Ph da cerveja – Qual o pH ideal para cerveja artesanal?

PH da cerveja

Hoje vamos falar sobre o PH ideal e qual a importância dele na produção de cerveja artesanal. Esse é um assunto que deixa muitos iniciantes preocupados.

O que é PH?

Primeiro, o que é PH? O pH ou Potencial Hidrogênionico é um índice usado para indicar os níveis de alcalinidade, acidez ou neutralidade da água.

A escala do PH vai de 0 a 14.

  • 1 a 6 o PH é considerado ácido.
  • 7 PH neutro.
  • 8 a 14 ph considerado alcalino ou básico.

ph da cerveja

Uma água pura ou considerada de boa qualidade para produção de cerveja tem uma leitura 7,0 de ph.

ph da cerveja

PH para brassagem

Não é apenas a temperatura que pode influenciar a atividade enzimática durante o processo de brassagem, o ph também é um fator importante nessa etapa.

Alguns tipos de maltes já deixam o mosto com um ph ideal ou próximo ao ideal.

Veja abaixo um resumo de medidas durante o processo de fabricação:

  • Brassagem simples:
    pH 5,2 – 5,3
  • Brassagem por decocção:
    5,4 até 5,8 (limite)
  • Fervura:
    pH 5,2

Fatores que afetam o pH do mosto

A água utilizada: use água de qualidade para realizar a infusão no brew. A maioria das fontes de água são ligeiramente alcalinas e por isso tendem a conduzir o pH do mosto acima do desejável. Se por ventura você tiver acesso ao laudo da sua água, busque sempre uma correção para baixar a Alcalinidade Residual.

Maltes: os maltes tendem a ser ácido, o que significa que eles reduzem o pH do mosto. Maltes escuros em particular são muito ácidos, razão pela qual muitas cervejas escuras requerem um pouco mais de ajuste do pH.

Medição e ajuste do pH

O pH é medido com um dispositivo eletrônico, o medidor de de pH, também em alguns casos podem ser utilizados tiras de teste de precisão especiais para realizar o teste ou um kit de teste químico.

MEDIDOR DIGITAL DE PH

MEDIDOR DE PH DIGITAL AKSO AK90

Fonte The Eletric Brewery

Na maioria dos casos, o pH do mosto medido será muito alto, o que significa que você precisará adicionar um ácido ou estabilizador de pH.

  • Ácido lático
  • Ácido malte
  • Ácido fosfórico

Estas foram algumas dicas de como realizar o controle do pH da sua cerveja e se você tiver alguma dica deixe nos comentários.

Fontes: Homini Lúpulo/Beersmith

E se inscreva em nossa newsletter e receba todas as novidades.