5 erros mais comuns ao fazer cerveja em casa

Erros são inevitáveis ao longo da jornada de aprender a preparar sua cerveja.

Acontece com todo mundo mas existem algumas dicas que podem te ajudar a não perder dinheiro e nem tempo ao longo do caminho.

A seguir estão 5 erros mais comuns ao fazer cerveja em casa que iniciantes podem cometer.

1- Desorganização e falta de higiene

Deixar para separar no dia os equipamentos e os ingredientes que serão utilizados na receita é uma péssima idéia.

Procure organizar, separar e higienizar todos os utensílios (panelas, moinho, conexões, medidores) e ingredientes que serão usados e assim você diminuiu a chance de algo dar errado na receita.

Higiene é essencial para você fazer cerveja. Limpar os equipamentos de maneira eficiente é de extrema importância para evitar possíveis contaminações. Tomando esses cuidados sua receita tem tudo para dar certo.

2 – Baixa qualidade da água
Apesar de ser o ingrediente mais barato e mais simples na receita a água não deixa de ser um ingrediente de muita importância na fabricação da cerveja.

Pense na água como sua tela em branco. A água da torneira é tudo menos uma tela em branco já que nela contém cloro, sólidos dissolvidos dentre outras substâncias que vão afetar o sabor.

erros mais comuns ao fazer cerveja em casa

Procure utilizar água filtrada ou mineral. Caso não consiga outra opção, ferva a água da torneira mesmo e após a fervura deixe esfriar em um recipiente com tampa para prosseguir com a receita.

3- Não seguir as instruções da receita

Cervejeiros experientes têm uma coisa em comum: precisão. Isso sem dúvidas é primordial para o sucesso da receita.

Iniciantes muitas vezes não conseguem fazer medições precisas dos ingredientes, normalmente resultado da impaciência, falta de experiência ou por não ler com atenção as instruções da receita. Atenção é tudo.

4 – Comece simples

No começo é comum criarmos grandes expectativas e já pensar em iniciar com receitas mais avançadas ou produzir grandes quantidades de cerveja.

Para evitar possíveis frustrações tente começar com receitas mais simples como a Pale Ale e a Weiss. Seus sabores são mais fáceis de camuflar possíveis falhas durante a produção.

Com o tempo arrisque receitas mais complexas pois você já terá conseguindo aumentar sua experiência e conhecimento.

5 – Negligência no controle de temperatura

O controle de temperatura é vital para produzir cervejas de boa qualidade. Iniciantes muitas vezes não conseguem monitorar as temperaturas durante o processo de fermentação.

Temperatura excessiva pode aumentar o teor alcoólico ou deixar a cerveja com sabor muito adocicado.

Cervejeiro o termômetro é seu grande aliado na produção de cervejas.

erros mais comuns ao fazer cerveja em casa

Lembre-se a prática leva a perfeição. Para ter sucesso fazendo homebrewing você precisa de paciência, sempre seguir as instruções da receita, usar ingredientes de boa qualidade e compreender as limitações.

Procure cursos online ou presenciais, trocar receitas e ideias com amigos cervejeiros isso vai te ajudar a aprimorar seu conhecimento e experiência.

Aproveite e se inscreva nosso canal no Youtube Prazeres da Casa – Brew Shop , por lá você pode acompanhar lives direto da loja e vlogs.