideal deve apresentar um pH de aproximadamente 6,0, sendo que a faixa entre 5,8 e 6,3 pode garantir bons resultados.

Nutrientes

São essenciais para o crescimento das plantas. Geralmente, solos  comprados preparados já possuem nutrientes, contudo, se esgotam entre 3 e 4 semanas. Por isso, no momento de floração, você deverá preparar seu solo para cannabis com fertilizantes ou, então, matéria orgânica. 

Alimentos que servem de adubo do solo para cannabis

Como já mencionamos, o solo para cannabis precisa de nutrientes e, para isso, você pode adquirir fertilizantes em lojas especializadas.

Contudo, existem restos de alimentos que podem ser utilizados como adubo. Inclusive, esta é uma opção mais ecologicamente sustentável e que garantirá a adição de nutrientes muitas vezes difíceis de encontrar.

Alguns alimentos que podem servir e adubo são:

  • Borra de café: garante nitrogênio ao seu solo, além de agir contra formigas, fungos e outros organismos que podem trazer danos à maconha;
  • Casca de ovo: triturada, é responsável por adicionar cálcio ao seu solo;
  • Cascas de batata: pode ser a casca e também a água do cozimento da batata. Ajudam na folhagem da planta;
  • Cascas de banana: garante potássio e fósforo;
  • Restos de cenoura: importante para enriquecer a terra, já que ricos em vitaminas e sais minerais;
  • Vinagre: é um inseticida natural que também auxilia no crescimento da maconha. Se for pulverizar sobre a planta, misture o vinagre com água.

Condicionadores para melhoria do solo

Se você optar por um solo retirado da própria natureza, provavelmente terá que fazer ajustes para que tenha um bom plantio. E, para isso, pode contar com o uso de condicionadores, encontrados em lojas de jardinagem. Alguns bons condicionadores são: 

  • Fibra de coco;
  • Perlita;
  • Vermiculita.

A fibra de coco vai garantir que o seu solo para cannabis fique equilibrado, promovendo tanto a drenagem como a retenção da água. Isso se dá em razão das leves fibras do coco. E, dependendo da composição do solo, você pode adicionar a proporção de até 30%.

A Perlita, pequena bola com uma base de rocha vulcânica, também vai garantir que o seu solo retenha e ao mesmo tempo drene a água. Muito comum em solos comercializados, a perlita pode ser adicionada na proporção de 10% a 15%. Por fim, a vermiculita também é um mineral tratado que oferece retenção do solo, ou seja, é o oposto da perlita, que é mais focada na drenagem. É importante que você coloque aproximadamente 10% de perlita no solo para cannabis.

Solo caseiro para cannabis

Não há problemas de cultivo caso utilize o solo comercializado. Porém, saiba que o próprio solo, feito em casa, é o que garantirá os melhores resultados.

O solo para cannabis feito em casa tem a vantagem de necessitar de menos fertilizantes, vai garantir uma planta orgânica e com um melhor sabor. Além disso, seu cultivo será sustentável e ecologicamente correto. 

Por outro lado, é importante salientar que o solo para cannabis caseiro tem a desvantagem de demandar um bom tempo de dedicação, o que nem sempre é possível para todos os cultivadores. Além disso, o investimento inicial acaba sendo maior se comparado àquele de um solo já preparado e alguns fertilizantes. 

Se quiser fazer seu próprio solo, existem receitas disponíveis na Internet, sendo importante observar que você precisará de um solo base (de preferência orgânico), depois, deverá enriquecer esse solo com ingredientes naturais e, por fim, proceder com a lavagem da terra. 

Gostou do post sobre solo para cannabis? Então acompanhe nossas postagens e fique por dentro das melhores dicas e novidades sobre o cultivo indoor!

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.