Recirculação e lavagem dos grãos: 3 melhores métodos para fazer!

A cerveja artesanal tem muitos adeptos no Brasil. São diversos os sabores e aromas para todos os gostos e os consumidores são exigentes. O processo de recirculação e lavagem de grãos segue procedimentos próprios e existem métodos apropriados para que a cerveja artesanal tenha boa qualidade.

 Existe todo um ritual para produzir e apreciar essa cerveja. Saborear, analisar a textura e decifrar a composição para que o momento de degustação seja único. E a preparação é uma etapa essencial para que o resultado agrade os clientes.

Neste post vamos analisar uma das etapas do seu processo de fabricação, que é a recirculação e lavagem de grãos e quais métodos podem ser utilizados nessa fase, confira!

Como funciona a recirculação e lavagem de grãos

O procedimento de sparge, também conhecido como lavagem de grãos é uma etapa que geralmente acontece depois da mosturação, fase em que são extraídos os açúcares dos grãos de malte.

Depois da mostura, trabalha-se apenas o líquido. Nesse processo o mosto é transferido para a panela de fervura, na qual se encontra uma determinada quantidade de grãos.

Parte dos açúcares extraídos na mostura se aderem à cama de grãos. Então, para a recirculação e lavagem de grãos, retiram-se os açúcares que se fixaram à cama por meio do sparge. Esse método intensifica a extração dos açúcares para que depois seja feita a fervura do mosto.

Se o sparge não for realizado, todo o volume de açúcares do mosto não será levado para fervura. Isso causaria prejuízos à cerveja, tais como redução do teor alcoólico, uma vez que parte dos açúcares seriam fermentados.

Além disso, pode acontecer restrição do corpo, já que os açúcares de peso molecular não serão aproveitados pela levedura, alterando a textura do líquido. 

Métodos de recirculação e lavagem de grãos

Há várias alternativas para procedimentos de lavagem. Isso depende do equipamento de que o cervejeiro dispõe e do modo como é executado. Confira os métodos mais conhecidos:

1.     Fly Sparge

Nessa etapa da recirculação e lavagem dos grãos, acrescenta-se água a uma temperatura de aproximadamente 78ºC a 80ºC sobre a cama de grãos. Esse processo ocorre depois da transferência do mosto para o recipiente de fervura.

A água também será adicionada à panela de fervura. Para que a cama de grãos permaneça incólume, deve-se espalhar a água de modo homogêneo. Todos os açúcares precisam ser retirados.

Uma dica para não causar fissuras bem como buracos na cama de grãos é utilizar um recirculador, ou acrescentar água sobre uma espumadeira.

2.     Batch Sparge

O Batch Sparge é outra forma de aplicar a lavagem de grãos. A forma se assemelha à do Fly Sparge, com a diferença que se acrescenta água sem a necessidade de verificar a camada de grãos.

Os grãos são revolvidos após a adição de água. Dessa forma, ela se infiltra em todos os grãos. A etapa seguinte é a recirculação da água. Extrai-se outra vez o mosto para retirada dos açúcares. 

3.     BIAB (Brew in a Bag)

A última forma de recirculação e lavagem de grãos é por meio do BIAB (Brew in a Bag). Este é um equipamento que se compõe de uma panela e uma bag, na qual se encontram os grãos no processo de mostura.

A lavagem não é complexa. Após a mostura, levanta-se a bag e acrescenta-se água. Depois, é preciso aguardar o escorrimento da água.

Quantidade de água para lavagem do mosto

What is Sparging? – Altitude Brewing & Supply

O cálculo da quantidade de água empregada no sparge deve ter ligação com a água utilizada na mosturação. Para essa medição, multiplica-se por 1,5 o volume da água de mostura.

Dessa forma, se você colocou na mostura 10 litros, o volume da água do sparge será de 15 litros. Algumas condições podem alterar o volume de água do sparge. Uma delas é a perda devido à evaporação, à fervura ou mesmo à qualidade do equipamento.

Essa fórmula de multiplicação por 1,5 foi consagrada por cervejeiros que são referência nesse mercado, então pode confiar sem se preocupar.

Otimização da lavagem

Para a recirculação e lavagem de grãos, a otimização da lavagem também é um ponto a se considerar. Se o procedimento for realizado manualmente, pode ser bastante demorado.

Nesse sentido, para otimizar a lavagem pode-se utilizar uma bomba que transfira a água do recipiente aquecido. Ela se liga a uma espécie de chuveiro. Assim, não será necessário retirar a água manualmente para depositá-la sobre a espumadeira.

A bomba e o chuveiro tornam o processo automático com baixo custo.

Características da cerveja artesanal

 

Vimos então uma das fases do processo de produção da cerveja artesanal. Esse tipo de cerveja tem identidade própria e personalidade.  Assim como o chef trabalha na produção minuciosa de suas refeições, o cervejeiro precisa se atentar a detalhes para que o resultado seja original e surpreendente. 

Entregar um produto de qualidade para os consumidores dessa bebida é uma arte. A cerveja artesanal costuma ser produzida com ingredientes nobres – água, lúpulo, levedura e malte.

São inúmeras as opções de cada um desses itens e os ingredientes são selecionados para a melhor harmonização possível, seja no aroma da levedura ou na densidade do malte. Tudo é muito bem pensado para que os apreciadores se sintam satisfeitos e sejam fiéis. 

Outra característica da cerveja artesanal é a diversidade. Como a produção costuma ser em pequena escala, há disponibilidade para desenvolvimento de produtos inovadores. Ingredientes como frutas e temperos têm um custo alto e seria inviável para produção em massa.

Dessa forma, os itens que compõem a cerveja artesanal são complexos, o que tem como consequência um público seleto para saborear as sensações que a cerveja artesanal proporciona.

O processo de fabricação é quase caseiro, pois há uma dedicação personalizada à cerveja. Desde a primeira etapa até a opção pela embalagem, armazenamento e transporte existe muito cuidado com cada escolha.

Por fim, experimentar uma cerveja artesanal é uma vivência sensorial, além de ser uma forma de entrar em contato com diferentes culturas. Você saberá a diferença do paladar de diferentes estados no Brasil, bem como de diferentes países do mundo. Todas têm sua própria história e peculiaridade.

Como é a sua experiência com a cerveja artesanal? Conte para nós nos comentários!