Cold crash: aprenda como fazer em 6 passos!

Você tem se dedicado a arte de fazer cervejas nos últimos tempos, certo? E se por acaso as suas cervejas costumam ficar com uma aparência diferente da cor que você esperava, isso, na verdade é bem comum de acontecer no início e existe uma solução muito simples para esse problema, o cold crash.

Esse nome é dado a um processo é muito fácil, que pode ser feito por qualquer um desde que a pessoa tenha acesso aos equipamentos certos e que garante uma cerveja cristalina, com a aparência que estamos acostumados a ver.

Para te ajudar, trouxemos nesse texto tudo que você precisa saber sobre o assunto, desde o que é esse procedimento e quando utiliza-lo até um passo a passo de como realiza-lo.

O que é Cold Crash?

O cold crash trata-se de um processo de redução rápida na temperatura da cerveja após o fim da fermentação. Ele garante que as proteínas e leveduras se decantem, fazendo com que a cerveja obtenha um aspecto cristalino.

Quando esse procedimento não é realizado, esses sedimentos continuam dispersos no liquido, dando a impressão de que ele está “sujo”.

Para que ele funcione corretamente é preciso que a bebida seja resfriada a uma temperatura próxima a 0º C o mais rápido possível.

Embora o processo seja bastante simples, é necessário um controle preciso na temperatura da cerveja. Além disso, adicionar essa etapa no processo de produção da sua bebida aumentará em pelo menos três dias o tempo de fabricação da sua cerveja.

Uma curiosidade sobre o assunto é que o cold crash não é um procedimento exclusivo das cervejas, podendo ser utilizado também em outras bebidas como cidra, vinho e hidromel.

Fazendo o cold crash em 6 passos

Para te ajudar a conquistar um visual de respeito para a sua cerveja, trouxemos um passo a passo de como fazer cold crash. Não se esqueça de que para que o cold crash traga bons resultados é preciso que o procedimento de realização seja seguido à risca.  Então não pule nenhuma recomendação que encontrar aqui.

1.     Garanta que os equipamentos estão funcionando

Os únicos equipamentos que você vai precisar utilizar para realizar o cold crash são o fermentador e um sistema de refrigeração que pode ser tanto um freezer quanto uma geladeira, desde que ambos possuam um controle externo de temperatura.

Antes de começar o processo é importante que você se certifique de que o seu fermentador está em perfeitas condições de uso e que o controle de temperatura está funcionando, para garantir que a cerveja não atinja o ponto de congelamento.

2.     Verifique se a fermentação acabou

Mesmo sendo iniciante você deve saber que o fermento só trabalha enquanto a bebida estiver dentro de um intervalo de temperatura. Caso ela fique muito gelada ainda durante a fermentação, o açúcar na fermentação não será mais convertido em álcool e por isso o sabor da sua cerveja pode acabar sendo comprometido.

Além disso, não garantir que a fermentação esteja completa pode causar problemas devido a alguns compostos como os compostos sulfúricos e diacetil, que podem permanecer na sua bebida, mas que seriam eliminados no fim da fermentação. Uma forma muito eficiente de verificar se sua cerveja está completamente fermentada é utilizando alguns equipamentos como airlock, densímetro e refratômetro. Eles são responsáveis por te ajudar a descobri o OF e FG da sua cerveja.

3. Coloque para gelar e defina a temperatura

É hora de fazer a mágica acontecer. Coloque sua cerveja em um freezer ou geladeira, defina a temperatura adequada, de forma que a cerveja esfrie rapidamente e chegue próxima do congelamento. Não esqueça de garantir que ela não tinja o ponto de congelamento, caso contrário seu trabalho estará perdido.

A recomendação geral é utilizar uma temperatura de 1 a 3 graus e mantê-la nessa temperatura por no mínimo cinco dias para garantir um bom resultado. Muitas pessoas fazem o uso de gelatina sem cor e sabor para tornar este processo ainda mais eficiente – particularmente eu sou partidário de adicionar a menor quantidade de ingredientes “estranhos ao mundo cervejeiro” possível.

4.     Confira o resultado

Após o prazo determinado, de pelo menos 3 dias, você deve conferir o resultado do seu trabalho.

Se mesmo após o processo de cold crash a sua cerveja não estiver tão cristalina quanto deveria, fique calmo, esse é um fenômeno chamado chill haze. E, embora ele não seja comum, pode acontecer.

Nesse caso uma boa opção para resolver o problema é utilizar gelatinas para diminuir a turbidez e clarificar a sua cerveja.

5.     Realize a trasfega da cerveja

Esse passo é opcional e tem o objetivo de, após o fim do cold crash, separar a cerveja clarificada do trub gerado, colocando-a em um balde mais limpo para que você possa começar o processo de maturação.

Embora esse passo seja altamente recomendado, é importante que você se lembre que durante essa troca a cerveja entra em contato com o oxigênio e isso acelera o processo de oxidação da sua bebida, o que pode ocasionar um gosto ou aroma desagradável.

Por conta disso, realize a transferência com cuidado e da forma mais rápida possível e com muito cuidado.

Outra opção a esta etapa é fazer a maturação na garrafa… com a desvantagem de nunca se ter uma cerveja tao limpa além de ser mais dificil vc dosar o priming garrafa por garrafa.

6.     Carbonatação

Por fim, é hora de engarrafar a sua cerveja e deixar que o processo de carbonatação aconteça. Esse processo é responsável por conservar a qualidade da bebida e proporcionar uma quantidade especifica de gás carbônico na cerveja.

É importante lembrar que cada cerveja exige um nível de carbonatação diferente e caso algum problema nessa fase aconteça, a garrafa pode até explodir, por conta da pressão dentro dela. Esse processo dura alguns dias e precisa ser feito em temperatura ambiente.

Conclusão

Como você pode ver aqui, o cold crash é um processo muito eficaz para melhorar a clareza da sua cerveja, sendo capaz de deixa-la com a aparência tradicional da bebida, melhorando tanto sua cor quanto transparência.

O que torna o cold crash tão vantajoso e se destacar entre os outros métodos de clarificação é que ele pode ser realizado com equipamentos que você já tem, de forma muito fácil e simples. Contudo, como nada é perfeito, realiza-lo acaba atrasando um pouco a finalização da bebida.

E então, gostou dessa dica? Então inclua o cold crash no processo de fabricação da sua cerveja e garanta que ela tenha uma aparência muito melhor agora mesmo.

Está precisando de baldes, fermentadores e demais produtos para fermentação e cerveja, visite a nossa loja e veja as nossas novidades.

Prost!