Cervejaria desenvolve cerveja utilizando água de esgoto

Cervejaria desenvolve cerveja utilizando água de esgoto

A cervejaria Stone Brewing de San Diego está apostando na sustentabilidade e  recentemente desenvolveu uma cerveja feita com água de esgoto.

Sim é isso mesmo que você leu, água de esgoto. Pode parecer algo totalmente fora do contexto do que é fazer cerveja de qualidade, já que um dos principais ingredientes e o mais importante deles é agua. Já falamos inclusive como a qualidade da água pode afetar no sabor da cerveja.

Mas calma que tem uma explicação para tal ousadia.

Por que água suja?

A cidade de San Diego sede da cervejaria está passando por um grave problema de seca, lançando o programa Pure Water.

O programa, com vários anos, tem como objetivo usar a tecnologia de purificação na produção de um terço da água potável da cidade até 2035 .

Sobre a cerveja

Ela é produzida com águas residuais tratadas. A Full Circle Pale Ale foi degustada pelo prefeito da cidade, segundo ele a cerveja é fantástica e que “não há melhor maneira de destacar a pureza desta água”.

Até o momento foram fabricados cinco barris de cerveja com essa água tratada.

Steve Gonzalez da Stone Brewing admitiu que estava um pouco cético ao criar uma cerveja a partir de água reciclada. Mas agora ele mudou de opinião.

“Entre as Pale Ale que fiz, essa provavelmente está entre as três melhores.”

Foto Reprodução: Twitter Stone Brewing

História

Também essa “técnica” não é uma grande novidade. Historiadores afirmam que o consumo de cerveja salvou a humanidade durante a Idade Média, pois a água (que era contaminada) passa por um processo de fervura em que eliminava todos os microorganismos causadores de doenças.

Ou seja, cerveja mesmo que feita a partir de água de esgoto é mais limpa do que água.