Cultivo de Cannabis no Inverno
Quando as pessoas dizem que a maconha pode ser cultivada praticamente em qualquer lugar do mundo, elas estão certas. E isso é verdade quando se fala em cultivo ao ar livre, mesmo que a região que você more seja um pouco mais fria ou mais quente. Embora o cultivo de cannabis em um clima frio apresente seus próprios desafios, isso não significa que seja impossível.
Além das temperaturas baixas, no o inverno temos menos horas de luz solar. Estes fatores limitam o desenvolvimento da planta, a qualidade final em climas adversos a planta sofre com algumas mudanças em suas características para que possa sobreviver.
A temperatura para cultivo da cannabis é entre 24 – 30° C e a temperatura noturna de 18-22 ° C. Se as temperaturas noturnas caírem abaixo de 16 °C, a taxa de crescimento será gravemente afetada.
Outra questão que deve ser considerada é a iluminação, que é reduzida no inverno.
Alguns produtores utilizam iluminação suplementar durante o inverno apenas, para garantir que suas plantas tenham luz suficiente para crescer.
Os produtores de estufa são igualmente afetados pela redução das horas de sol durante o inverno. Alguns cultivadores de estufas adicionam a iluminação suplementar e, em seguida, garantir de que a estufa esteja coberta de modo que a luz não escape. As cortinas grossas e pesadas ou as folhas de Mylar podem fazer um excelente trabalho aqui.
Sabendo como lidar de forma eficaz com o clima mais ameno durante essa estação do ano, você poderá colher grandes resultados.
Melhores variedades para climas frios
Climas frios são perfeitamente adequados para sementes de autofloração. Isso ocorre porque as sementes de floração automática começaram a florescer quando atingirem uma certa idade, e não quando o ciclo de luz mudar para um determinado período de tempo.
Com estações mais curtas, esse ciclo de luz pode mudar para ciclos mais escuros, enquanto a planta ainda está em seu estágio de floração e precisa de muita luz.
Uma cepa de autofloração garantirá que isso não é um problema e que qualquer tipo de semente faz bem a qualquer momento que o produtor escolher.
As melhores variedades para climas frios são:
- Qualquer cepa de floração automática: As linhagens de floração automática sempre se darão aos produtores em climas mais frios.
- Nitro Lemon Haze: Uma sativa pode não ser a prometia cousa que se pensa ao plantar em climas frios, a Nitro Lemon Haze é uma das melhores variedade para aqueles que querem aquela energia vigorosa. Com o seu curto período de floração, está é uma das melhores sativa para os climas frios, como no sul.
- Aurora Boreal: As sementes de aurora boreal originaram-se no hemisfério norte que experimentam climas mais frios e estações mais curtas.
Os prós do cultivo de cannabis no inverno
Um dos fatores que sempre interferem nos cultivos são as pragas. Por sorte, durante o inverno as pragas não estão tão presentes como no verão. Até podem aparecer alguns insetos mas a maioria deles necessita de temperaturas mais altas para de desenvolverem em grande numero.
Outro fator positivo do cultivo de cannabis no inverno é que como as plantas crescem em menor medida e todo seu metabolismo desacelera, consomem uma menor de quantidade de nutrientes.
Isso faz com que a necessidade de nutrientes seja muito menor, assim como também os transplantes e regas.
Por outra parte, as plantas requerem menor frequências de regas. Isso implica nas vantagens: a planta não vai sofrer desidratações repentinas, como nos dias calorosos, e também os nutrientes não vão sair tão rápido com tantas regas, fazendo os substratos renderem mais.
Não quer dizer que não tenhamos que prestar atenção nas plantas, o controle diária é algo fundamental tendo ou não que regar.
Outro ponto interessante é a produção dos tricomas. Os tricomas ajudam a proteger a planta de predadores e também dos climas adversos. Muitas vezes o estresse que as baixas temperaturas provocam durante o período de floração faz com que a produção de resina da planta seja maior.
De toda forma a genética é importante, já que se a planta é de baixa produção de resina, isso não vai mudar durante o inverno.
Contras do cultivo de cannabis no inverno
O mais evidente aspecto negativo é que a produção de flores normalmente são quase sempre menor, em contra partida as folhas nos buds se desenvolvem em maior quantidade, de forma que protegem muito melhor o cálice para que a planta desenvolva protegida.
Outro fator negativo é que se a temperatura estiver muito baixa, as folhas também podem ser menos flexíveis e em muitos casos, se tornam quebradiças. No ultimo caso pode afetar o desenvolvimento e em consequência a qualidade da colheita tende a ser menor que a mesma variedade de planta em condições mais favoráveis.
Climas muito frios
Em lugares onde as temperaturas são menores de 16 °C podendo chegar abaixo de 0°C o ideal é construir estufas (casos de cultivos externos) ou cultiva em estufas prontas em ambientes fechados. Assim você conseguira controlar melhor as variações de temperatura entre o dia e a noite.
O cultivo de inverno é uma boa oportunidade para você provar genéticas diferentes e escolher uma favorita para essa estação.
Fontes: Marijuana Seeds/ Revista THC
Temos uma outra publicação que você pode ver aqui e aprender mais algumas dicas sobre o cultivo durante o inverno.
Até a próxima!