Dicas de como limpar o equipamento cervejeiro

Como limpar o equipamento cervejeiro?

Limpar e desinfetar todo o equipamento cervejeiro em casa é a única coisa que você pode fazer para garantir o sucesso da produção de cerveja. Se você deixar higienizar adequadamente seus equipamentos, as chances de arruinar sua cerveja são grandes.

Felizmente, limpar e desinfetar é bastante fácil, mas não é um processo tão rápido. Exige apenas um pouco de atenção aos detalhes.

Lavar é simplesmente o ato de remover poeira e sujeira de seu equipamento. Desinfetar é um passo separado para matar bactérias e microorganismos remanescentes que podem permanecer após a lavagem. Uma lavagem completa é um precursor da higienização, pois os agentes higienizantes por si só não serão capazes de remover sujeira acumulada que ficam depositadas nos equipamentos e que abrigam bactérias.

Então, vamos lá!

Limpeza

Antes de iniciar o processo de sanitização, você precisa limpar (MUITO BEM) seu equipamento. Não dá para ter equipamentos totalmente sanitizados sem uma limpeza eficiente e uma maneira de facilitar esse processo que é considerado o mais trabalhoso na produção de cerveja caseira é o uso de bons produtos para limpeza.

O objetivo de limpar é retirar todos os resíduos que possam ter ficados da ultima produção. Resíduos que podem impactar de forma negativa caso entrem em contato com a nova produção.

Trubs e baldes fermentadores merecem uma atenção especial nessa fase. Lembre-se de retirar o trub de sua panela de fervura e dar um boa geral no fundo do balde fermentador pois nele pode conter resquícios de leveduras.

Produtos de limpeza

A limpeza pode ser feita com o uso de detergentes, água quente e em alguns casos soda cáustica (não pode ser usado em equipamentos de alumínio), também pode ser utilizado produtos tira manchas de roupas em pó.

Esponjas ou escovas ajudam a remover quaisquer resíduos de sujeira, embora tenha cuidado para não usar o lado abrasivo (use o lado amarelo) nos equipamentos plásticos, pois isso tende a arranhar o plástico, criando um lar para microrganismos.

A mistura da soda caustica dever ser de:

  • 1 colher de sopa para 5 litros de água, a aplicação deve ser feita a 80 graus por 20 minutos. Em seguida enxague em abundância para que não reste nenhum resíduo da soda na panela.

Ao utilizar detergentes enxague muito bem, qualquer resíduo deixará sua cerveja com gosto de sabão.

Foto Reproduçãohttpswwwmountainfeedcomblogslearn16290877 how to brew hard cider start with a 1 gallon kit

Para manchas difíceis, existem vários produtos de limpeza mais fortes disponíveis.
Não deixe produtos de limpeza à base de alvejantes em contato com aço inoxidável por qualquer período prolongado de tempo. Uma lavagem curta é aceitável, mas a exposição prolongada a produtos branqueadores pode estragar o aço inoxidável.

Evite deixar produtos plásticos mergulhados em agentes de limpeza por períodos prolongados, pois o plástico costuma absorver muitos dos produtos químicos.

Sanitização do equipamento

Tudo limpo é hora de sanitizar!

O objetivo da sanitização é eliminar possíveis contaminantes no equipamento cervejeiro. Tudo que irá entrar em contato durante a fabricação da sua cerveja deve ser desinfetado.

O produto mais simples e conhecido por todos é o Álcool 70%. Você pode encontrá-lo em nossa loja online nesse link aqui. Seu uso é fácil, basta borrifar em todas as superfícies a serem desinfetadas. Passe nas mãos também antes de iniciar o processo de sanitização e toda vez que precisar manusear os insumos e equipamentos que serão utilizados na produção.

limpar o equipamento cervejeiro

Tudo desde embalagens a equipamentos devem ser desinfetados.

Outro produto que recomendamos e tem um rendimento maior que o álcool 70% é o Biofor (compre aqui) ou também chamado Iodophor. O iodophor é um desinfetante a base de iodo em forma líquida. Ele possui um amplo espectro de ação germicida e anti bactericida contra Staphylococus, Streptococcus, Salmonella cholerae e outras.

É recomendado seu uso em panelas e barris de aço inoxidável, pois funciona rapidamente e não é tão corrosivo para o aço quanto o uso de alvejantes por exemplo.

limpar o equipamento cervejeiro

Requer uma quantidade relativamente pequena de produto e em 30 segundos esta sanitizado. O iodophor não requer enxague, mas o mesmo pode ser feito levemente após o uso.

Também é indicado o uso do ácido peracéptico, tem fácil manuseio e estocagem. Ele pode ser utilizado em plástico, vidro e aço inox sem problema algum.

Recomendamos o Peracéptico Pac 200, ele é à base de ácido peracéptico pode ser utilizado em alimentos, superfícies e utensílios em geral. Molhe ou deixe submerso o utensílio a ser desinfetado por 10 minutos, escorra e está pronto para uso. Você pode encontrar em nossa loja física e online nesse link aqui.

Uma boa dica é: mergulhe o que puder e pulverize o que não for possível ficar imerso nos produtos desinfetantes.

Fontes: Beer Craftr/Beer Smith/Goronah

 

Conte para gente nos comentários quais produtos e métodos de limpeza e sanitização funcionam melhor para você.

Até a próxima!