BJCP 6c: Dunkles Bock

Impressão Geral: Una maltada lager alemã escura, forte, que enfatiza as qualidades ricamente maltadas e um pouco tostadas dos maltes continentais sem ser doce no final. Aroma:Médio a médio-alto aroma de malte, com notas de pão, a maioria com quantidades moderadas de produtos de Maillard e/ou matizes tostadas. Praticamente não tem aroma de lúpulo. Um leve álcool pode ser evidente. Limpo caráter lager, embora os maltes podem proporcionar um leve (baixo a nenhum) caráter de frutos negros, sobretudo nos exemplares envelhecidos.

Aparência:Cor cobre suave a marrom, a maioria com reflexos de tom granada atraentes. O acondicionamiento e maturação em temperaturas baixas (lagering) deve proporcionar una boa limpidez apesar da cor escura. Espuma em tom marfim grande, cremosa e persistente.

Sabor:Maltado rico e complexo, dominada pelos produtos de Maillard ricamente tostados. Algumas notas de caramelo podem estar presentes. O amargor de lúpulo é geralmente só o suficiente para o balanço com os sabores de malte,o que permite perceberumpouco de dulçornofinal. Bem atenuada, nãoenjoativa. Perfil de fermentação limpo, ainda que o malte possa proporcionar umcaráter leve defrutos negros. Semsabor delúpulo. Semcarácter torrado ouqueimado.

Sensação na Boca: Corpo médio a médio-alto. Carbonataçãomoderada a moderadamente-baixa. Algum calor alcoólicopode ser percebido, muito sutil, nunca deve ser quente. Macia, semasperezas ouadstringência.

Comentários:Mosturação por decocçãoe uma longa fervura proporcionam uma parcela importante no desenvolvimento do sabor, já que melhora os aspectos de caramelo e sabores de Maillard do malte. Qualquer caráter frutado é devido ao malte Munich e outros maltes especiais, não a ésteres derivados da levedura produzidos durante a fermentação.

Característicos:Maltes Munich e Vienna, raramente é empregado um pouco de maltes tostados escuros para ajuste de cor, não sendo admitido emprego de adjuntos não maltados. Utilizam-se variedades de lúpulo de Europa continental. Limpa levedura lager alemã.

Comparação de Estilos:Mais escura, com um sabor de malte mais forte e um amargor menos evidente que uma Helles Bock. Menos álcool e riqueza de malte que uma Doppelbock. Sabores de malte mais fortes emais álcool que uma Märzen. Mais rica, menos atenuada e menos lupulada que una Czech Amber Lager.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.064 –1.072
FG: 1.013 –1.019
IBUs: 20 –27
SRM: 14 –22
ABV: 6.3 –7.2%

Exemplos Comerciais:Aass Bock, EinbeckerUr-Bock Dunkel, Great LakesRockefeller Bock,Kneitinger Bock, New Glarus Uff-da Bock, Penn Brewery St. Nikolaus Bock.Etiquetas:Intensidade Alta, CorÂmbar, Fermentação Baixa, Lagered, EuropaCentral, EstiloTradicional, familia-bock, Maltada

Fique por dentro das novidades cervejeiras

Processando…
Sucesso! Você está na lista.