Aprenda como evitar a oxidação da cerveja em sua produção artesanal

Fazer a sua própria cerveja, é uma das experiências mais agradáveis e vantajosas. Principalmente para quem aprecia uma cerveja de qualidade. Contudo, as vezes acontece da cerveja ficar com um sabor estranho. E na maioria das vezes isto acontece devido a oxidação da cerveja.

Mas, você sabia que é possível evitar esse sabor indesejado na cerveja artesanal? Nesse post, iremos explicar como evitar a oxidação da cerveja em sua produção.

Portanto, continue sua leitura e descubra agora o que fazer para garantir uma cerveja caseira com aquele sabor incrível que você tanto deseja. Confira!

A melhor engarrafadora que garantem zero oxidação para sua cerveja!

Como identificar a oxidação na cerveja

A oxidação da cerveja é um dos problemas mais corriqueiros encontrados nas cervejas artesanais e comerciais. Essa oxidação acontece por uma falha na troca de oxigênio.

E quando ela ocorre, geralmente deixa na bebida um sabor desagradável e que acaba comprometendo a qualidade da bebida em si.

Lembrando que não há uma associação entre o estilo de cerveja e potencialidades de desenvolver esse off flavor (defeito). Ou seja, independentemente da cerveja que você esteja produzindo, se não tomar os devidos cuidados, sua bebida pode oxidar.

Como evitar a oxidação da cerveja artesanal?

A principal recomendação de como evitar a oxidação da cerveja é prestar muita atenção em todo o processo de fabricação.

Além disso, existem alguns outros cuidados específicos que você pode tomar para saber como evitar a oxidação da cerveja:  

Temperaturas quentes

Procure controlar a temperatura durante a fabricação da cerveja. Isso porque em processos que envolve temperaturas mais quentes, o mosto fica mais suscetível a fazer a absorção de oxigênio, o que pode oxidar sua cerveja.

Mosturação

Durante a fase de mosturação, não é aconselhado que você fique mexendo o mosto sem parar. Isso porque a movimentação do mosto, acaba provocando a oxigenação da bebida e aumentando as chances de oxidação.

Recirculação

Na recirculação a recomendação segue a mesma, preste atenção para despejar o mosto com muito cuidado, evitando agitar a mistura.

Transferência

Na etapa de transferência, você deve ter cuidado para não agitar a mistura. Mas, como este processo é complicado e quase sempre impedir a movimentação da bebida é difícil, então a sugestão é realizar essa transferência de forma gradual e lentamente.

Quer saber mais? Assista à nossa Semana Cervejeira

Outros fatores que provocam a oxigenação da cerveja artesanal

Se o seu problema de oxidação da cerveja estiver relacionado ao processo de fabricação, basta colocar as dicas acima em prática para solucionar o problema.

Agora, vale ressaltar que este problema também pode estar relacionado a outros fatores que vão além da fabricação, como:

Oxigenação e trasfega

Aqui já houve a fervura e o resfriamento da mistura, então será necessário oxigenar a cerveja, gerando oxigênio livre, a fim de proporcionar uma fermentação adequada, através das leveduras.

Então, após a fermentação vai acontecer a trasfega do fermentador para o recipiente, em que será maturado o mosto.

E após a maturação será transferido para outro recipiente, onde vai ser feita a preparação, para depois envazar.

Nesta etapa tem um grande risco de oxigenação, então realize com cuidado e atenção, para evitar de perder o seu esforço até o momento.

Recipiente de envase

Muitas pessoas pensam que o envase é a parte mais simples e não tem como dar errado. Porém, mesmo nesta etapa você precisa ser cuidadoso, porque faz parte de como evitar a oxigenação da cerveja.

Nesta etapa a atenção se dá ao tipo de recipiente e a forma de envasar. O ideal é deixar um pequeno espaço, entre a tampa e a cerveja, a recomendação é de 2 ou 3 dedos (2 e 4 centímetros).

Ainda queremos fazer um alerta, caso esteja utilizando um port-mix ou barril no lugar das garrafas, é fundamental remover o oxigênio que pode estar no recipiente. Basta preencher as embalagens com CO2, antes de adicionar a cerveja.

Temperatura para armazenar

A forma de armazenar e a temperatura vão impactar em como evitar a oxidação da cerveja.

Preferencialmente, utilize locais mais frios para fazer a armazenagem, pois naturalmente em locais mais quentes a cerveja poderá oxidar de forma mais fácil.

Além disso, tenha atenção na forma de armazenar, o ideal é deixar as garrafas em pé diminuindo assim a superfície de contato com o oxigênio.

Armazenamento em recipientes

Outro ponto importante de como evitar a oxidação da cerveja, está relacionado com o uso de garrafas com tampas de metais do tipo twist-off.

Não são a melhor opção para vedar de forma efetiva a garrafa e corre o risco de oxidar.

O envase da cerveja é a última etapa do processo, não descuide para não perder o processo inteiro. Não esqueça de ter atenção na sanitização dos recipientes.

Envelhecimento da cerveja

As cervejas que passam por longos períodos de envelhecimento podem apresentar um sabor característico, meio amadeirado. As versões mais encorpadas e escuras, tem um sabor semelhante ao do xerez (um tipo de vinho).

Todavia, esse processo de envelhecimento pode acabar acentuada a oxidação, mas ao mesmo, também, pode acabar camuflando, porque alguns ingredientes utilizados para o envelhecimento, inibem o sabor da oxidação.

O ideal é ao menos provar a cerveja fresca, para verificar se aconteceu a oxidação ou não, assim evita o desperdício de envelhecer uma cerveja comprometida.

Checklist de como evitar oxidação da cerveja

Para simplificar, criamos esse checklist de como evitar a oxidação da cerveja. Veja:

  • Suavidade ao mexer o mosto quando estiver quente, assim você vai evitar a oxigenação em demasia da cerveja;
  • Quando for fazer o resfriamento do mosto é importante ter uma boa aeração, permitindo a entrada de oxigênio, para facilitar o trabalho das leveduras na fermentação (oxigenação somente nesta etapa);
  • Tenha suavidade nos movimentos ao transferir a cerveja presente no fermentador para o maturador ou para o recipiente do priming;
  • Não agite o liquido ao fazer o envase;
  • Caso necessário, poderá adicionar água fervida e resfriada, após a primeira fermentação;
  • Controle a temperatura de armazenamento, temperaturas quentes promovem maior oxidação;
  • Para fazer o envase na garrafa é importante deixar uma distância, entre a tampa e o líquido de 2 a 3 dedos, evitando o contato;
  • Não utilize tampas twist off, porque elas acabam não vedando de forma adequada a garrafa, e permitem que aconteça a entrada de oxigênio;
  • Não tente reaproveitar as tampas das garrafas, porque isso acaba prejudicando o processo de vedação;
  • No caso de você utilizar o barril, para fazer a armazenagem da cerveja é necessário preencher ele com CO2, fazendo a retirada do oxigênio que pode estar presente.

Enfim, agora que você já conseguiu entender os aspectos de sabor que são identificados devido a oxidação, e como evitar a oxidação da cerveja. É importante começar a seguir os requisitos, a fim de prevenir esse desconforto.

Ficou interessado e pensa em gerir seu próprio negócio de cerveja ou precisa de ajuda ou solução para a manutenção da sua cerveja? Conheça nosso Mestre Cervejeiro e aproveite ao máximo toda sua experiência para cativá-lo a sempre seguir em frente!