Já ouviu falar em Cryo Hops (LupuLN2®)?

Você já ouviu falar de Cryo Hops LupuLN2®? Sabe o que é? Sabe o porquê é tão importante para sua cerveja? Então confira aqui neste post.

Cryo Hops, ou pó de lupulina, foi desenvolvido pelo chefe da Yakima – Hopunion e é o que há de mais avançada tecnologia no processamento de lúpulos no mundo. Usa uma tecnologia proprietária cryogênica de separação de todos os componentes do lúpulo que resulta na criação de dois subprodutos: o LupuLN2® e os degetos de folhas.

A LupuLN2® é um concentrado purificado de lupulina extraído de lúpulos em flores que contém as resinas e óleos aromáticos dos lúpulos. Ele é feito para você conseguir um sabor e aroma de lúpulo intenso, possibilitando doses ainda maiores de lupulagem sem a presença de sabores adstringentes (aquele sabor de “banana verde” que amarra a boca) ou gramíneos característicos da parte vegetal da flor do lúpulo. Ele oferece o dobro do conteúdo de resinas do que os tradicionais lúpulos em flor ou em pelets portanto deve ser dosado pela metade.

O grande segredo está em separar somente a lupulina do resto dos degetos vegetais que não tem valor algum ao cervejeiro. Além de facilitar a extração dos óleos essenciais e aromas, a ausência dos vegerais no seu composto confere ao Cryo Hops um sabor mais limpo e característico de cada variedade de lúpulo. Estes vegetais indesejáves que estão presentes no lúpulo em folha e também nos Palets (T90 e T45 que contém respectivamente 90 e 45% dos bioprodutos originais do lúpulo) são as principais fontes de adstringencia vindas dos Polifinos do lúpulo.

Portanto, com o uso do Cryo Hops, você consegue o dobro do resultado de óleos e resinas, preservando muito mais as características orinais da espécie de lúpulo e sem o risco de conferir adstringência á sua cerveja.

Do ponto de vista teórico, o simples fato de estar usando somente óleos essenciais e resinas sem material vegeral, aumenta a possibilidade de dissolução dos Iso-Alfa-Acidos. Além disso, quando usado no Dry Hop, ele mantém o amargor original fresco do Iso-Alfa-Acido, inibindo o potencial de amargor desagradável que há nas Humulonas (1) que são formadas durante o natural processo de oxidação do processamento de lúpulos em Palets. Como ele contém menos material vegetal, irá consequentemente reduzir drasticamente a extração de polifinos para a cerveja. No Dry Hop, entre 50 e 60% do total de Polifinos acabam indo para a cerveja (2) que altera o sabor das mesmas. Estudos revelam que o aumento de Polifinos da cerveja está associado á percepção de adstringência, sabores ásperos, metálicos e medicinais… ainda que há estudos que sugiram que está mais associados as Humulonas do que aos Polifinos, precisamente de 7 a 10 vezes mais influenciados pelas Humulonas (3). Isso tudo para dizer que o Cryo Hops pode resultar em menos amargor áspero e adstringência do que tanto as Humulonas como os Polifinos presentes nos tradicionais Palets.

 

E como tem sido a experiência de quem está usando Cryo Hops?

Segundo relatos das cervejarias industriais que estão usando o produto, o aumento da eficiência na dosagem de lúpulos que compensa o aumento do custo do produto. Recomenda-se entre 40 a 50% da mesma dosagem (peso) usada com Palets. Além disso, o ganho real vem no aumento da produtividade no uso em Dry Hop uma vez que a perda de cerveja é muito menor do que usando Palets no qual a cerveja fica absorvida pelo material vegeral dos lúpulos e não vai pra garrafa. Muitos alegam também que conseguiram encontrar um bom equilíbrio usando Palets com Cryo Hops juntos.

Além disso, ao fazer Dry Hop as lupulinas em pó persistem em ficar suspensas, diferentemente de Palets que aos poucos vão se depositando no fundo dos fermentadores. Isso explica a mais rápida extração. Ao ficar suspensa, ele evita qualquer necessidade de agitação para melhorar a extração como podemos ver no Timelapse clicando na imagem abaixo.

 

E ae? Deu água na boca? Ficou com vontade de experimentar esta grande novidade?

A Prazeres da Casa, junto com a Realli Insumos Cervejeiros e a Cervejaria Heróica te convidam a experimentar em primeira mão esta grande novidade para os Home Brewers no dia 16.12.17!

Só mesmo a loja pioneira de lançamentos de lúpulos no Brasil poderia se unir a cerveja pioneira na utilização de Cryo Hops no Brasil para te brindar com um grande lançamento em embalagens de 28,3g! Nós faremos um evento de lançamento da linha Cryo Hops na Prazeres da Casa e todos vocês estão convidados! Faremos uma brassagem aberta com a receita original da NEIPA Cryo Hoperation da Cervejaria Heroica e compartilharemos este grande momento com vocês!

 

Além de brindes, vocês poderão receber a receita da cervejaria pioneira no uso de Cryo Hops no Brasil e poderão também levar para casa um Kit de Insumos Edição Limitada para você mesmo fazer estar maravilhosa cerveja!

Tá afim de participar? Então se registre no evento AQUI e receba mais informações sobre o evento e a receita original da cervejaria!

 

Prost!

Luis Ferro

 

Referencia:

  1. Humulinone Formation in Hops and Hop Pellets and Its Implications for Dry Hopped Beers. (2016). Technical Quarterly TQ. doi:10.1094/tq-53-1-0227-01]
  2. Forster, A., & Gahr, A. (2013) On the fate of certain hop substances during dry hopping. Brewing Science, 66, 93-103.
  3. Parkin, E. J. (2014). The influence of polyphenols and humulinones on bitterness in dry-hopped beer (Unpublished master’s thesis).