Tipos de cerveja – Você sabe o que é uma cerveja Lager?

Você sabe o que é uma cerveja Lager? Quais as diferenças dela para outros tipos de cerveja? Então vamos entender melhor como surgiu um dos mais populares tipos de cerveja.

Como surgiu a Lager

Até o século XVI, todas as cervejas consumidas no mundo eram de tipo ale. Nesse período, a cerveja era tradicionalmente fermentada com leveduras selvagens, presentes no ar, e que produzem naturalmente álcool a partir do momento em que entram em contato com o açúcar.

Quando o mosto da cerveja é fermentado num recipiente aberto ocorre um aquecimento que leva à produção de espuma na superfície. Ao recolher esta espuma, composta por milhões de células de levedura, e adicioná-la a novos barris de mosto de cerveja os mestres-cervejeiros medievais aprenderam a alcançar um processo mais consistente de fabricação da cerveja.

Este tipo de “fermentação alta” e natural é utilizado até hoje na produção das cervejas belgas de tipo Lambic (em breve falaremos sobre esse tipo).

No entanto, durante o verão o ar ficava com altas concentrações de fermentos selvagens dificultando a produção da cerveja, tendo como resultado uma cerveja inconsistente.

Para evitar esta situação os mestres-cervejeiros realizavam uma última fermentação de cerveja na primavera: a cerveja era então armazenada em porões gelados para maturarem durante o verão, reiniciando o processo de fabricação da cerveja no outono.

Os mestres cervejeiros da Baviera, que armazenavam suas cervejas em cavernas congeladas nos Alpes, notaram que o gelo fazia com que o fermento se acumulasse no fundo do tanque de fermentação, produzindo uma cerveja de coloração mais clara, transparente e harmonizada, a partir de então surgiram as cervejas lager. Por esta razão os fermentos Lager (de baixa fermentação ou baixa temperatura), trabalham melhor nestas condições.

Curiosidade sobre o nome

Ao processo pelo qual a cerveja era maturada em temperaturas baixas (comumente em caves, cavernas ou adegas) por longos períodos de tempo é dado nome “Lagering”. Seu nome surgiu da derivação da palavra lagering que em alemão que significa em uma tradução literal guardar.

O que é uma cerveja Lager?

As cervejas do tipo Lager são relativamente novas na história da cerveja. Sua popularização começou na metade do século XIX, devido a evolução das técnicas de refrigeração.

A lager está no grupo das cervejas de baixa fermentação. A levedura utilizada na fermentação fica toda concentrada no fundo dos tanques ou panelas e necessita de uma temperatura mais baixa por cerca de 8 semanas.

Diferença entre a produção das cervejas tipo Lager e Ale.

As lagers dominam o mercado mundial por serem mais leves e com menor porcentagem de álcool.

Categorias da Lager

Elas podem ser subdivididas em categorias como: Munich Helles, Märzen, Bock Vienna Lager, Pilsen e as americans lager. Essa última mais comercial pois utilizam em seus ingredientes aditivos para acelerar a produção.

E se você está em busca de maltes ou outros ingredientes para sua receita de cerveja, a Prazeres da Casa conta um enorme diversidade de produtos para sua brassagem.

Fontes: Wikipédia/Cerveja na Guela/O Contador de Cervejas

Veja nos links abaixo alguns produtos para você começar a sua produção de cerveja ou renovar seus ingredientes.

Maltes

Equipamentos

E para saber mais sobre o lançamento da linha de maltes Steinbach e receber promoções exclusivas, clique no link abaixo.

Lançamento Steinbach