Quer fazer seu cultivo de cannabis render? Conheça os tipos de podas e amarrações

A nutrição bem como a exposição a luz adequada ajuda na hora de garantir uma plantação saudável. Mas, se o seu objetivo é fazer com que seu grow renda mais, então precisa conhecer os tipos de podas e amarrações para esse cultivo.

Continue lendo esse post e veja agora os principais tipos de podas e também de amarrações indicados para o cultivo de cannabis. E aprenda como fazê-los para aplicar ao seu grow e fazer sua plantação render ainda mais. Confira!

Veja Também!! Tipos de Podas e Amarrações para melhor rendimento

Poda de cannabis – Qual o melhor período para iniciar?

Antes mesmo de conhecer os tipos de poda é importante saber quando é o momento ideal para começar a poda.

Basicamente, o período para iniciar é quando a planta começar a tomar uma estrutura mais espessa. Assim você promoverá um crescimento ainda mais espesso, deixando a planta cada vez mais forte.

No período inicial as plantas são estreitas, para facilitar que as folhas recebam mais luz solar, para um desenvolvimento saudável.  

Conforme a cannabis vai crescendo, a planta vai tomando forma e assim definindo o tamanho do dossel. Após isso, será possível remover as partes desnecessárias da cannabis e que demandam energia da plantação.

Assim que a planta florescer, poderá começar uma constante poda. Porém, a poda não deve ocorrer mais de 2-3 semanas antes da floração. Isso porque, nesse estágio, a planta pode vir a produzir o crescimento vegetativo, atrapalhando o seu rendimento.

Existe um limite de espaço para floração? Saiba Mais!!

Tipos de podas e amarrações para cultivo de cannabis

Os tipos de podas podem ser: podas iniciais, podas de manutenção e podas de acabamentos. Vamos aos detalhes de cada uma:

Podas iniciais

Este é um tipo que começa a ser feita desde a fase de muda. E vai até o fim do período vegetativo. Seu objetivo é direcionar e dar forma à planta.

Essas podas podem ser subdivididas também em:

·         Poda de Cannabis Apical

Essa técnica consiste em cortar a ponta principal do galho, deve ser feita na parte acima do nó, daí sairão dois galhos.

É um dos tipos de podas que pode ser realizada continuamente, desde a formação do terceiro nó da muda. Assim, o grow dará muitos galhos da mesma altura, então duplicará a quantidade, a cada corte feito.

·         Poda de Cannabis Fim

Também consiste em cortar a mesma ponta principal de cada galho. Mas, dessa vez, não será na base perto do nó e sim no meio do broto novo que sai na ponta.

Após essa poda além dos dois galhos que saem do nó, mais dois crescem a partir do corte. Então, formam-se quatro galhos da mesma altura.

Este tipo de poda pode ser realizado continuamente a partir do terceiro nó. Mas, com menos cortes, pois quadruplicam a quantidade de galhos.

Canela seca

É um dos tipos de podas que consiste em um corte de todos os galhos da parte inferior da planta, deixando o tronco limpo.

Essa técnica fornece força aos galhos superiores bem como aumenta a produção deles.

Poda aérea das raízes

As raízes das plantas de cannabis tem afinidade com à poda aérea. Independentemente do estilo de cultivo.

Os vasos air pots ao serem incorporados nas operações de cultivo, evitam que as plantas fiquem muito enraizadas, sendo possível realizar a poda.

Veja aqui os melhores Vasos para sua plantação indoor!!!

Poda e a rotina de cultivo

Algumas podas devem ser feitas de forma rotineira, visando o fortalecimento da planta do inicio ao fim do cultivo. As podas de rotina são:

·         Podas de manutenção e tratamento

São as podas que servem para retirar folhas velhas, secas ou doentes, os galhos indesejáveis. Ou então com má formação, buds contaminados por parasitas e inutilizados para o consumo.

Esse tipo de poda pode ocorrer em todas as fases de desenvolvimento da planta e devem ser feitas regularmente.

Assim evita contaminações e, ao cortar folhas grandes e velhas consegue abrir mais espaço para a entrada de luz nas partes internas.

·         Podas de acabamento

Realiza-se esta poda no final do cultivo, antes, durante e depois da colheita. Algumas pessoas a conhecem como “manicure”.

A ideia é retirar todas as folhas, grandes e pequenas, onde se deixam só as flores e folhas muito coladas às mesmas.

Com estas folhas, que são bem resinadas, é possível fazer extrações e aproveitar toda a resina que está nelas.

Aprenda montar seu Growroom agora mesmo!!!

Amarrações

A amarração é uma técnica que também visa economia de espaço, mas sem redução de buds. Assim você conseguirá um rendimento maior em um espaço menor.

Inicialmente a amarração começa pelo caule, amarrando ao lado oposto de onde será puxado o topo. Assim ela terá estabilidade e conseguirá equilibrar as forças evitando que a planta acabe se rachando ou ainda apresente o caule quebrado.

A avaliação do caule fica por sua conta. Ou seja, caso você perceba que o caule está bem fixo, pode fazer uma amarra onde achar necessário.

Além disso, não esqueça que através das amarras você determinará a direção que o caule seguirá ao crescer.

Guia para Secar e Curar Buds de Cannabis

Amarração e poda podem ser feitas juntas?

Pessoas mais experientes conseguem fazer as duas técnicas juntas.

Vamos vincular as técnicas agora. No período vegetativo, corta-se o topo da planta, estimulando todo o seu crescimento e não somente verticalmente.

Conforme os meses vão passando, ela vai retomar o crescimento vertical, e você poderá controlar esse crescimento através dos tipos de amarras.

A técnica de amarras possui um custo pequeno. Além disso, normalmente ela possui resultados muito positivos. Uma técnica que oferece ao grow um bom retorno da safra.

Vale lembrar que não são todas as espécies de cannabis que se adaptam a essas técnicas. E quando se usa ela pode haver rejeição impactando no crescimento, comprometendo a planta.

Em algumas situações você precisará deixar a planta se desenvolver no seu próprio tempo, cultivar não é difícil só que demanda dedicação e atenção com suas plantas.

Quem cultiva deve estar muito atenta aos sinais da planta, sempre respeitando os limites da planta. Somente através do cultivo você adquire essa experiência para identificar quais se adaptam ou então quais espécies não conseguem se adaptar.

Então aproveite essas dicas a fim de melhorar seu rendimento e aproveitamento do espaço do seu grow. Bons cultivos!!!!

O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.