BJCP 13c: English Porter

Chamada simplemente “Porter” na Grã Bretanha, o nome “English Porter” é utilizado para diferencia-la de outras porters descritas nesteGuia.

Impressão Geral:Uma cerveja marrom de moderada intensidade, com um caráter restrito torrado e amargo. Pode ter uma variedade de sabores torrados, geralmente sem qualidades queimadas, muitas vezes com um perfil de malte-caramelo-chocolate.

Aroma:Moderada a moderadamente baixo aroma de malte de pão suave, biscoito e tostado, podendo ter uma característicade chocolate. Também pode mostrar algo do caráter de malte não tostado em apoio (caramelo, nozes, toffee e/ou doce). Pode ter até um nível moderado de lúpulo floral ou terroso. Ésteres frutados são moderados a nenhum. Diacetil baixo a nenhum.

Aparência:Cor marrom claro a escuro, muitas vezes com reflexos rubi de translúcido. Boa limpidez, embora possa se apresentar quase opaca. Espuma de moderada formação, bege claro a leve bronzeado, com boa e justa retenção.

Sabor:Moderados sabores de malte de pão, biscoito e tostado que inclui uma média a moderada qualidade torrada (frequentemente com um caráter de chocolate) e muitas vezes com significativo caráter de caramelo, de noz (nutty) ou toffee. Pode ter outros sabores secundários como café, alcaçuz, biscoitosou tostado, de apoio. Não deve ter um gosto áspero torrado ou queimado significativo, embora pequenas quantidades podem contribuir com uma complexidade de chocolate amargo. Sabor de lúpulo moderado a nenhum,terroso ou floral. Lúpulo deamargormédio-baixo a médio variam o balanço deligeiramente maltado a ligeiramente amargo. Geralmente muitobem atenuada, embora possa ser um pouco doce. Diacetil moderadamente baixo a nenhum. Ésteres frutados moderados a baixos.

Sensação de Boca:Corpo médio-baixoa médio. Carbonatação moderada a moderadamente alta. Leve a moderadatextura cremosa.

Comentários:Esta descrição do estilo corresponde àversão moderna de English Porter, nãotodas as possíveis variações ao longo do tempo em todas as regiões onde existiam. As reconstituições históricas podem ser registadasna categoria de estilo Historical Beer, com uma descriçãoapropriada do perfil da cerveja. Os exemplares de artesanais modernas no Reino Unido são mais intensas e mais lupulados

História:Originalmente de Londres, a cerca de 300 anos atrás, a Porter evoluiu de uma cerveja Brown Ale jovem e doce, popular na época. Ela evoluiu muitas vezes devido a vários desenvolvimentos tecnológicos e de ingredientes, além de preferências dos consumidores que impulsionaram estas mudanças. Tornou-se um estilo muito popular, amplamente exportado a partir de 1800, mas decaindo pouco antes da Primeira Guerra Mundial e desaparecer na década de 1950, sendo reintroduzido em meados da década de 1970 com o início daera da cerveja artesanal. Diz-se que o nome é derivado de sua popularidade entre a classe trabalhadora de Londres que realizavam várias tarefas de manuseio e transporte de de carga durante o dia. Mãe de várias interpretações regionais ao longo do tempo e uma antecessora de todas Stout (originalmente chamado “Stout Porters”). Não há nenhuma conexão histórica ou relação entre Mild e Porter.

Ingredientes característicos:As moagens variam, mas algo que produz uma cor escura está sempre envolvido. Maltes Chocolate ou outrosmaltes escuros-tostados,malte Caramelo, açúcares para a cerveja e similares são comuns. Porters típicas de Londres utilizam na maioria das vezes malte marrom, como um sabor característico.

Comparação de Estilos:Difere de uma American Porter por ser geralmente mais suaves, doces e caramelizadas, com densidades mais baixas, e, geralmente, menos álcool; a American Porter tambémmuitas vezes têm mais de um caráter de lúpulo. Mais substancial e tostada que uma British Brown Ale. Com maior densidade que uma Dark Mild.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.040 –1.052
FG: 1.008 –1.014
IBUs: 18 –35
SRM: 20 –30
ABV: 4.0 –5.4%

Exemplos Comerciais:Burton Bridge Burton Porter, Fuller’s London Porter, Nethergate Old Growler Porter, RCH Old Slug Porter, Samuel Smith Taddy Porter

Etiquetas:Intensidade Standard, CorEscura, Fermentação Alta, IlhasBritânicas, EstiloTradicional, família-porter, Maltada, Tostada.

Fique por dentro das novidades cervejeiras

Processando…
Sucesso! Você está na lista.