Categories: Substratos

Conheça os tipos de substratos para seu cultivo

Tipos de substratos

Podemos encontrar dois tipos de grupos nos substratos: inerte ou orgânico. Eles podem ser de origem fóssil, mineral ou uma mistura de ambos.

É utilizado para substituir a terra (por um breve e rápido período) pois não são porosos e devido a isso não retém úmidade e não liberam os nutrientes necessários para a planta se manter por um longo período.

Veja alguns dos substratos inertes mais conhecidos entre os growers e que você encontra na Prazeres da Casa.

Substratos Inertes

O substrato inerte contém níveis mínimos (ou nenhum) de nutrientes. Ele auxilia no aumento da drenagem do solo e retém o oxigênio. Confira sempre o nível de EC do seu substrato. Os substratos devem conter um nível mínimo de “alimento” (<0,7EC) para não influenciar na sua dosagem de fertilizante.

Seu uso é muito indicado para clones.

Fibra de Coco
Feito a partir da casca do coco. Possui uma boa retenção de água. Auxilia na ramificação das raízes das plantas e também na aeração da terra.

Compre no link abaixo

FIBRA DE COCO – VITAPLAN

Perlita

A perlita é um produto de origem vulcânica e pode ser encontrada somente em algumas regiões do mundo. A característica que a difere dos demais minerais vulcânicos é a capacidade de expandir-se, quando aquecida a altas temperaturas, de quatro a vinte vezes seu volume original.

Quando a PERLITA moída é aquecida a mais de 900°C, se expande de maneira similar a pipoca. Este fenônemo se deve a presença de água retida dentro do mineral cru.
A água contida na perlita se evapora durante o processo de aquecimento, formando uma infinidade de pequenas bolhas de ar seladas e conectadas entre si. Este fenômeno, faz da perlita, um produto de baixíssimo peso com excelentes propriedades físicas.

Excelente para drenagem de água já que mais da metade de sua composição contém oxigênio. Uma ótima pedida é seu uso junto com o pó de coco ou turfa.

Compre no link abaixo

PERLITA EXPANDIDA SCHUMACHER

Turfa
A turfa é encontrada em regiões pantanosas. A turfa consegue reter até 20 vezes o seu peso em água, diminuindo o número de regas. Mas fique de olho pois ela tende a deixar o pH ácido.

Vermiculita
Sua origem vem dos minerais basálticos. Conseguindo reter até 5 vezes o seu peso em água, assim como a fibra de coco, é excelente para aeração e retenção de água.

Húmus
O húmus é um composto orgânico feito da decomposição de diversos organismos e pode ser acelerado com o auxílio de minhocas. Quando formado, libera muitos nutrientes, dentre eles principalmente o nitrogênio. Muito utilizado para preparação do solo.

Compre no link abaixo

HÚMUS DE MINHOCAS VITAPLAN

Carolina Soil
Carolina Soil é uma mistura de substratos feitas sob medida. Eles tem um baixo EC (Carolina Soil Padrão tem 0,7EC e Carolina Soil II tem 0,3EC) e tem uma densidade muito baixa para garantir uma boa alimentação e oxigenação da sua planta.

Se inscreva em nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.