Doppelbock ou double bock a cerveja da quaresma

Doppelbock ou double bock a cerveja da quaresma

Nesta época de quaresma (período que antecede a Páscoa) muitos cristão fazem jejum ou promessas que envolve ficar sem consumir algo ou comer determinados alimentos. Dentre essas promessas muitos deixam de tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes ou comer carne.

Mas há 300 anos atrás alguns monges alemães faziam jejum a base de cerveja.Esse jejum era basicamente 40 dias vivendo apenas a base de cerveja doppelbock. Esse jejum era restrito apenas a ingestão de líquidos, nada de alimentos sólidos poderiam ser consumidos.

doppelbock ou double bock a cerveja da quaresma

Os monges da ordem franciscana que originalmente fabricavam a doppelbock chamavam a sua cerveja de “Salvator”, (que hoje é registrada pela cervejaria Paulaner).

doppelbock ou double bock a cerveja da quaresma

Essa foi a solução encontrada para a realização do jejum pelos monges já que eles consideravam a doppelbock o “pão líquido”: uma cerveja bem maltada e rica em carboidratos, vitaminas e calorias. E por isso o nome de Salvator.

Características da Doppelbock

Doppelbock é a versão mais forte e escura da tradicional Bock(estilo alemão).

Historicamente, a doppelbock era forte em álcool e doce, servindo assim como “pão líquido” para os monges durante os períodos de jejum, quando o alimento sólido não era permitido.

Hoje, a doppelbock ainda é forte, variando de 7% a 12% ou mais, em volume. É claro, com cor variando de ouro escuro, para a versão mais pálida, ao marrom escuro com reflexos rubi para a versão mais escura. Ela tem um grande colarinho, cremoso e persistente (embora a retenção de espuma possa ser prejudicada pelo álcool nas versões mais fortes).

doppelbock ou double bock a cerveja da quaresma

Com intenso aroma de malte,presença de algumas notas tostadas e as versões mais escuras podem ter um gosto de chocolate ou aroma frutado.

Já em versões mais claras podem ter um final seco.

Um pouco sobre a sua história

Inicialmente as cervejas eram fabricadas para consumo próprio. A partir de 1780 a produção recebeu permissão para distribuir a cerveja para a população. Mas então em 1799 Napoleão Bonaparte decidiu confiscar a cervejaria e os monges foram obrigados a parar a produção de cerveja.

Cervejarias que produzem dopplebocks atualmente costumam adicionar “-ator” no sufixo do nome de sua cerveja como um sinal do estilo; existem 200 nomes com o sufixo “-ator” de doppelbocks registrados no escritório de patentes alemão.

Hoje não é difícil encontrar cervejas destes estilo no mercado, muitas delas nomeadas tradicionalmente com a terminação – ator.

Jejum de Doppelbock

Em 2011 um americano resolveu replicar a experiência dos monges, fazendo o jejum a base de Doppelbock. J. Wilson fez um plano para os 46 dias: consumo de 4 Doppelbocks por dia em dias de semana (em que ele trabalhava normalmente), e 5 cervejas por dia nos fins de semana. A cerveja de 350ml tinha 288 calorias – nutritiva e rica em vitaminas e carboidratos –, o que permitiu que ele cumprisse a experiência até o final (porém ele perdeu quase 12Kg).

Fontes: Wikipedia/Club Beer

E você aguentaria um jejum desses? Conte para nós nos comentários.