Este é um problema muito comum para quem faz cultivo indoor. Embora a correção não mostre resultados imediatos, esse é um tipo de problema que sua planta pode sobreviver facilmente.
Existe também a possibilidade de que isso ocorra em cultivo externo, mas são em situações muito especificas. Busque por outros problemas que causem sintomas parecidos. A cannabis é uma planta que se desenvolveu bem o suficiente para lidar com alterações de luminosidade e calor do sol.
Mas caso seja de fato uma queimadura devido ao sol, uma das possibilidades é se você cultivou a planta na sombra e após um tempo a transferiu para a luz. Nesses casos a planta eventualmente morrerá.
Como identificar o problema?
- Buds branqueados
Um sintoma que você consegue facilmente identificar de queimadura leve é o branqueamento dos bugs. Isso acontece quando as flores estão muito próximas das luzes de alta potência do seu grow.
Isso pode tornar seus buds inúteis, uma vez que o calor degrada os canabinoides presentes na resina, fazendo com que percam potência, aroma e sabor.
- Folhas amarelas
Folhas amareladas são outro sinal que sua planta está sofrendo com queimaduras leves. Mas fique atento, pois folhas amarelas também podem significar uma deficiência de nitrogênio.
As folhas com deficiência de nitrogênio começam a murchar e caem por conta própria, enquanto as folhas queimadas pela luz são difíceis de arrancar.
- Pontas curvadas
Outro sinal que é possível perceber no início do problema são as pontas das folhas. Elas começam curvar para cima. Esse é um sintoma que (talvez) você vai perceber somente quando ela já começa a amarelar.
Como corrigir o problema?
O primeiro passo é aumentar a distância das plantas das luzes do grow. Mude a planta ou as luzes de lugar. Leve em consideração as áreas mais afetadas de cada planta ao escolher o novo local para elas.
Outra opção é remover algumas lâmpadas.
Caso você não tenha espaço para a mudança de lugar das plantas, tente diminuir a temperatura do ambiente de cultivo. Faça isso gradativamente e sempre mantenha a temperatura consistente, a planta leva um certo tempo para se ajustar. Mudanças bruscas podem causar estresse a planta e isso pode piorar ainda mais a situação.
Além dos cuidados de rega e nutrição da planta, sempre cuide bem do ambiente de cultivo da planta. Importante notar também que os fertilizantes orgânicos, ao contrário do agrominerais, tendem a não queimar as plantas quando pulverizados na regra.
Como evitar queimaduras de luz?
Você pode controlar e evitar que esse tipo de problema aconteça utilizando um luxímetro para medir a quantidade de luz que sua planta receberá.
Esses dispositivos são muito úteis já que oferecem leituras sobre a intensidade da luz transmitida em qualquer parte da planta.
A faixa ideal considerada saudável para as plantas de cannabis é entre 35.000 a 70.000 lux na fase vegetativa e 55.000 a 85.000 durante a floração.
Caso perceba algum dos sintomas acima e seu medidor fornecer dados acima dos valores citados procure afastar as plantas da luz.
Fontes: Grow Weed Easy/Royal Queen Seeds
Até a próxima…