Dicas para envasar cerveja caseira

Hoje vamos te dar 5 dicas para envasar sua cerveja caseira. Elas vão te ajudar a evitar alguns problemas que podem acontecer durante o processo que pode parecer simples, mas que se não realizados corretamente podem estragar sua cerveja.

Dicas para envasar cerveja caseira

1 – Limpeza

Faça a limpeza das garrafas com antecedência, balde de fermentação e tampas. Ou seja tudo que for entrar em contato com a cerveja.

Se as garrafas estiverem sujas, lave-os por dentro com a ajuda de uma escova (dessas utilizadas para limpar mamadeira). Certifique-se de que não tenham nenhum resíduo de sujeira e então faça o enxague.

Após o processo de limpeza é hora da sanitização com uma solução de iodo.

Dica de produto:

O escorredor de Garrafa pode ser utilizado para otimizar seu espaço, facilitar que suas garrafas sequem naturalmente e deixa-las prontas para posterior sanitização e envasamento sem que elas acumulem pó ou partículas.

ESCORREDOR DE GARRAFAS FIXO – 45 GARRAFAS

2 – Tipos de tampinha

Você pode comprar as garrafas ou reutilizar as garrafas long neck, mas fique atento ao tipo correto de tampa para não deixar o gás da cerveja vazar.

No caso de garrafas com a boca rosqueada use tampas twist-off.

Para os outros tipos de garrafas as tampinhas indicadas são as pry-off.

Dica de produto:

TAMPINHAS PRY-OFF

3 – Oxidação

Para evitar que sua cerveja oxide e fique com aquele gosto metálico use um auto sifão para realizar o envase. O uso do sifão irá evitar que a cerveja faça espuma durante o envase e diminui o contato com ar (que causa o aroma metálico).

Agora se você percebeu que sua cerveja já oxidou tente consumi-la o quanto antes, quanto mais tempo armazenada mais o aroma será percebido.

4 – Carbonatação

A carbonatação da cerveja feita em casa pode ser realizada de duas diferentes maneiras a priming ou a carbonatação forçada. Esse são os métodos mais utilizados na produção caseira.

No priming introduzimos uma quantidade de açucares fermentáveis na cerveja pronta para produzir o CO2 desejado. Este é um método mais simples e mais barato. Normalmente se usa entre 5 e 7 gramos por litro – a depender do estilo da cerveja.

Já na carbonatação forçada o volume desejado de CO2 é inserido diretamente na cerveja. Este método não é muito recomendado para iniciantes.

Dica: Verifique se a fermentação já acabou pois o excesso de açúcar, que foi introduzido no priming , pode levar a um excesso de pressão e causar a explosão das garrafas – chamado Gushing. Contaminações bactericidas também são causa comum de Gushing na sua cerveja.

5 – Guarde as suas garrafas corretamente

Depois de envasar e tampar sua cerveja, procure armazena-las a temperatura ambiente por pelo menos duas semanas para permitir a fermentação adequada do açúcar (inseridos durante o priming). Passado esse tempo deixe a cerveja em um lugar fresco e longe da luz.

Fonte:The Kitchn/Goronah/Beer Smith

Fique por dentro de todas as novidades do blog, assine nossa newsletter e receba todas as notícias em primeira mão.

 

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

This website uses cookies.