Agenda de cursos Prazeres da Casa e Bräu Akademie

Quer aprimorar seus conhecimentos e está em busca de cursos de produção de cerveja?

Confira nossa agenda de cursos para o começo de Fevereiro.

Curso: Receitas avançadas – 04 de Fevereiro

A Prazeres da Casa em parceria com a Bräu Akademie tem o prazer de oferecer este completo curso avançado de receitas de cervejas.

Esse é um curso pra quem já tem uma certa experiência de produção e familiaridade com os termos cervejeiros.

O curso será ministrado pelo Matheus Aredes – cervejeiro da Dortmound e com formação na reconhecida escola VLB-Berlim.

A finalidade deste curso é mostrar como a ciência pode ajudar na arte de fazer cerveja. Como falamos em nosso artigo Cerveja: uma ciência ou uma arte? Queremos falar pra vocês a parte intangível de se fazer cerveja que é a escolha e uso dos ingredientes.

Conhecendo os ingredientes, apresentaremos detalhadamente todos os estilos existentes usando BJCP 2.015. Em cada estilo falamos da escolha, dosagem e técnica de uso de cada um.

Programação:

Ingredientes

    • Básicos – água, malte, lúpulo e fermento. Sabores e características de cada um.
    • Adjuntos – grãos não maltados (cevada, trigo, aveia, centeio, arroz, milho entre outros), açúcares e xaropes. Falamos da percentual de açúcar fermentável em cada um e sua importância; sabor residual que cada um gera; técnicas de uso; adaptação do processo de fabricação para seu uso.
    • Especiais – especiarias (coentro, casca de laranja, casca de limão, anis, woodruff, grãos do paraíso entre outros), frutas (abóbora, laranja, cereja, avelã, baunilha, cacau).
    • Sais – quais são os sais utilizados pelo cervejeiro e como fazer com que eles aprimorem o sabor da nossa cerveja.

Estilos

  • Estilos – estilos do BJCP 2.015. Sua história e ingredientes. Com os sabores de cada ingrediente explicado no módulo anterior, aplicamos a técnica e mostramos como fazer cada estilo no detalhe.

Duração: 6 horas

Inscrições para o curso no link abaixo:

CURSO AVANÇADO DE RECEITAS – 04 DE FEVEREIRO

Curso: Avançado de análise sensorial da cerveja – 05 de Fevereiro

 

Este é um curso prático avançado de análise sensorial da cerveja onde apresentamos os flavours mais comuns na bebida.

O intuito é treinar o participante para que sua parte sensorial seja capaz de detectar falhas ou características no processo.

Nosso diferencial é a teoria onde entramos no detalhe da origem de cara flavour, análise das causas e possíveis correções.

Para a análise, utilizamos o kit Básico da Dr. Flavour, uma marca do grupo da Dr. Yeast. Kit nacional de excelente qualidade. Também utilizado em todos os cursos ministrados pela AcervA Paulista.

 

Programação

Parte teórica

  • Análise Sensorial (40 min) – sentidos humanos, como degustar, análise da cor, aroma, sabor, fisiologia dos sabores, sabores provenientes de cada ingrediente, escolha do copo.
  • Fermentação (20 min) – a grande maioria dos flavours são oriundos da fermentação. Aqui olhamos o comportamento do fermento em relação aos flavours da cerveja e analisamos a ação do homem sobre eles.Degustação

Flavours (7 horas)

  • Aqui são degustados cada um dos 21 flavours diluídos em cerveja. Usamos uma cerveja sem flavour chamada de controle para que possa comparar a característica de cada um. Os testes são feitos às cegas para melhor fixação e aprendizagem. Após a degustação cega, é explicado todas as características, origens e possíveis correções para cada um.

Duração total: 8 horas (Das 10hr as 18hr).

    • 1 hora de parte teórica sobre a ciência dos sabores e partes importantes do processo de produção, como a fermentação, que influenciam nos flavours.
    • 7 horas de degustação acompanhada de teoria de cada flavour.

Inscrições para o curso no link abaixo:

CURSO AVANÇADO OFF-FLAVORS DE CERVEJA – 05 DE FEVEREIRO

Veja também em nosso site cursos online de produção de cerveja, www.prazeresdacasa.com.br