Dicas de como limpar o equipamento cervejeiro

Como limpar o equipamento cervejeiro?

Limpar e desinfetar todo o equipamento cervejeiro em casa é a única coisa que você pode fazer para garantir o sucesso da produção de cerveja. Se você deixar higienizar adequadamente seus equipamentos, as chances de arruinar sua cerveja são grandes.

Felizmente, limpar e desinfetar é bastante fácil, mas não é um processo tão rápido. Exige apenas um pouco de atenção aos detalhes.

Lavar é simplesmente o ato de remover poeira e sujeira de seu equipamento. Desinfetar é um passo separado para matar bactérias e microorganismos remanescentes que podem permanecer após a lavagem. Uma lavagem completa é um precursor da higienização, pois os agentes higienizantes por si só não serão capazes de remover sujeira acumulada que ficam depositadas nos equipamentos e que abrigam bactérias.

Então, vamos lá!

Limpeza

Antes de iniciar o processo de sanitização, você precisa limpar (MUITO BEM) seu equipamento. Não dá para ter equipamentos totalmente sanitizados sem uma limpeza eficiente e uma maneira de facilitar esse processo que é considerado o mais trabalhoso na produção de cerveja caseira é o uso de bons produtos para limpeza.

O objetivo de limpar é retirar todos os resíduos que possam ter ficados da ultima produção. Resíduos que podem impactar de forma negativa caso entrem em contato com a nova produção.

Trubs e baldes fermentadores merecem uma atenção especial nessa fase. Lembre-se de retirar o trub de sua panela de fervura e dar um boa geral no fundo do balde fermentador pois nele pode conter resquícios de leveduras.

Produtos de limpeza

A limpeza pode ser feita com o uso de detergentes, água quente e em alguns casos soda cáustica (não pode ser usado em equipamentos de alumínio), também pode ser utilizado produtos tira manchas de roupas em pó.

Esponjas ou escovas ajudam a remover quaisquer resíduos de sujeira, embora tenha cuidado para não usar o lado abrasivo (use o lado amarelo) nos equipamentos plásticos, pois isso tende a arranhar o plástico, criando um lar para microrganismos.

A mistura da soda caustica dever ser de:

  • 1 colher de sopa para 5 litros de água, a aplicação deve ser feita a 80 graus por 20 minutos. Em seguida enxague em abundância para que não reste nenhum resíduo da soda na panela.

Ao utilizar detergentes enxague muito bem, qualquer resíduo deixará sua cerveja com gosto de sabão.

Foto Reproduçãohttpswwwmountainfeedcomblogslearn16290877 how to brew hard cider start with a 1 gallon kit

Para manchas difíceis, existem vários produtos de limpeza mais fortes disponíveis.
Não deixe produtos de limpeza à base de alvejantes em contato com aço inoxidável por qualquer período prolongado de tempo. Uma lavagem curta é aceitável, mas a exposição prolongada a produtos branqueadores pode estragar o aço inoxidável.

Evite deixar produtos plásticos mergulhados em agentes de limpeza por períodos prolongados, pois o plástico costuma absorver muitos dos produtos químicos.

Sanitização do equipamento

Tudo limpo é hora de sanitizar!

O objetivo da sanitização é eliminar possíveis contaminantes no equipamento cervejeiro. Tudo que irá entrar em contato durante a fabricação da sua cerveja deve ser desinfetado.

O produto mais simples e conhecido por todos é o Álcool 70%. Você pode encontrá-lo em nossa loja online nesse link aqui. Seu uso é fácil, basta borrifar em todas as superfícies a serem desinfetadas. Passe nas mãos também antes de iniciar o processo de sanitização e toda vez que precisar manusear os insumos e equipamentos que serão utilizados na produção.

Tudo desde embalagens a equipamentos devem ser desinfetados.

Outro produto que recomendamos e tem um rendimento maior que o álcool 70% é o Biofor (compre aqui) ou também chamado Iodophor. O iodophor é um desinfetante a base de iodo em forma líquida. Ele possui um amplo espectro de ação germicida e anti bactericida contra Staphylococus, Streptococcus, Salmonella cholerae e outras.

É recomendado seu uso em panelas e barris de aço inoxidável, pois funciona rapidamente e não é tão corrosivo para o aço quanto o uso de alvejantes por exemplo.

Requer uma quantidade relativamente pequena de produto e em 30 segundos esta sanitizado. O iodophor não requer enxague, mas o mesmo pode ser feito levemente após o uso.

Também é indicado o uso do ácido peracéptico, tem fácil manuseio e estocagem. Ele pode ser utilizado em plástico, vidro e aço inox sem problema algum.

Recomendamos o Peracéptico Pac 200, ele é à base de ácido peracéptico pode ser utilizado em alimentos, superfícies e utensílios em geral. Molhe ou deixe submerso o utensílio a ser desinfetado por 10 minutos, escorra e está pronto para uso. Você pode encontrar em nossa loja física e online nesse link aqui.

Uma boa dica é: mergulhe o que puder e pulverize o que não for possível ficar imerso nos produtos desinfetantes.

Fontes: Beer Craftr/Beer Smith/Goronah

 

Conte para gente nos comentários quais produtos e métodos de limpeza e sanitização funcionam melhor para você.

Até a próxima!

Luis Ferro Braumeinster

Quem somos nós Somos grandes amigos que se conheceram na faculdade de administração no fim dos anos 90. Após alguns anos de trabalho em diferentes áreas e empresas, nos reencontramos e resolvemos nos unir para inovar e empreender. Nascia o Prazeres da Casa, um espaço concebido para ensinar, aprender e experimentar os mais diversos hobbies que podem ser feitos em casa. Nossa missão Estimular, propagar e ensinar a cultura do “faça você mesmo” (do it yourself em inglês). Sabemos que todas as coisas são projetadas e construídas, que não são objetos misteriosos ou mágicos, por isso, mostramos como elas podem ser feitas por você e, ainda, ter a sua marca registrada, ser personalizada. Nossa proposta / O que fazemos Somos embaixadores do “do it yourself”. Por meio de cursos, palestras, workshops e venda de materiais específicos, desvendamos e ensinamos a praticar um hobby dentro de casa. Somos convictos de que existe um movimento de contracultura e contraindustrialização aonde se redescobre o prazer de se fazer tudo em casa. Os melhores prazeres da vida estão no seu lar.

Share
Published by
Luis Ferro Braumeinster

Recent Posts

Desvendando o Whirlpool na sua brassagem

Muitas pessoas receitam a prática de Whirlpool na brassagem sem entender muito bem os processos…

2 anos ago

Como resfriar o mosto mais rápido

Resfriar o mosto é, sem dúvida, uma das etapas mais comentadas e também uma das…

2 anos ago

CERVEJA ARTESANAL – O IMPACTO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CERVEJA

Sabemos que a temperatura está positivamente relacionada com as taxas de reação - quanto maior…

2 anos ago

Maturação da cerveja: dicas de tempo e temperatura para iniciantes

O número de pessoas que estão aderindo a produção de cerveja artesanal vem saltando nos…

2 anos ago

Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se…

2 anos ago

BJCP 10a: Weißbier

Impressão Geral:Uma cerveja de trigo alemã clara e refrescante, com alta carbonatação, final seco,sensação na…

2 anos ago

This website uses cookies.