Diferença entre HPS x LED

A escolha certa do sistema de iluminação é sem dúvidas um dos fatores de extrema importância no cultivo indoor já que ela promove o crescimento e desenvolvimento da planta.

As opções de iluminação para seu grow podem te deixar confuso sobre o custo benefício de cada uma, mas iremos te ajudar a entender qual a diferença entre HPS x LED e como cada uma funciona, como a iluminação certa pode aumentar a qualidade e o rendimento da sua plantação.

Diferença entre HPS x LED

HPS e MH

As lâmpadas HPS (lâmpadas vapor de sódio de alta pressão) são luzes de alta descarga de intensidade (HID), possuem alta eficiência na emissão de luz e são encontradas em duas versões:
HPS (lâmpadas vapor de sódio de alta pressão) a mais conhecida MH lâmpadas de vapor metálico.

Cada uma irá emitir espectros específicos para cada fase. Para que a planta obtenha o benefício máximo da iluminação escolhida, as ondas de luz precisam estar no espectro certo na fase certa.

  • MH

As lâmpadas MH (vapor metálico) emitem espectros de luz azul e por isso são mais indicadas para o início da primeira de crescimento da plantação.

Foto Reprodução: http://www.ilovegrowingmarijuana.com/mh-hps-marijuana-grow-lights/

O espectro azul faz com que a planta tenha crescimento mais rápidos além de desenvolver ramos secundários homogêneos.

  • HPS

Para a segunda fase (floração) é indicado a utilização de lâmpadas HPS já que elas emitem espectros de cor laranja e vermelho proporcionando uma maior floração. Isso ocorre pois o espectro emitido é semelhante a luz solar.

Fot Reprodução: http://www.growweedeasy.com/whats-the-best-reflector-for-growing-cannabis

Em casos em que as lâmpadas HPS são utilizadas durante a primeira fase, a planta crescerá muito mais rápido porém isso poderá resultar em ramos secundários frágeis.

Uma opção é utilizar a HPS em conjunto com a MH durante o período de floração.

  • LED

Alguns anos atrás as lâmpadas de led eram menos potentes e consequentemente tinham uma eficiência menor. No entanto de olho no mercado crescente de cultivo indoor os fabricantes desenvolveram produtos com tecnologia mais avançada e intensificaram a potência das lâmpadas de led.

Os painéis de LED são o sistema mais escolhido entre os growers pois consomem aproximadamente 90% menos energia que as lâmpadas HPS.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração é que os LEDS emitem uma quantidade muito menor de calor diminuindo o risco de queimar sua planta.

Foto Reprodução: https://www.hifigadget.com/best-crxsunny-led-plant-grow-light-review/

Painéis de iluminação de LED dispensam o uso de refrigeração com exaustores para introdução de ar novo para o grow.

Mas fique atento! A comparação não pode ser feita somente por Watts. Isso porque as Lampadas de LED tem seu espectrum direcionado para as faixas que a planta realmente precisa. Portanto, não se iluda com paineis “full spectrum/brancos” pois na verdade, é exatamente isso que agente não precisa para o cultivo! Você precisa sempre ficar de olho na quantidade de PAR – radiação no espectrum que a planta realmente precisa. A saber: 50% azul e 50% vermelha na fase de Vega. 30% azul e 70% vermelha na fase de flora. Nos modelos mais modernos de LED como o Xpectrum PRO 100W esta diferença é sempre muito bem explicada.

Outro problema é que, mesmo com pouco calor o LED pode queimar folhas e buds pois fornece muita luz para planta.  Esse não é um efeito imediato, levam dias ou semanas. Pode haver amarelamento e morte das folhas, sintomas que tendem a acelerar durante a segunda metade da fase de floração e eventualmente, se espalhar nos brotos.

Foto Reprodução: http://www.growweedeasy.com/cannabis-light-burn

Dica: procure manter os leds na distância recomendada pelo fabricante.

Painéis de led são encontrados em todos os tamanhos e cores: azul, vermelho, roxo e branco o que acaba proporcionando o chamado “espectro perfeito”.

Emitem ultra violeta que combate fungos e bactérias durante toda a vida da planta, infravermelho que auxilia no desenvolvimento da planta.

As lâmpadas de LED são ótimas opções para ambientes de cultivos de pequeno e médio porte.

São eco friendly pois não possuem em sua fabricação metais pesados que poluem o meio ambiente.

HPS x LED – Qual o melhor custo benefício?

  • LED

Prós

    1. Discreta. As unidades de iluminação de LED são peças inteiras e por isso são adaptáveis em espaços pequenos.
    2. Painéis de LED são eficientes em termos de energia em relação a qualquer outra tecnologia de iluminação. Pouco desperdício de energia sob a forma de radiação infravermelha, e elas emitem luz direcionais (mais de 180 graus) o que significa que existem muito menos necessidade de redirecionar ou refletir a luz.
    3. Os LEDs tem uma vida útil extremamente longa em relação a todas as outras tecnologias de iluminação. Novos LEDs podem durar de 50.000 a 100.000 horas ou mais.
    4. Custos de manutenção muito baixos.

Contra

  1. As luzes de LED tem um custo mais alto, mas foram feitas para economizar a longo prazo graças a um menor gasto energético.
  2. Ainda não estão padronizadas em todos os fabricantes e por isso você deve pesquisar bem antes de investir em um material que vai te trazer pouco rendimento e aumento do consumo de energia a longo prazo.
  3. Assim como as lâmpadas HPS podem queimar a planta caso não seja respeitada a distância correta indicada durante o cultivo.
  • HPS

Prós

  1. As lâmpadas HPS são associadas com altos rendimentos pois produzem uma quantidade maior de luz o que é especialmente bom para a floração.
  2. As HPS são mais padronizadas entre os fabricantes, tornando mais fácil a comparação entre os modelos.
  3. Tem custo inicial mais baixo do que as lâmpadas de led.
  4. Fácil manutenção.
  5. As lâmpadas HPS fornecem uma enorme quantidade de luz bruta, produzindo excelentes rendimentos especialmente quando se trabalha com plantas muito grandes.

Contra

  1. O HPS vai exigir do seu sistema de cultivo uma solução de refrigeração própria ou seja você vai ter custo com sistemas de refrigeração. Mas se você tiver condições de refrigerar de maneira eficiente esse ambiente ela deve ser sua primeira opção.
  2. Não são versáteis pois precisam de espaços maiores para dissipar o calor (ou refrigeração ambiente).
  3. Gastam mais energia do que painéis de LED.
  4. Vida útil reduzida, com o tempo vai perdendo a intensidade de iluminação sendo necessário comprar novas lâmpadas.

Então qual a melhor opção?

Planeje o espaço em que você irá montar o grow, veja quais as estufas serão adequadas às suas necessidades e então você poderá escolher qual o sistema de iluminação mais indicado.

Faça um orçamento baseado no custo x benefício para que você consiga utilizá-lo por um bom tempo.
Fonte: Hempadão/Herb/Grow Weed Easy/Senseed

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.