Se você deseja iniciar o cultivo de cannabis, um dos primeiros passos sem dúvida é definir o seu grow. Ou seja, o seu espaço ideal de cultivo para promover o crescimento de plantas sob condições controladas.
E diferentemente do que pensam muitos growers, não é preciso ter uma estufa profissional para garantir um bom cultivo. Qualquer ambiente, com espaço, iluminação e ventilação adequada serve para montar esse espaço.
Quer saber como montar seu espaço de cultivo? Então continue lendo esse post e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto!
8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR SEU CULTIVO INDOOR
Como montar um grow?
Para montar seu Growroom, são necessários alguns poucos equipamentos associados a cuidados no cultivo, tanto em ambientes internos, como externos.
Além disso, existem alguns pontos cruciais que você deve considerar na hora de montar seu growroom. São eles:
Tamanho do espaço para cultivo
Mentalize toda a estrutura que envolve o plantio. Não são só os vasos das plantas que ocupam espaço, mas também as luzes, exaustores/ventiladores, cabos e outros equipamentos.
Para produzir um plantio médio, recomenda-se ocupar um espaço de ao menos 1 metro quadrado. Desta forma, ficará bem acomodados os vasos e equipamentos.
Quanto maior for o espaço mais variedade e produção você conseguirá. Já a altura do growrrom, será definida pelas luzes que você irá utilizar nesse espaço.
Garanta um grow à prova de luz
O seu growroom precisa ser um espaço à prova de luz. Ou seja, ele não deve permitir que a iluminação externa entre enquanto as lâmpadas estão desligadas. Isso porque a entrada de luz estressa a planta, aumentando as chances dela produzir flores masculinas.
Sendo assim, o uso de lonas é o mais indicado. Afinal, elas impossibilitam essa entrada de luz.
Temperatura e umidade
O growroom é um espaço controlado em relação à temperatura e umidade
Ou seja, esta é uma área que deve ser seca, assim como apresentar circulação de ar fresco adequada. Alguns cultivadores escolhem porões para o cultivo, o que não é errado. Mas, para cultivar cannabis nesse ambiente, é preciso verificar se ele possui entradas de ar para uma ventilação adequada.
Em relação à umidade, você pode fazer o controle utilizando um desumidificador, um aparelho que favorece o aumento ou redução da umidade.
Esse controle é importante, pois o ambiente úmido e quente, durante o período de vegetação, aumenta o crescimento. Enquanto isso, a temperatura mais fria e a umidade mais baixa aumentarão o crescimento dos brotos.
Como evitar 5 erros comuns no cultivo de maconha
O ar condicionado portátil pode ser uma opção para controlar a temperatura, pois eles mesmos se ligam e desligam, de acordo com as necessidades do ambiente.
Assim a planta consegue crescer em todos os estágios!
Facilidade de acesso
A planta necessita de cuidados diários, então se o acesso for ruim, prejudicará o processo de checagem.
Luzes de cultivo e sua importância
Um passo importante para a montagem do growroom é a escolha das luzes. A qualidade da luz determina o crescimento e rendimento da colheita. Aproveite para conferir um artigo que fizemos sobre iluminação de grow e aprenda como escolher o tipo de iluminação adequada para seu cultivo.
Como escolher a iluminação do seu grow! Saiba Mais.
Além disso, a forma como distribui as luzes no espaço também é importante:
- Para um espaço de 40x40cm é possível ter de 1-4 plantas e 65w de LED são suficientes para cobrir essa área.
- Um espaço de 60x60cm é possível cultivar entre 1-4 plantas e 80w a 120w de LED são suficientes para cobrir essa área.
- Para um espaço de 80×80 e maiores é possível cultivar um número maior de plantas e a potência das luzes deve ser 240w, 480w, para cobrir bem a área.
Sistema de ventilação do grow
O sistema de ventilação pode ser feito por meio de exaustores, que será determinado pelo espaço do growroom e pelo calor oferecido pela lâmpada.
Os exaustores são importantes e desempenham o controle da movimentação de ar, de uma forma harmônica.
Promovendo entradas de ar inferiores no growrrom, e a remoção constantemente do ar na parte superior. Formando uma pressão negativa.
A pressão negativa formada pela sucção do ar faz com que o ar seja renovado de forma mais eficiente, e possibilite um melhor desenvolvimento das plantas.
Se você utilizar exaustores, também é interessante manter o uso de ventilador, pois a corrente de ar leve fortalece o caule e evita o mofo e insetos.
Aparelhos de controle
A utilização de aparelhos de controle, principalmente para iniciantes de growroom, facilita o cultivo.
Você poderá ter a sua disposição um timer que possibilitará o controle da floração e um kit de pH para testar o pH do solo e nutrientes, mantendo um pH mais neutro.
Tamanhos dos vasos
Os vasos são parte fundamental da growrrom, pois eles que de fato armazenaram as plantas e possibilitarão seu crescimento.
Existem diferentes materiais, tipos, formas e tamanhos de vasos. Os materiais podem ser de feltro, de plástico, vasos com furos laterais, enfim uma grande diversidade.
Quero AGORA os melhores Vasos de Feltro do mercado!!!
Os melhores Vasos de Plástico AGORA MESMO!!!
O importante sobre os vasos é a relação entre o tamanho do vaso e da planta. Vasos muito grandes podem apodrecer as raízes e vasos muito pequenos impossibilitam o crescimento adequado das raízes.
Por isso o tamanho da planta é que definirá o tamanho do vaso, abaixo separamos uma sugestão:
- 30 cm – vaso com 8-12l
- 60 cm – vaso com 12-18l
- 90 cm – vaso com 18-26l
- 1,20m – vaso com 25-35l
- 1,50m – vaso com 30l
Substratos e Fertilizantes
Os substratos mais adequados se obtêm pela mistura entre Turfa e Perlita (50% – 50%). Você pode encontra-los já prontos para utilizar no seu growroom, diretamente.
É um substrato inerte, onde quem define todo alimento é você.
O uso de substratos facilita o processo, garantindo o sucesso da sua plantação.
Bom, agora você já possui as informações básicas para começar o seu cultivo de cannabis. Escolha bem suas sementes, defina os métodos, compre o material e enfim comece o seu plantio!