Como é o processo de produção de cerveja artesanal?

Como é o processo de produção de cerveja artesanal?

Durante a produção de cerveja são realizados diversos procedimentos como: moagem, mostura, fervura, fermentação, resfriamento, maturação e dry hopping. Todo esse processo sofre variações de acordo com o estilo de cerveja a ser feito. Vamos entender melhor como funciona o processo de produção de cerveja artesanal?

01. Moagem do malte

A moagem correta do malte vai influenciar a eficiência da brassagem.

O objetivo da moagem é quebrar a casca do grão liberando o endosperma presente no interior dos grão do malte, que são ricos em amido e proteínas.

Durante a brassagem as enzimas irão modifica-las em açucares que serão consumidos pela levedura durante o processo de fermentação.

Uma moagem muito fina pode deixar a cerveja adstringente, pois durante a brassagem irá ocorrer a remoção dos taninos presentes na casca. Já uma moagem muito grossa irá prejudicar a sua eficiência de brassagem, prejudicando a densidade e a quantidade de cerveja produzida.

Moagem do Malte Cervejeiro

02. Mosturação

Na mosturação ocorre a mistura do malte moído com a água aquecida em 65ºC aproximadamente.

Nesse processo o malte é hidratado e as enzimas são ativadas, convertendo os amidos em açucares fermentáveis e outros componentes.

A água neste momento está cheia de açucares (é chamada de mosto) é retirada da panela e o que sobrou do malte é lavado para retirar o restante de substâncias presentes no mosto.

Mostura

O tempo de mostura pode variar de 2 a 5 horas.

03. Fervura

O mosto é fervido na caldeira durante 1 a 2 horas.

Durante a fervura adicionamos o lúpulo pouco a pouco para dar o amargor desejado a cerveja.

Ao final da fervura o mosto é separado do lúpulo e resfriado.

Fervura e Adição de Lúpulos

04. Resfriamento

O resfriamento deve ser feito o mais rapidamente possível para diminuir a possibilidade de contaminação.

As temperaturas ideais são entre 8 e 15ºC para cervejas Lager e entre 15 e 23ºC para Ales.

  • Fermentação

O fermento é adicionado ao mosto resfriado e assim como todo o processo da produção de cerveja, a fermentação pode ter variações de temperaturas e tempo para cada estilo de cerveja.

Por exemplo uma cerveja tipo Ale necessita de alta fermentação que pode durar de 5 a 10 dias trabalhando em temperaturas de 15 a 23ºC. Já fermentação para Lager é necessário uma baixa fermentação e com maior tempo e temperaturas variando entre 8 e 15ºC.

O controle da temperatura é essencial para o sucesso da sua receita.

  • Maturação

A maturação é um passo opcional na produção de cerveja, mas não deixa de ser uma importante etapa.

É na maturação que acontece a estabilização das moléculas instáveis do mosto, os aromas se consolidam e o sabor é suavizado.

No processo de maturação podemos perceber também que ocorre uma clarificação já que as leveduras inativas vão sedimentando.

Durante a maturação que podemos adicionar alguns ingredientes na receitas, essa técnica é chamada de dry hopping.

  • Dry Hopping

Como explicamos é o processo de adicionar lúpulos após a fermentação. O dry hopping é uma técnica britânica e agora também americana.

Dry Hopping

O objetivo do dry hopping é potencializa os aromas do lúpulo.

  • Envase

Após esses passos (que podem variar de acordo com o estilo da cerveja), é a hora de envasar. Você pode conferir clicando aqui 5 Dicas para envasar cerveja caseira.

Fontes: Homini Lúpulo/Engenharia da cerveja/Missão Sommelier