O que é glicol e qual o seu papel na produção da cerveja artesanal

Se você é amante de cerveja artesanal e pensa em produzir a sua própria bebida, entender o que é glicol e sua função neste processo é essencial na hora de garantir condições perfeitas de fermentação e, como consequência, uma cerveja deliciosa.

Sabendo disso, separamos nesse post tudo o que precisa saber sobre essa substância e sua importância no processo de fabricação da cerveja artesanal. Confira!

O que é glicol?

Também chamado de diol, o glicol nada mais é do que um composto orgânico que possui dois grupos de hidroxila, que são o propileno e o etileno. É como se o glicol fosse um meio termo entre álcool e glicerina. Esse composto tem aplicações em várias substâncias e processos do nosso dia-a-dia.

Especificamente quanto à produção de cerveja, o glicol é uma substância com propriedades que o torna essencial neste processo, já que ele:

  • É um ótimo condutor de temperatura;
  • Não é tóxico;
  • É quimicamente inerte;
  • Mistura-se facilmente;
  • Não congela;
  • Apresenta baixo impacto ambiental;
  • É de pouco custo.

Além disso, por ser um flúido secundário, você pode usar o glicol em mais de uma forma. Mas, normalmente os produtores costumam usar essa substancia junto a algum liquido resfriador.

Glicol e o resfriamento do fermentador da cerveja – tudo o que você precisa saber

Agora que você já sabe o que é glicol bem como conhece suas principais características, fica fácil entender o porquê da sua essencialidade na fermentação da cerveja. Ou seja, juntamente com um líquido resfriador como a água, por exemplo, o glicol impede que esta se congele e, da mesma forma, o conteúdo como um todo.

Deve-se ter em mente que diferentes tipos de cerveja correspondem a diferentes tipos de fermentação. E que cada processo de fermentação requer uma temperatura em específico.

As cervejas Lagers, por exemplo, demandam uma temperatura de fermentação muito próxima a zero. Motivo pelo qual a atuação do glicol é importante, pois evita o congelamento da bebida, que contém, justamente, água.

Portanto, todo cervejeiro deve ter um fermentador e saber controlar a sua temperatura, procedendo com o resfriamento a depender da temperatura adequada ao processo de fermentação da cerveja.

Como controlar a temperatura do fermentador

Para controlar a temperatura do fermentador, você precisa regular a temperatura da água. Além disso, também é preciso automatizar o fluído pelo fermentador, processo este que é feito através de um aparelho denominado Quadro de Comando.

Com esse aparelho, você consegue controlar a temperatura de até quatro fermentadores. E, assim que atingida a temperatura desejada da água, é possível que o próprio aparelho acione um comando para injetar de forma automática a substância glicol no reservatório.

Injetando o glicol

No processo de resfriamento, injeta-se o glicol através de uma válvula de plástico ou inox, chamadas de válvulas solenoides. Esta válvula funciona como uma serpentina interna nos reservatórios.

A depender do comando, as válvulas são abertas quando se atinge determinada temperatura, distribuindo glicol na solução. E, em seguida, são fechadas quando se atinge a temperatura ideal ao processo.

Esse processo é muito importante pois garante que a água não se congelará, mesmo que atinja uma temperatura de solidificação, já que não se está diante de um conteúdo unicamente de água, mas, sim, uma solução com glicol na proporção de 20% a 30%.

Além de reservatório, o processo pode ocorrer em um freezer ou geladeira, isso vai da estrutura e do gosto de cada cervejeiro. 

Atenção!

A montagem de um processo de confecção de cerveja como esse é importante porque ela influencia diretamente na qualidade da bebida. Ou seja, a qualidade da bebida que está produzindo é proporcional à obediência de algumas características químicas do processo, como a observação da temperatura ideal de fermentação, assim como o controle detalhado para que não existam oscilações térmicas que, inevitavelmente, podem acabar com o produto final.

O Quadro de Comando também é essencial para garantir a automatização do processo, ao passo que aparelhos que alertam na temperatura são importantes para melhoria da produção da cerveja que, afinal, demanda várias tentativas e aprimoramentos até que se obtenha o ponto certo da cerveja.

Não tenho um fermentador próprio? O que faço?

Seja por questões financeiras ou por inacessibilidade de alguns aparelhos, pode ser que você não tenha um fermentador próprio para glicol.

Mas, agora que você já sabe o que é glicol, entende a importância desse processo, então não pode pular ou desistir de usar esse composto. Afinal, estamos tratando da qualidade da sua bebida, certo?!

Nesse caso, existem alternativas que você pode adotar. O uso de uma parede dupla de polipropileno é uma delas, pois ela garante a manutenção da temperatura por um tempo mais longo, evitando que a temperatura se dissipe facilmente e prejudique o processo de fermentação da sua cerveja.

Outra dica importante é que se você mesmo for furar o seu fermentador, certifique-se que nenhum buraco ou pequena fresta ficou para trás, pois a entrada de oxigênio é prejudicial ao processo de fermentação.

Além disso, os únicos materiais que podem ser utilizados na aparelhagem, inclusive para vedar pequenos buracos, é plástico ou inox, para não influenciar no sabor da bebida.

A partir do momento que você tem conhecimento sobre o que é glicol, pesquise quais as temperaturas ideais para a fermentação de cada tipo de cerveja, pois, assim, poderá controlar o meio no qual a sua cerveja será produzida e ter resultados satisfatórios.

Conclusão

O processo de confecção artesanal de cerveja requer atenção e o fiel cumprimento de algumas especificidades químicas, dentre elas o respeito a condições de temperatura da solução.

No Brasil as cervejas dos tipos Lager e Pilsen são as mais adoradas e, por isso, requerem a organização de um sistema de resfriamento adequado para que fermentem adequadamente.

Por isso mesmo, sabendo o que é glicol e quais as suas propriedades químicas, não deixe de usar essa substancia em seu processo de produção caseira de cerveja. Somente respeitando as propriedades químicas da bebida, assim como seu processo de produção é que você terá a chance de obter uma cerveja com fermentação impecável e sabor único.

Gostou do conteúdo? Assine nosso newsletter e receba sempre notificação de novas publicações e fique por dentro de todo nosso conteúdo a respeito desse mundo cervejeiro que tanto amamos!!!

Tem algum comentário, dica ou crítica sobre nossos serviços? Deixe sua visão aqui embaixo para que melhor posssamos trabalhar a seu favor!!!