Poda FIM no cultivo de Cannabis: Conheça tudo sobre o assunto

Conhecida como “fimming” a poda fim é um processo que auxilia o desenvolvimento da Cannabis e é muito utilizada pelos cultivadores. Este é um processo que melhora o rendimento das plantas de forma expressiva.

A técnica é bem simples e se bem aplicada corretamente traz excelentes resultados. Se você quer entender o processo. E ainda aprender de forma prática como é a execução da poda fim, continue lendo esse artigo e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Afinal, o que é a poda FIM

Antes de aprender como aplicar esse tipo de poda é importante que você entenda o que é, para aplicar a técnica com maior segurança.

A poda FIM é uma técnica aplica exclusivamente no cultiva de maconha. Ela surgiu após um grower – cultivador de cannabis- errar na realização da poda.

A técnica consiste em retirar um pedaço da parte principal do caule, para fazer com que nasça novas folhas com melhor qualidade.

Qual importância da poda na Cannabis?

A poda é uma técnica extremamente necessária em qualquer plantio, principalmente, no cultivo indoor da Cannabis. Isso porque, ao podar sua planta, você aumenta o rendimento e reduz a altura.

O que muitos não sabem é que não realizar a poda influencia diretamente na baixa quantidade na colheita. Grande parte dos cultivadores de cannabis, não realizam a poda por acreditar que sua colheita será reduzida, no entanto o que o ocorre é o contrário.

Se você busca uma colheita mais ampla, de melhor qualidade e até controlar o tamanho da sua planta a poda FIM vai te auxiliar nesse processo e você mesmo pode fazer sem medo algum.

Poda FIM e os seus benefícios

A poda FIM traz diversos benefícios para quem cultiva cannabis. Entre os principais podemos citar:

  • Crescimento e desenvolvimento das plantas: isso ocorre, porque a poda auxilia o processo de emissão de auxina, uma substância que ativa o crescimento das plantas.
  • Geração de mais flores
  • A poda FIM é uma técnica que pode ser aplicada juntamente com outras, o que potencializa ainda mais os benefícios da técnica
  • Maximiza o uso dos nutrientes retirados do solo pela planta

Com tantos benefícios assim, certamente você que é ou pretende ser cultivador de Cannabis, já quer realizar a técnica da poda FIM.

No entanto, para que a aplicação dessa técnica seja feita do jeito certo e não gere um impacto negativo na sua plantação, antes de mais nada é importante que você conheça os riscos da poda FIM, além de saber identificar quando é necessário aplicar a técnica.

Quando aplicar

Um FIM que se aplica antecipadamente, como os produtores dos EUA recomendam, é tremendamente eficaz na transformação das plantas

Além disso, você pode aplicar o método FIM várias vezes até que o produtor esteja satisfeito com a densidade do ramo da Cannabis.

O maior benefício do método FIM é isso:  a precisão não é o objetivo principal. Uma poda desleixada muitas vezes pode se revelar um FIM fantástico.

Riscos da poda FIM

Ao realizar a técnica é necessário que você entenda que a poda Fim trará um aumento de galhos. E, por sua vez, será necessário a presença de estacas para o suporte, pois durante da fase de floração os ramos ficam mais pesados.

Você pode pensar que isso não é um risco. Mas, sem um suporte o ramo pesa e pode quebrar, fazendo com que você perca o seu plantio. Por isso é melhor prevenir-se!

Além disso, também é importante salientar que a poda FIM é uma técnica que não se adequa às variedades de cannabis Autoflorescentes -tipo de Cannabis que floresce mesmo recendo baixa quantidade de luz-. O estresse da poda do caule principal e o tempo de recuperação associados, impedirão o crescimento das Cannabis Autoflorescentes. 

Como realizar a poda FIM corretamente

Aplicar o método FIM não poderia ser mais fácil. Ou seja, você tem uma escolha entre beliscar – pequenos cortes sem tira o pedaço- e cortar.

Tudo se resume em qual das técnicas você terá maior habilidade. Se você preferir pode podar com uma tesoura ou usar seu cortador esterilizado.

Tenha em mente que a poda FIM se originou de um caso de uma de planta imprecisa, como abordamos no início desse artigo. Sendo assim, com o tempo foram surgindo técnicas que passaram a estruturassem melhor sua aplicação.

A poda FIM é o processo de remover aproximadamente 75% da ponta do broto principal. Segurar a área entre as pontas dos dedos permite menor espaço para os possíveis erros e resulta em um FIM mais bem-sucedido.

O momento exato da FIM fica a critério do produtor. Observe que as plantas precisarão de cerca de 1 semana para se recuperar, assim como para iniciar um processo de desenvolvimento e crescimento. A técnica FIM também incentivará a planta a se espalhar e preencher o espaço de cultivo lateral.

Realize a poda no inicio da floração

Embora fique a critério do produtor escolher o momento ideal para realizar a poda FIM especialistas no assunto indicam sua execução antes do inicio da floração, pois sempre que você retira partes de suas plantas de cannabis, elas ficam estressadas e precisarão de algum tempo para se recuperar da poda.

Se você busca obter o rendimento máximo, é melhor usar a poda FIM em conjunto com outras técnicas de cultivo. Todas as técnicas que dependem de uma estrutura, e quando bem associadas são uma ótima maneira de obter o melhor das plantas preparadas.

O cultivo de SOG – abreviatura em inglês de Sea Of Green ou Mar Verde em português- também pode se beneficiar de vários ramos em cada planta, ajudando a preencher o espaço produtivo na copa com folhas de topo e aumentando seu plantio.

Conclusão

Essas são as dicas para você que cultiva maconha bem como deseja ter um melhor rendimento no no cultivo da cannabis.

Utilizando a poda FIM, você alcançará os resultados que espera. Lembre-se sempre se atentar-se aos detalhes como: tempo indicado para a realização do corte e a porcentagem de folhas que devem ser retiradas.

Gostou do conteúdo? Nosso blog está repleto de matérias informativas e com muito conteúdo à respeito do mundo cannabico, assine nosso Newsletter para receber diariamente informações e notícias no mundo sobre a nossa querida cannabis.

Ja pensou em ter sua própria plantação com estufas de última geração, LEDs e tudo mais? Conheça nosso site da Prazeres da Casa e monte seu orçamento de cultivo, temos produtos dos mais variados preços, tudo para que encaixe no seu bolso com a melhor qualidade possível, entre agora e veja nossas ofertas!!!

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.