Quero Fazer Cerveja em Casa!

Eu vejo tanta gente fazendo cerveja em casa… mas afinal, o que eu preciso? quais cuidados devo ter? é muito difícil? seguem abaixo algumas dicas de quem há 5 anos ensina pessoas a se apaixonarem por esta arte.

Em primeiro lugar, muitos me perguntam se é difícil fazer cerveja em casa e se precisam de cursos para começarem a fazer. Resposta imediata é: não! Não é difícil. Você precisa simplesmente de disciplina, higiene, paciência. É muito simples vocês encontrarem na internet passo a passo na internet. segue no Link o infográfico que agente preparou para vocês terem ideia dos principais processos envolvidos na arte.

Sobre a necessidade de fazer um curso, depende um pouco da sua capacidade em absorver conhecimentos, em pesquisar e ser autodidata. Evidentemente um bom professor irá lhe explicar no detalhe as reações quimicas e as razões pelas quais executamos cada um dos processos. Este conhecimento é fundamental para você ter um aumento rápido da qualidade das cervejas feitas e evite perdas naturais de quem começa a fazer sem devido embasamento.

O próximo passo é dimensionar corretamente o seu equipamento. O limitante normalmente é pela sua capacidade de resfriamento da produção. Seja pela opção por uma fermentação controlada ou pela necessidade de uma maturação gelada (próxima de zero), este gargalo do processo deve definir o tamanho da sua brassagem. Lembre-se que você pode brassar diversas vezes até encher a sua capacidade de fermentação / maturação. Do ponto de vista prático, nós recomendamos que as pessoas comecem com brassagens de 20 a 30 litros que tem o melhor custo benefício. Acima deste volume você precisará gastar muito mais com bombas de transfega, resfriamento e moagem mais avançados

O que compõe o kit de equipamentos? Existem várias técnicas de brassagens e formas de se fazer cerveja: com extrato, BIAB, Bazooka, Fundo Falso. O melhor é que você encontre uma loja que lhe dê a possibilidade de customizar o seu kit de equipamentos – orientando quais são os itens básicos e os acessórios recomendados. Particularmente eu sempre recomendo que comecem logo usando grãos com auxilio de uma bazooka para filtragem se usarem panelas de aluminio ou do fundo falso se usarem panelas em inox.

Normalmente as pessoas ficam em dúvida sobre os seguintes equipamentos:

  • 2 x Panela de brassagem: não há necessidade de começar com 2 panelas de brassagens se vc for brassar com menos de 30 litros. Você pode facilmente transferir o mosto para os baldes, limpar as panela, retirar a bazooka e voltar para a mesma panela para fervura.
  • Moinho: não há necessidade de comprar um moinho logo de cara. Você pode tranquilamente solicitar os maltes já moidos para as suas brassagens. Eles costumam durar até 1 mês com bom acondicionamento e livre de umidade.
  • Chiller: essencial para quem for brassar mais do que 10 litros. Apesar de existirem técnicas (no chill) de brassagem sem resfriamento, elas devem ser evitadas sempre que possível – principalmente para quem está começando.
  • Termômetro: o mais simples possível! aqueles cervejeiros são os mais eficiêntes e precisos. nunca use termometro de Laser pois só irão medir a temperatura da superfície.
  • Panelas de Inox vs Alumínio: sempre que possível, dê preferencia para panelas em Inox. Elas são muito mai simples de lavar e higiênicas.

A partir daí você poderá escolher os demais acessórios para o seu kit. Lembre-se sempre de ter bons produtos de limpeza: álcool + ácido peracético ou iodo.

Para começar, sempre dê a preferência por kits de insumos já prontos. neles costumam vir o passo a passo dos processos, todos os insumos necessários e inclusive as tampinhas. Comece por cervejas Ales e após prática passe para Lagers

Por hoje é só pessoal! Se tiverem qualquer dúvida, podem entrar em contato…

Boas Cervejas!