Cultivar em casa para muitos pode parecer uma tarefa um tanto quanto complexa um verdadeiro bicho de sete cabeças, mas essas dicas vão te ajudar perder esse medo.
Cultivar uma horta em casa vai te trazer muitos prazeres que vão desde ver seus primeiros brotinhos até o momento em que você estiver preparando uma refeição e usar suas próprias plantinhas cultivadas por você.
Mas agora vamos ao que importa:
5 dicas de cultivo caseiro para começar sua horta
1 – Iluminação é tudo
Avalie onde as plantas terão melhores condições de crescer. A colunista do The Huffington Post, Carol Hartsell tem uma dica muito boa: “Fique parado no ponto exato onde quer posicionar a horta. Olhe para o céu e se pergunte: posso ver o sol daqui?”
Grande parte dos vegetais precisa em média umas seis horas de luz. Não significa que se sua horta receber menos do que isso de luz solar suas plantas não irão se desenvolver, apenas você terá que ajustar o que será plantado nela.
Fique atento aos excessos: pouco sol (não é bom) mas muito sol (também não).
2 – Terra
Nada adianta uma iluminação equilibrada se a terra for ruim. As plantas necessitam de um solo que seja rico em nutrientes. A combinação de fertilizantes e substratos é uma ótima opção quando o solo tem alguma deficiência de nutrientes.
A terra precisa ser esponjosa para que o oxigênio entre mais facilmente e conserve uma boa umidade.
Outra dica é ficar atento aos diferentes tipos de substratos. A escolha errada do mesmo é uma das principais causas para o surgimento de problemas no crescimento ou desenvolvimento da planta.
3 – Vasos
Outro passo importante é a escolha do recipiente que você irá cultivar suas plantas.
Se você optar por vasos certifique-se que ele terá furos em sua base para que a água possa escorrer. Um fator também importante é a profundidade para que as raízes possam se desenvolver.
Vasos com uma boa drenagem vão evitar que as raízes da sua planta apodreçam, esse é um dos problemas fatais para ervas e temperos.
Cada tipo de planta pede um recipiente adequado já que as raízes crescem de formas diferentes de planta para planta.
Um vaso de 7 a 15 centímetros de profundidade vai permitir que você cultive uma grande variedade de plantas.
4 – Sementes ou brotos?
Se você é do tipo ansioso e que ainda não tem muito conhecimento na área de cultivo, inicie com brotos. Com eles você verá resultados mais rápidos.
Mas tome cuidado ao planta-lo para não danificar suas raízes, por isso faça buracos grandes. Após colocar seu broto no lugar jogue a terra ao redor da planta e regue.
5 – Irrigação
Aqui vai a mesma regra do sol: cada planta pede uma quantidade de água. Algumas inclusive necessitam de pulverizações em suas folhas.
Um dos melhores sistemas de irrigação para hortas é o de gotejamento pois com ele você observa mais facilmente quando termina a irrigação e também o risco de encharcar a terra é bem menor.
A época do ano influencia na irrigação das plantas. Climas mais secos pedem um aumento no número de irrigações.
Gostou das nossas dicas para começar já o seu cultivo em casa?
Viu como não é complicado quanto parece ser? O requisito principal é atenção aos sinais do que sua planta necessita e depois é só aproveitar os produtos orgânicos no seu dia a dia.
Fonte: BBC
Veja também algumas idéias de recipientes e de hortas menores, caso espaço seja um problema.
Fotos: Decor Fácil