Dicas para envasar cerveja caseira

Hoje vamos te dar 5 dicas para envasar sua cerveja caseira. Elas vão te ajudar a evitar alguns problemas que podem acontecer durante o processo que pode parecer simples, mas que se não realizados corretamente podem estragar sua cerveja.

Dicas para envasar cerveja caseira

1 – Limpeza

Faça a limpeza das garrafas com antecedência, balde de fermentação e tampas. Ou seja tudo que for entrar em contato com a cerveja.

Se as garrafas estiverem sujas, lave-os por dentro com a ajuda de uma escova (dessas utilizadas para limpar mamadeira). Certifique-se de que não tenham nenhum resíduo de sujeira e então faça o enxague.

dicas para envasar cerveja caseira

Após o processo de limpeza é hora da sanitização com uma solução de iodo.

Dica de produto:

O escorredor de Garrafa pode ser utilizado para otimizar seu espaço, facilitar que suas garrafas sequem naturalmente e deixa-las prontas para posterior sanitização e envasamento sem que elas acumulem pó ou partículas.

ESCORREDOR DE GARRAFAS FIXO – 45 GARRAFAS

2 – Tipos de tampinha

Você pode comprar as garrafas ou reutilizar as garrafas long neck, mas fique atento ao tipo correto de tampa para não deixar o gás da cerveja vazar.

No caso de garrafas com a boca rosqueada use tampas twist-off.

Para os outros tipos de garrafas as tampinhas indicadas são as pry-off.

Dica de produto:

TAMPINHAS PRY-OFF

tampinhas-prazeres-da-casa

3 – Oxidação

Para evitar que sua cerveja oxide e fique com aquele gosto metálico use um auto sifão para realizar o envase. O uso do sifão irá evitar que a cerveja faça espuma durante o envase e diminui o contato com ar (que causa o aroma metálico).

Agora se você percebeu que sua cerveja já oxidou tente consumi-la o quanto antes, quanto mais tempo armazenada mais o aroma será percebido.

4 – Carbonatação

A carbonatação da cerveja feita em casa pode ser realizada de duas diferentes maneiras a priming ou a carbonatação forçada. Esse são os métodos mais utilizados na produção caseira.

No priming introduzimos uma quantidade de açucares fermentáveis na cerveja pronta para produzir o CO2 desejado. Este é um método mais simples e mais barato. Normalmente se usa entre 5 e 7 gramos por litro – a depender do estilo da cerveja.

Já na carbonatação forçada o volume desejado de CO2 é inserido diretamente na cerveja. Este método não é muito recomendado para iniciantes.

Dica: Verifique se a fermentação já acabou pois o excesso de açúcar, que foi introduzido no priming , pode levar a um excesso de pressão e causar a explosão das garrafas – chamado Gushing. Contaminações bactericidas também são causa comum de Gushing na sua cerveja.

dicas para envasar cerveja caseira

5 – Guarde as suas garrafas corretamente

Depois de envasar e tampar sua cerveja, procure armazena-las a temperatura ambiente por pelo menos duas semanas para permitir a fermentação adequada do açúcar (inseridos durante o priming). Passado esse tempo deixe a cerveja em um lugar fresco e longe da luz.

Fonte:The Kitchn/Goronah/Beer Smith

Fique por dentro de todas as novidades do blog, assine nossa newsletter e receba todas as notícias em primeira mão.