Extrato de malte na receita de cerveja – Por que usar?

Quando o assunto é produção de cerveja artesanal, muitos cervejeiros ficam na dúvida sobre o uso de extrato de malte na receita de cerveja. Afinal, adicionar extrato de malte altera o sabor da cerveja caseira?

Quais benefícios o extrato de malte oferece para esse tipo de bebida? Será que ela representa uma boa substituição para o grão?

A verdade é que substituir o malte pelo extrato pode oferecer sim alguns benefícios. Entre eles está o tempo de produção, que será menor.

Continue sua leitura e veja agora os outros benefícios ao utilizar o extrato de malte na receita de cerveja. Mas antes, saiba o que é o grão de malte e qual sua diferença para o extrato de malte na cerveja.

Os melhores maltes do mercado cervejeiro

O que é o malte?

O Malte é um grão feito a partir dos grãos da cevada, que são umedecidos e germinados. Após a germinação, os grãos de malte passam por um processo de secagem e torragem. Este processo é necessário para permitir que o amido fique mais evidente, garantindo assim uma cerveja de qualidade.

Além disso, o malte também pode ser produzido a partir do centeio, trigo, milho e arroz. E será chamado de acordo com o grão que foi seu substrato, exemplo: malte de milho.

O malte na produção da cerveja

Na produção da cerveja artesanal, o malte atua como uma fonte de açúcar, servindo de alimento para as leveduras. Ou seja, o malte permite que as leveduras fermentem a cerveja. E, dessa forma, produzam o álcool e outros componentes imprescindíveis da bebida.

Então, podemos concluir que o tipo de malte irá interferir diretamente na produção da cerveja, conferindo sabores, cores e aromas diferentes.

Diferença do extrato de malte e malte em grãos

O grão de malte acaba desenvolvendo várias enzimas que são capazes de fazer a modificação dos amidos no grão. Essas enzimas acabam sendo transformadas em glicose, maltose, maltodextrina, frutose e sacarose.  

Já o extrato, é tipo um xarope, bem viscoso, que é produzido pela brassagem do malte, sendo o malte moído e cozido em temperatura controlada.

Dessa forma é possível extrair os açúcares que irão agregar ao mosto. O extrato surge da filtração do malte cozido.

E quando você utiliza o extrato de malte na receita de cerveja, pula toda essa etapa de cozimento e preparo.

Promoção Extrato de Malte Seco – 1Kg

Benefícios de usar o extrato de malte na receita de cerveja artesanal

Alguns produtores de cerveja, têm receios de utilizar o extrato de malte na receita de cerveja. E isto acontece porque geralmente não possuem conhecimento suficiente sobre os benefícios desse componente na bebida.

Outro ponto, que acaba fazendo os cervejeiros desistirem de usar o extrato de malte na receita de cerveja é que acaba diminuindo toda aquela magia da produção, porque ele reduz as etapas que integram a produção da cerveja artesanal.

Por isso, a maioria acaba preferindo os métodos tradicionais.

Claro que, todo esse processo é importante para a produção da cerveja. Mas o extrato de malte na receita de cerveja pode trazer muitos benefícios. Conheça agora os principais:

Investimento menor

O extrato de malte na receita de cerveja é muito interessante para quem está iniciando a produção. E não está disposto a investir muito dinheiro nesse processo.

Isso porque a produção de cerveja com o grão de malte, acaba exigindo muitos equipamentos, como fogareiro industrial e válvulas extratoras, além de outros materiais.

Tudo isso acaba encarecendo na hora de começar a produzir. Então, o extrato de malte permite que você inicie a produção com um valor, aproximadamente 50% menor, do que se fosse com o grão.

Reduz os erros da produção

O uso de extrato de malte na receita de cerveja acaba reduzindo as chances de o cervejeiro errar, porque elimina algumas fases iniciais.

Para utilizar o extrato de malte, o cervejeiro só precisa ter conhecimentos básicos sobre as etapas de produção. As etapas comuns da cerveja são:

  • Maltagem
  • Brassagem
  • Fervura
  • Resfriamento

Com o uso do extrato de malte na receita de cerveja, você reduzirá ao menos o processo de maltagem. E com isso irá poupar tempo durante a produção da cerveja.

Permite mais quantidade

Quando o cervejeiro utiliza o extrato de malte, ele consegue produzir maior quantidade de cerveja em menos tempo. Assim, será possível se dedicar para desenvolver outras receitas. Ou até mesmo aprimorar outras etapas da produção.

Ocupa menos espaço de armazenagem

Quando se utiliza os grãos de malte na receita da cerveja é necessário já pensar em um espaço amplo para poder armazenar e também para moer.

Ao utilizar o extrato de malte, você pula a etapa de moagem, e o espaço para guardar o extrato acaba sendo muito menor.

Diminui o tempo de produção

É de conhecimento geral, que a produção da cerveja é um processo demorado, que precisa de muitos cuidados e tem várias etapas.

Ao utilizar o extrato é possível reduzir esse tempo de produção, ganhando assim espaço para aumentar abrangência de produtos.

Uso do extrato na cerveja artesanal

Muitas vezes o extrato de malte é usado como forma de corrigir o mosto, mas também há quem utiliza ele como matéria principal.

Geralmente, quando utilizado para a correção do mosto, tem a intenção de proporcionar um ajuste na densidade. Justamente, porque a densidade pode ficar afetada em algum momento da produção.

Então, quando a densidade fica afetada, podemos utilizar o extrato de malte na receita de cerveja a fim de proporcionar densidade maior.

Cerveja com extrato de malte fica fraca?

Um questionamento que os cervejeiros, também têm, é sobre o teor de álcool. Alguns pensam que a cerveja feita com extrato de malte fica mais fraca, do que aquelas feitas com o grão. Ou ainda, acham que as cervejas ficam sem corpo.

Contudo, essas questões são apenas receios, pois nos EUA já existem cervejas feitas com extrato de malte, ganhando o concurso homebrewer. Claro que o corpo da cerveja dependerá da qualidade do extrato.

Nós brasileiros, ainda estamos caminhando lentamente nesse aspecto. E parte disso acontece porque a indústria geralmente destina a produção de malte para produtos alimentícios.

Depois de conhecer os benefícios, provavelmente, você esteja pensando em começar a usar o extrato de malte na receita de cerveja. Aproveite e faça testes, porque ele vai lhe ajudar a produzir cervejas de excelente qualidade.

Conheça também nossas mídias sociais, acesse nosso Canal no YouTube clicando no primeiro botão à baixo. Se você prefere ler e quer mais conteúdo sobre a arte cervejeira, acesse a página inicial do nosso Blog clicando no segundo botão. Aproveite agora essa oportunidade e comece a moldar sua carreira como Mestre Cervejeiro!