Tipos de cerveja – Você sabe o que é uma cerveja Lager?

Você sabe o que é uma cerveja Lager? Quais as diferenças dela para outros tipos de cerveja? Então vamos entender melhor como surgiu um dos mais populares tipos de cerveja.

Como surgiu a Lager

Até o século XVI, todas as cervejas consumidas no mundo eram de tipo ale. Nesse período, a cerveja era tradicionalmente fermentada com leveduras selvagens, presentes no ar, e que produzem naturalmente álcool a partir do momento em que entram em contato com o açúcar.

Quando o mosto da cerveja é fermentado num recipiente aberto ocorre um aquecimento que leva à produção de espuma na superfície. Ao recolher esta espuma, composta por milhões de células de levedura, e adicioná-la a novos barris de mosto de cerveja os mestres-cervejeiros medievais aprenderam a alcançar um processo mais consistente de fabricação da cerveja.

Este tipo de “fermentação alta” e natural é utilizado até hoje na produção das cervejas belgas de tipo Lambic (em breve falaremos sobre esse tipo).

No entanto, durante o verão o ar ficava com altas concentrações de fermentos selvagens dificultando a produção da cerveja, tendo como resultado uma cerveja inconsistente.

Para evitar esta situação os mestres-cervejeiros realizavam uma última fermentação de cerveja na primavera: a cerveja era então armazenada em porões gelados para maturarem durante o verão, reiniciando o processo de fabricação da cerveja no outono.

Os mestres cervejeiros da Baviera, que armazenavam suas cervejas em cavernas congeladas nos Alpes, notaram que o gelo fazia com que o fermento se acumulasse no fundo do tanque de fermentação, produzindo uma cerveja de coloração mais clara, transparente e harmonizada, a partir de então surgiram as cervejas lager. Por esta razão os fermentos Lager (de baixa fermentação ou baixa temperatura), trabalham melhor nestas condições.

Curiosidade sobre o nome

Ao processo pelo qual a cerveja era maturada em temperaturas baixas (comumente em caves, cavernas ou adegas) por longos períodos de tempo é dado nome “Lagering”. Seu nome surgiu da derivação da palavra lagering que em alemão que significa em uma tradução literal guardar.

O que é uma cerveja Lager?

As cervejas do tipo Lager são relativamente novas na história da cerveja. Sua popularização começou na metade do século XIX, devido a evolução das técnicas de refrigeração.

A lager está no grupo das cervejas de baixa fermentação. A levedura utilizada na fermentação fica toda concentrada no fundo dos tanques ou panelas e necessita de uma temperatura mais baixa por cerca de 8 semanas.

Diferença entre a produção das cervejas tipo Lager e Ale.

As lagers dominam o mercado mundial por serem mais leves e com menor porcentagem de álcool.

Categorias da Lager

Elas podem ser subdivididas em categorias como: Munich Helles, Märzen, Bock Vienna Lager, Pilsen e as americans lager. Essa última mais comercial pois utilizam em seus ingredientes aditivos para acelerar a produção.

E se você está em busca de maltes ou outros ingredientes para sua receita de cerveja, a Prazeres da Casa conta um enorme diversidade de produtos para sua brassagem.

Fontes: Wikipédia/Cerveja na Guela/O Contador de Cervejas

Veja nos links abaixo alguns produtos para você começar a sua produção de cerveja ou renovar seus ingredientes.

Maltes

Equipamentos

E para saber mais sobre o lançamento da linha de maltes Steinbach e receber promoções exclusivas, clique no link abaixo.

Lançamento Steinbach

 

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

This website uses cookies.