Conheça qual a importância da espuma na cerveja!

Esse sem dúvida é um dos assuntos mais polêmicos entre os apreciadores de cerveja. O “amado ou odiado” colarinho (espuma) na cerveja.

Como se forma a espuma na cerveja?

A espuma é formada por componentes do lúpulo, proteínas e açucares e da à bebida um aroma especial. É através dela que você poderá observar o estado da cerveja.

A cerveja que não forma espuma provavelmente está com problema na qualidade do seu malte, na carbonatação/priming, contaminação ou vencida.

No caso do malte, observe sempre que a quantidade total de proteínas deve estar entre 9,5% e 11,5%.  Valores abaixo deste patamar dificilmente te darão cervejas com boa retenção de espuma. Valores muito acima deste patamar deve prejudicar o extrato/açúcar fermentável da sua cerveja assim como turbidez e viscosidade.

Mas afinal qual a importância da espuma na cerveja?

Além de “ajudar” a verificarmos a qualidade da cerveja, ela mantém a temperatura. Ela age como uma barreira térmica evitando assim que a bebida esquente rapidamente.

A espuma também auxilia a conservar todo os aromas da cerveja durante a degustação.

Outro fator importante na espuma é que ela protege a cerveja da interferência do ambiente externo. Devido a sua consistência ela abriga o líquido de entrar em contato com ar evitando que a cerveja oxide e deixe um gosto desagradável.

Aspecto da espuma

O ideal é que o colarinho (espuma) tenha de dois a três centímetros. Entretanto algumas cervejas artesanais podem não produzir essa quantidade de espuma como por exemplo as do estilo Stout e Porter, já as de Weiss (trigo) tem alta produção de espuma.

importância da espuma na cerveja

A espuma ideal deve ter uma boa consistência e formação de pequenas bolhas.
Bolhas muito grandes podem ser indícios de adjuntos ou de contaminação.

Aspecto cultural

Em alguns países como a Alemanha, a camada de espuma é símbolo de qualidade da cerveja. E raramente um consumidor aceita uma cerveja sem espuma.

Aqui no Brasil o gosto é bem dividido e é escolhido por cada um na hora em que a cerveja é servida.

No final é tudo questão de gosto pessoal e claro do estilo da cerveja.

E você é #teamcolarinho ou #teamsemcolarinho? Conte para nós aqui nos comentários qual a sua preferência.

Fontes: Beer e Bier/Edelbrau/Criale