PANELA CERVEJEIRA – DESCUBRA COMO ESCOLHER A MELHOR PANELA PARA COMEÇAR

Você está montando seu kit cervejeiro e durante a escolha dos equipamentos surgiu aquela dúvida: qual a melhor panela cervejeira? Panela de alumínio ou aço inox? Vamos entender as diferenças entre essas duas ótimas opções.

Panela cervejeira

Durante muitos anos eram utilizadas as panelas de cobre. Elas acrescentavam características únicas a cerveja. Atualmente devido ao alto custo do material elas se tornaram inviáveis.

Panela Cervejeira de Cobre
Foto Reprodução httpwwwhomebrewtalkcomshowthreadphpt=53998

Panelas Cervejeira de Alumínio ou Aço Inox?

Um debate eterno entre cervejeiros caseiros é qual o melhor material para a panela cervejeira: panelas de alumínio ou aço inoxidável? Para esclarecer essas dúvidas vamos ver quais são os prós e os contras de ambas.

Panela de Alumínio

  • Prós
  1. Panelas de alumínio são facilmente encontradas.
  2. As panelas de alumínio custam consideravelmente menos do que o aço inoxidável se tornando mais viável financeiramente do que as de aço inox.
  3. O alumínio é um condutor de calor melhor do que o aço inox, a panela atinge o ponto de fervura de forma mais rápida e também esfria mais rapidamente o mosto.
Foto Reprodução httpwwwcondadodacervejacombrequipamentos para fazer cerveja em casa
  • Contras
  1. Umas das desvantagem principais do alumínio é que ele pode oxidar, e material não permite que você utilize produtos de limpeza oxidantes ou cáusticos. Além disso, ao longo do tempo alumínio irá oxidar naturalmente, formando uma camada de óxido de alumínio sobre a panela, que pode descolorir o alumínio e dar-lhe um tom de cinza.
  2. Isso não é motivo de preocupação – a camada de óxido de alumínio realmente protege o pote, mas não é tão bonito quanto o aço inoxidável.
  3. As panelas de alumínio possuem uma espessura mais fina, não sendo indicado seu uso para fabricar grandes quantidades de cerveja devido ao risco de deformar a panela.
  4. O alumínio é um material de dilata e contrai muito com o calor. Desta forma, não é aconselhável o uso de fundo falso com alumínio pois o mesmo irá criar fissuras aonde passarão malte e caramelizarão na parte inferior da panela.

Mitos sobre o alumínio

Primeiro, panelas de alumínio não estão ligadas à doença de Alzheimer . Uma série de estudos médicos desde a década de 1970 não encontraram alguma ligação entre a doença de Alzheimer e o uso de alumínio.

Outro mito é que o alumínio vai reagir com o conteúdo ácido do mosto podendo degradar a panela, adicionando sabores indesejáveis a cerveja. Isso também é falso pois se compararmos com outros alimentos que entram em contato com o alumínio como o molho de tomate de pH 4,6 ou refrigerante (pH 2,5), o pH do mosto é menos ácido não sendo sendo suficiente para reagir dessa maneira com o alumínio. Seria necessário um pH próximo a 1,0 para reagir com o alumínio a ponto de danificar a panela.

Panela de Aço inox

  • Prós
  1. As panelas de aço inox são o sonho de consumo para todos os cervejeiros caseiros. Com lindo design elas são as escolhidas pelos cervejeiros profissionais.
  2. Devido ao seu alto brilho é mais fácil de notar quando elas estão sujas, já com as de alumínio essa percepção fica mais prejudicada.
  3. As panelas de inox são mais resistentes em relação as de alumínio. Graças ao material elas são mais difíceis de arranhar, amassar ou deformar. A liga do aço inox é forte, aumento a vida útil do produto.
  4. Elas são mais fáceis de limpar e sanitizar. Nelas são possíveis utilizar uma variedade maior de produtos sanitizantes.
Foto Reprodução httpdrinksseriouseatscom201302best homebrewing recipes how to brew your own beerhtml
  • Contra
  1. As panelas de aço inox tem um custo um pouco mais elevado.
  2. A principal desvantagem do aço inox é que ele não conduz o calor tão bem como o alumínio, o que significa um tempo maior para chegar à temperatura necessária para fervura e consequentemente mais tempo de resfriamento do mosto.

Fonte: Beer Smith

Qual panela escolher?

Veja a panela que mais se adapta a sua produção cervejeira. As panelas de alumínio são ótimas para você é iniciante, já para cervejeiros avançados a melhor opção a longo prazo sem dúvidas são as panelas de aço inox. Se você optar por comprar uma panela de alumínio, escolha pelo menos uma com as conexões em inox que, além de muito mais higiênicas, são as partes mais sensíveis da panela e dificilmente quebrarão.

Em nossa loja online você pode encontrar uma linha inox com variados tamanhos que atenderão a sua necessidade e também encontra modelos em alumínio todas com conexões em inox para completar seu kit cervejeiro.

PANELA DE BRASSAGEM COM CONEXÃO EM INOX (DIVERSOS TAMANHOS)

PANELA INOX 71 LITROS