Como Cultivar Lúpulo em Casa

Conhecendo um pouco sobre lúpulo

O lúpulo era utilizado por antigos cervejeiros como um conservante natural da cerveja. A partir dessa técnica de conservação, surgiu um novo estilo cerveja, a Índia Pale Ale. Na virada do século XVIII, os cervejeiros britânicos começaram a adicionar muito lúpulo (a fim de preservar a bebida durante a longa viagem) aos barris que eram enviados a Índia. Ao final da viagem, a cerveja acabava adquirindo uma forte intensidade de sabor e aroma do lúpulo.

A função do lúpulo é conservar e também como condimento adicionando aroma, sabor e amargor na cerveja. Ele também tem papel importante na estabilização e qualidade da espuma.

Nas flores do lúpulo são encontradas glândulas de lupulina que liberam resinas e óleos. As resinas são chamadas de ácidos alfa, que são responsáveis pelo amargor na cerveja, o amargor irá equilibrar o dulçor do malte tornando a cerveja equilibrada.

A escolha do lúpulo utilizado irá influenciar no amargor e aroma desejado na cerveja. O lúpulo é utilizado como um conservante natural na bebida. Sua flor vem da família da Cannabaceae. E apesar do lúpulo vir de uma espécie única chamada Humulus lupulus, encontramos uma grande diversidade de variedades de lúpulos.

Produção de cerveja caseira

Com o aumento crescente de produção de cerveja artesanal a busca por insumos de qualidade também aumenta.

A compra de insumos está muito fácil para quem gosta/trabalha com homebrew, mas que tal fazer sua cerveja utilizando um ingrediente que você mesmo cultivou?

Cultivar seu próprio lúpulo é uma forma gratificante e surpreendente fácil de tornar sua bebida exclusiva.

Interessado em cultivar seu próprio lúpulo? Comece a planejar agora e aprenda como cultivar lúpulo em casa com esse passo a passo.

Como cultivar lúpulo em casa?

1 – Comprando os rizomas

Pense a frente. Pesquise sites que vendam o rizoma (o lúpulo é cultivado a partir de outra planta de lúpulo, os chamados rizomas), outro detalhe muito importante é verificar a época em que você pretende cultiva-lo devido ao clima da região (caso plante em áreas abertas).

Foto Reprodução: http://www.algarveconvention.com/design-classic-hop-trellis-for-your-home/

Caso o clima não seja favorável para o plantio, ao receber o rizoma, você deve envolve-lo em um papel toalha e o mantenha conservado em local apropriado, de preferência na geladeira.

É indicado realizar o plantio no final da primavera.

2- Plantando os rizomas

Após adquirir os rizomas, você deve preparar o local de plantio. Inicie a preparação do solo. Escolha um local voltado que receba bastante luz solar durante o dia em torno de 6 a 8 horas, um ambiente com um bom espaço (em torno de 8m2) já que o lúpulo é uma trepadeira, terreno com um pouco de elevação pois o solo precisa ter uma boa drenagem.

Coloque os rizomas (mesma variedade) a cerca de 1 metro de distância e mantenha variedades diferentes pelo menos 2 metros um do outro. Com a terra bem solta enterre cada rizoma com cerca de 15–30 cm de profundidade e com a raiz para baixo.

Faça a adubagem como de costume. Utilize fertilizantes orgânicos.

3- Rega do lúpulo

O objetivo é fornecer água suficiente para ajudar a planta a estabelecer suas raízes, os rizomas podem ser regados todos os dias mas sem encharcar para que as raízes não apodreçam.

Uma vez que a planta ultrapasse a superfície do solo (2 a 4 semanas após o plantio), a evolução começará acontecer de maneira muito rápida – não é incomum que as plantas cresçam até 30cm por dia no auge do verão!

4- Apoie os lúpulos enquanto crescem

O lúpulo cresce preferencialmente na vertical. Os métodos de suporte variam entre “varais” resistentes a sistemas de treliças sofisticados, escolha o que melhor se encaixa para você.

Foto Reprodução: http://www.algarveconvention.com/design-classic-hop-trellis-for-your-home/

Apenas certifique-se de que o apoio seja forte suficiente para manter a planta adulta e pesada na posição correta. Alguns produtores em fazendas comerciais de lúpulo possuem treliças de até 6 metros de altura.

5- Colheita do lúpulo caseiro

No final do verão final de Março ou início de Abril, os cones vão clarear, exalando aroma e com um pó amarelado (lupulinas), essas são as dicas que está na hora de colher.

Corte a parte superior a treliça em que a planta subiu e realize a colheita normalmente. Após colher você deve usar o lúpulo imediatamente no máximo 24 horas ou seca-los para uso futuro.

Após a colheita, corte o caule com uma altura de 30cm, cubra a raíz com uma camada de 3cm de espessura com grama seca ou serragem para que o rizoma fique protegido durante o inverno e espere a próxima colheita.

Via: Lúpulo Gaúcho

6- Secando o lúpulo

Um desidratador de alimento pode facilitar o trabalho, mas caso não tenha existem outras formas de seca-los. Você pode armazenamos em um ambiente quente fora do alcance do sol, mas quente o suficiente para estimular a rápida desidratação.

Também pode deixa-los em cestas de secagem com um ventilador jogando vento de baixo para cima. Veja no vídeo abaixo como realizar o processo de secagem e armazenamento.

Via: Lúpulo Gaúcho

7- Armazene sues lúpulos caseiros secos

Guarde-os em embalagens a vácuo para evitar a oxidação e preservar o frescor. Lúpulos bem armazenados devem permanecer bons por pelo menos um ano.

Foto Reprodução: https://www.charlestoncitypaper.com/charleston/hops-growers-persevere-in-the-lowcountrys-subtropical-climate/Content?oid=3655581

Fonte: Beer and Brewing

Agora que você viu como não é tão difícil como pensava plantar seu próprio lúpulo, vamos cultivar? E se você quer saber mais sobre conteúdos relacionados a produção de cerveja acesse: https://www.prazeresdacasa.com.br/brew/

O Jardineiro

Share
Published by
O Jardineiro

Recent Posts

Vai começar cultivar? Veja dicas preciosas no nosso guia de cultivo…

Está pensando em começar a cultivar? São sempre muitas as dúvidas... Por esta razão nós…

3 anos ago

Dicas incríveis de Black Friday

Fala galeraaaaaa!!! Tá chegando a grande hora! Confira as queimas de estoque que agente preparou…

3 anos ago

Quão bom são as luzes de LED para cultivar cannabis?

Ao longo da última década, a iluminação LED ganhou um pouco de popularidade entre os…

3 anos ago

Tricomas: Você sabe o que são?

Você ainda está tentando entender toda essa conversa sobre tricomas da cannabis? O que são?…

3 anos ago

CULTIVO INDOOR – 8 DICAS QUE VOCÊ PRECISAR SABER ANTES DE COMEÇAR

c Em primeiro lugar, parabéns se você decidiu que não quer mais fazer parte da…

3 anos ago

BLOQUEIO DE NUTRIENTES – O QUE É, E COMO PREVINIR

Um dos problemas mais comuns que os jardineiros urbanos podem encontrar no seu cultivo indoor…

3 anos ago

This website uses cookies.